marketing digital

Landing page: O que é e como aumentar a taxa de conversão

Blog
Por Ecco
28 de abril de 2020 | 7 minutos

O que é landing page? Resumidamente, landing page é uma página de um site ou hotsite que tem como objetivo capturar informações dos visitantes através de um formulário em troca de uma oferta de conteúdo.

O objetivo de uma landing page é, primordialmente, gerar uma conversão. Neste artigo vamos falar um pouco mais do beabá das LP’s.

Vivemos há uns bons anos uma era em que conteúdo e geração de leads se tornaram práticas muito presentes nas estratégias de marketing de empresas B2B e B2C. Dessa forma, uma das principais ferramentas que possibilitam essas estratégias são as landing pages.

Mas afinal, landing page o que é?

“Landing”, do inglês, significa “aterrissagem”. E isso faz sentido, pois as landing pages são o “destino” do seu visitante que está em busca de algo. Elas representam o ponto de contato entre seu negócio e o consumidor. Em outras palavras, é aqui onde a mágica acontece.

Podemos considerar como uma landing page qualquer página que é formada por uma “oferta” e um formulário.

“Oferta” não quer dizer necessariamente uma promoção, mas sim algo que seu negócio está ofertando para os consumidores. Uma oferta pode ser um ebook, infográfico, catálogo de produtos, demonstração de produto, solicitação de consultoria, orçamento e vários outros.

Quando se trata de gerar leads, é mais comum que as ofertas estejam relacionadas ao fundo do funil de vendas.

Já quando se trata de inbound marketing, é um pouco diferente. Pois as landing pages são usadas para diferentes objetivos, desde a atração de novos leads, com ofertas de conteúdos como ebooks e infográficos, que vão avançando o lead pela jornada de compra, até chegar às landing pages relacionadas a produtos e orçamentos.

Então podemos, em resumo, afirmar que uma landing page é um chamariz para que um visitante inicie e mantenha um relacionamento próximo com o seu negócio, através de uma troca em que os dois lados saem ganhando. Ou seja, o usuário recebe uma oferta pela qual tem interesse e o seu negócio, em troca, recebe os dados daquele usuário.

Para que serve uma landing page?

Vamos considerar que seu site atrai as pessoas, seja porque elas têm interesse imediato em saber mais sobre os produtos ou serviços que você vende, porque você tem um blog interessante ou qualquer outro motivo.

Mas e aí? O que vem depois? As landing pages servem justamente para “dar um empurrãozinho” e estreitar essa relação.

Pensando em uma estratégia de marketing de conteúdo, o que fazer se várias pessoas leem o blog mas nenhuma delas deixa nenhum tipo de informação no (quase defasado) formulário de contato? Esse é o momento em que é preciso usar as landing pages para converter os visitantes.

O que é conversão e o que é lead?

“Conversão” é um termo comum no marketing digital, que significa transformar visitantes em leads. “Lead” é um termo tão comum quanto, que significa visitantes que deixaram informações em troca do que está sendo ofertado. Isso é uma pista (do inglês, “lead”) de que também estão possivelmente interessados pelo produto ou serviço da empresa que realizou a oferta.

Então, para sintetizar tudo:

O que é landing page? É uma página onde uma marca disponibiliza uma oferta em troca de dados do consumidor.

O que é oferta? Um conteúdo ou serviço disponibilizado na landing page.

O que é conversão? O ato de um visitante se cadastrar na landing page.

O que é lead? É o visitante que se cadastrou na landing page, informando os dados no formulário.

Como gerar leads

 

Exemplo de estrutura de uma landing page ofertando um conteúdo sobre as principais ferramentas de marketing digital.

Exemplo de estrutura de uma landing page da yard, com a oferta de um conteúdo sobre as principais ferramentas de marketing digital.

A importância de gerar leads através de uma landing page

Agora que você entendeu o que é landing page, já deve estar percebendo a importância dessa ferramenta. Reparou o quão valiosa é uma conversão?

Mas não para por aí, porque estamos em uma era onde os dados comandam o marketing digital (e a internet em geral). É o que chamamos de data driven marketing.

O data driven marketing, de forma resumida, é o uso de dados e informações para basear decisões e estratégias de marketing. 

O que é data driven marketing e como funciona?

Toda empresa que quer adquirir clientes pelos meios digitais, precisa conhecer, entender e aplicar o data driven.

O termo faz parecer algo extremamente tecnológico, mas fique tranquilo(a), pois o data driven está em pequenas ações do dia a dia, como manter o cadastro de clientes atualizados.

