Você sabia que o e-commerce brasileiro cresceu em 22,7% com faturamento de R$ 75 bi em 2019? E que esse número tende a aumentar muito em 2020? Neste artigo vamos acompanhar o que as maiores pesquisas do Brasil e do mundo estão falando e vamos entender como estar com um pé a frente da concorrência. Aprenda também como montar sua campanha de Black Friday.
Não demorou muito para criarem especulações sobre uma das maiores datas para o comércio brasileiro, a Black Friday. Ela se popularizou lá fora, no dia 27 de novembro e vem, a cada ano, conquistando mais fãs no Brasil. A Black Friday é, sem dúvidas, uma ótima oportunidade para você fazer dinheiro, principalmente no varejo online.
Felizmente ou não, nós também “abrasileiramos” esse evento. Mas se na gringa é um dia repleto de promoções, aqui no Brasil se tornou um evento “gourmetizado”, temos a Black Friday, a “Black Week” que ocorre por uma semana e também a “Black Month”, que são aquelas campanhas que duram um mês inteiro. Eu não me surpreenderia se existisse o “Black Year” por aqui também. 😂
Mas por que essa data está se tornando uma fonte inesgotável de vendas? Vamos ver algumas pesquisas que falam sobre a projeção do evento pós pandemia.
“Para o e-commerce, 64,5% dos pesquisados disseram ter adquirido algo via internet. O número significa uma alta na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 46,2% disseram ter aumentado o tempo dedicado nas compras online. Em junho de 2020 mais de 94% dos pesquisados disseram se conectar na internet todos os dias.” Nielsen Brasil
“Segundo pesquisas, as previsões da Black Friday para 2020, indicam a quebra de recorde do ano passado, a estimativa para o evento deste ano é de um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019” ABComm, Neotrust-Compre&Confie e Nielsen
Se caso os dados acima não lhe impressionaram, existem outras pesquisas que, inclusive, estão sendo metrificadas ou publicadas neste momento para todos verem. Para nós, profissionais de marketing, empresários e afins, resta interpretá-los para prever o mercado. Um belo “insight” gerado pelas pesquisas é o de que, definitivamente, a pandemia alavancou em anos o número de usuários na internet e isto é um grande sinal, afinal, as nossas campanhas precisam dar a devida atenção para esse público gigante, que está esperando grandes promoções.
É como se a avenida onde sua loja digital foi construída estivesse completamente lotada de pessoas transitando. Mas e aí, como você vai chamar a atenção delas?
Como qualquer tipo de varejo, tanto online como offline, o grande combustível da maioria de suas vendas é a promoção. Caso sua empresa não seja de varejo, não tem problema, podemos usar os mesmos fundamentos para vender qualquer coisa, seja cursos, serviços, sapatos ou até mesmo um cacho de banana.
A sua primeira preocupação deve ser com seus melhores chamarizes. A palavra “produtos” na lista a seguir, deve ser substituída por seus produtos ou serviços:
Com as devidas “iscas” selecionadas, a base da sua Black Friday está devidamente construída. Agora você estipula quantos dias essa promoção vai rolar, vale lembrar que no Brasil, as empresas geralmente optam pelo “Black Week” que prolonga a data para uma semana, até o dia final, 27 de novembro. Para finalizar sua promoção, pense em formas de atrair mais clientes, como por exemplo, oferecer frete grátis, brindes, parcelamentos, cupons ou até mesmo um saco de pipoquinha na saída da sua loja. 🍿
Com sua estratégia de promoções bem estruturada, você tem material para começar sua campanha. Peças como banners e popups são indispensáveis para manter os usuários do seu site informados. Seu site não tem tráfego? Invista em anúncios, as pessoas precisam saber que sua loja está com promoções. Talvez essa seja a hora de você contatar uma agência confiável para desenvolver ações matadoras para alcançar o seu público.
Somos agência parceira RD Station desde 2017, quando convertemos nosso primeiro cliente para o RD…
Se você comete estes 10 erros de marketing, certamente não está posicionando a sua marca…
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Leave a Comment