Marketing digital para startups e empresas de tecnologia

Criar estratégias inteligentes de marketing digital para startups e empresas de tecnologia (SaaS) é extremamente necessário para enfrentar a competitividade atual do mercado.

É fato que o marketing digital é efetivo, rápido, gera engajamento e ajuda no posicionamento de qualquer empresa que sabe usá-lo de maneira eficaz.

E unir o marketing digital às forças inovadoras de startups e empresas de tecnologia significa obter resultados comerciais verdadeiros. Para entender como nós da agência yard., desenvolvemos estratégias de marketing digital para startups e empresas de tecnologia potencializando a geração de leads e vendas dos clientes, leia o artigo.

Importância do marketing digital para startups e empresas de tecnologia

Somente entre 2017 e 2018, o Brasil ganhou cerca de 10 milhões de novos usuários na internet. Os dados são do IBGE e destacam a rápida evolução de pessoas utilizando celulares, computadores e tablets para consumir informação e acessar páginas para saber sobre produtos e marcas que lhes agradam. É nítido que, cada vez mais, o marketing digital se torna importante. As agências especializadas ganham cada vez mais destaque e a yard., com uma equipe especialista, tem auxiliado startups e empresas de tecnologia para que otimizem seus recursos através de estratégias de mídia digital bem executadas.

Mas entenda, o trabalho vai além de garantir que startups e empresas de tecnologia tenham um bom site ou página no Facebook. Para desempenhar o marketing digital de resultado, a yard. desenvolve um planejamento estratégico focado em gerar oportunidades comerciais para serem abordadas pela equipe de vendas dos clientes.

Exemplo simplificado de relatório mensal da yard., considerando o número de oportunidades e o custo por oportunidade do mês.

Exemplo simplificado de relatório mensal da yard., considerando o número de oportunidades e o custo por oportunidade do mês.

O planejamento inicial do marketing digital para startups e empresas de tecnologia na yard. é baseado em dados colhidos no primeiro contato com a empresa de tecnologia. Algumas das informações solicitadas nestas reuniões são:

  • Solução/produto que resolve as dores do cliente;
  • Número de acessos do site e de leads gerados até o momento;
  • Se já contam com estratégias de produção de conteúdo.

Somente após este mapeamento da empresa o planejamento de marketing digital é desenhado.

Com mais pessoas conectadas, mais oportunidades as empresas de tecnologia têm para conquistarem clientes através de estratégias de marketing digital.

Com mais pessoas conectadas, mais oportunidades as empresas de tecnologia têm para conquistarem clientes através de estratégias de marketing digital.

Como é executado o marketing digital para startups e empresas de tecnologia

Como a equipe yard. visa obter resultados concretos para os clientes, o trabalho é desenvolvido com foco na geração de leads e oportunidades comerciais, base de toda a estratégia.

Lead é o potencial cliente de uma empresa ou marca que em algum momento demonstra interesse na empresa. Na prática, são usuários que acessam o site, pesquisam sobre as soluções, acessam um ebook produzido pela marca e deixam alguma forma de contato. Sem os leads, não existem oportunidades e por consequência, não existem vendas.  Os leads são gerados quando preenchem um formulário com parte de seus dados.

Funil de vendas do marketing digital:

No marketing digital os leads são pessoas que demonstram interesse por alguma oferta da sua empresa, seja o produto ou um conteúdo como ebook, infográfico ou webinar.

No marketing digital os leads são pessoas que demonstram interesse por alguma oferta da sua empresa, seja o produto ou um conteúdo como ebook, infográfico ou webinar.

Uma empresa de tecnologia ou startup que deseja conquistar mais clientes com a expectativa de crescer com segurança precisa gerar leads constantemente.

O lead gerado entra para um funil de nutrição para receber novos conteúdos e, em determinado momento (que é definido na estratégia da agência junto ao cliente) passa a ser considerado oportunidade comercial para ser abordado pela equipe de vendas.

Como organizar o departamento comercial de empresas de TI

“Muitas pessoas que começam a pesquisar sobre um determinado assunto, não estão prontas para comprar ainda. São pessoas que estão no chamado topo e meio de funil de vendas. Nestas etapas, dificilmente a pessoa vai comprar, já que ela ainda tem muitas dúvidas sobre a solução que uma empresa oferece”, explica o CEO da yard., Lucas Ribas.

No caso das lojas virtuais, onde o departamento de vendas nem sempre existe, é necessário analisar se a melhor alternativa é direcionar o potencial cliente para a página de compra ou dar acesso aos conteúdos de nutrição. E posteriormente fazer a oferta.

As estratégias de marketing digital para startups e empresas de tecnologia

Para atender os clientes direcionados pelo funil de nutrição das empresas, o marketing digital possui ferramentas que vão convencê-las pouco a pouco a realizar a compra.

Temos que lembrar que cada organização tem suas características e objetivos, por isso, as estratégias não são as mesmas. As principais ferramentas de marketing digital utilizadas são o e-mail marketing, anúncio em mídias sociais e Google, marketing de conteúdo, SEO e a junção disso tudo, o inbound marketing.

Para a yard., a melhor estratégia de marketing digital para startups e empresas de tecnologia é o inbound marketing. “Uma empresa de tecnologia normalmente oferece uma solução que resolve algum problema/dor de um grupo de pessoas. Ter sua marca presente quando a pessoa busca por essa solução é uma das estratégias. E a melhor forma de conseguir isso é estar bem posicionado no Google com conteúdos relevantes. Estamos falando de conteúdo, artigos, textos, e-books, vídeos, infográficos que auxiliam as pessoas para resolver um problema”, destaca Lucas.

O foco de trabalho de inbound marketing da yard. é gerar oportunidades comerciais e possibilitar que os clientes vendam mais. E sabemos que estamos no caminho certo porque os resultados das nossas estratégias de marketing digital para startups e empresas de tecnologia são confirmados pelos clientes.

Um case de sucesso da yard. é a Quiver. Sem a parceria da agência a empresa, reconhecida nacionalmente por criar softwares para corretoras de seguros, gerava em média 600 leads por mês. Depois de poucos meses do início do atendimento, a página da Quiver chegou a alcançar mais de 900 leads gerados em um único mês. Os dados variam mês a mês, mas demonstram uma clara evolução no posicionamento da Quiver no seu segmento. Além de gerar mais leads, eles são cada vez mais qualificados para se tornarem oportunidades comerciais.

Gostou do artigo? Saiba mais porque a yard. é uma agência de resultado e tem uma equipe pronta para trazer resultados comerciais efetivos para a sua empresa.

Fale com um especialista da yard.