Portanto, uma das estratégias mais efetivas é o uso de landing pages para gerar e armazenar dados sobre potenciais consumidores. Esses dados podem ser usados para diversas outras estratégias posteriormente, como email marketing e anúncios no Google Ads e Facebook Ads.

Como fazer uma landing page de alta conversão?

Não existe a resposta perfeita para essa pergunta, mas nosso trabalho diário é criar e melhorar landing pages, então essa experiência já trouxe alguns aprendizados interessantes.

Primeiramente, uma landing page de alta conversão tem uma oferta boa. Se ninguém está interessado em acessar o conteúdo que você disponibilizou, reflita um pouco e se pergunte: a minha oferta realmente é boa? É difícil desapegar de algumas ideias, eu sei, mas em alguns casos é necessário.

Em segundo lugar, reavalie a redação e o design da sua landing page. Você não precisa ser nenhum expert em design, mas busque referências e siga as melhores práticas para o visual e para o texto. Uma landing page de alta conversão tem cores que fazem sentido e que destacam o formulário e CTA’s, além de ser formada por textos coerentes, que utilizam gatilhos mentais e um pouco de persuasão. O objetivo da página é mostrar que uma excelente oferta está disponível em troca dos dados do usuário, então capriche.

E em terceiro, mas muito importante: Onde você está divulgando suas landing pages?

Se você publica o link da LP organicamente no Facebook, ou compartilha em grupos do whatsapp, não crie muitas esperanças, pois pouquíssimas pessoas irão se interessar.

Você precisa enviar volume de tráfego qualificado para sua landing page e as estratégias mais eficazes são com uso de email marketing, links em um artigo de blog bem ranqueado no Google e estratégia de mídia paga em Google, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sim, você vai precisar investir dinheiro para que as pessoas acessem suas landing pages. Pensar o contrário, na maioria dos casos, é se iludir.

Lembre-se: uma taxa de conversão considerada boa é de 15%. Ou seja, para você ter 15 leads, precisa enviar 100 pessoas para sua landing page. Se ninguém acessá-la, ninguém vai converter.

 

Como gerar leads qualificados

 

Dito isso, a estrutura básica de uma landing page é
  • Cabeçalho com texto atrativo sobre a oferta;
  • Imagens e textos descritivos complementando as informações sobre a oferta;
  • Um formulário com perguntas personalizáveis (as imprescindíveis são “nome” e “email”, mas você pode adicionar outras perguntas que considerar interessantes).

Essa é a base, mas claro que uma landing page pode ser muito mais encorpada, com várias informações sobre a oferta e até mesmo uma prévia do conteúdo, pesquise referências!

Não esqueça o mobile

Quando falamos de internet hoje em dia, o mobile vem primeiro. Seja um site ou uma landing page, ela deve estar adaptada aos celulares e tablets. Garanto para você que a grande maioria do tráfego de suas landing pages serão mobile, então ela precisa estar adaptada. Faça testes no seu celular antes de publicar. Ela precisa proporcionar uma experiência positiva ao usuário.

Onde criar uma landing page?

Para criar as landing pages, existem diversas ferramentas. Pode ser até no Google Forms, no próprio Facebook Leads ou em uma ferramenta paga avançada. Nós utilizamos o RD Station, um dos maiores softwares para gestão de inbound marketing do mundo. Ele tem versões a partir de R$59 reais/mês e não é necessário ter experiência em programação para criar landing pages usando o RD.

Todas as landing pages da yard. são criadas com o RD Station, mas essa é apenas uma das funções do sistema.

Acesse este artigo e descubra todo o potencial do RD Station Marketing

Fazendo boas landing pages

O mais importante nas landing pages é deixá-las visualmente agradáveis e pensar com carinho nas perguntas do formulário (sem exagerar). E o principal: tenha uma oferta muito boa, que faça o usuário querer deixar os dados em troca do acesso à ele.

Tudo gira em torno de bons conteúdos.

Depois da conversão, dependendo de qual foi a oferta, prepare a sua equipe de vendas para atender os leads com agilidade. Importante: nem todos os leads devem ser abordados. Aí entra outras questões, como a qualificação de marketing e qualificação de vendas.

Outra situação, é em uma estratégia de inbound marketing. Aqui, depois da conversão, você pode executar automações de email, por exemplo, para avançar o lead no funil de vendas.

Se você quer ter landing pages e estratégias de geração de leads ordenadas por profissionais, clique aqui e converse com um especialista (e de quebra dá uma olhada na nossa landing page).

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso com cupom de desconto para o RD Summit 2024 Você pode também digitar o cupom – afilio-partner-yard... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais