Em um mundo cada vez mais globalizado e exigente, o empreendedorismo para investir em tecnologias que podem antecipar e evitar infortúnios corriqueiros é necessário para companhias de todos os portes, que buscam o mínimo de estabilidade no mercado em que atuam. A videoconferência está entre as principais tendências que têm ganhado força, mostrando crescimento.
A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” faz todo o sentido no ambiente corporativo, uma vez que a chamada em vídeo é muito mais eficaz do que a telefônica em diversas situações. Além disso, com o fácil acesso à tecnologia, empresas de diferentes setores e portes começaram a investir mais em ambientes para teleconferências, onde também podem ser realizados treinamentos, reuniões, workshops, demonstrações e palestras, tudo de um jeito prático e econômico.
Montar uma sala de videoconferência é uma solução que possibilita a redução de gastos com viagens e hospedagens, além de dar maior flexibilidade para que a companhia resolva as questões necessárias com agilidade, sem abrir mão de uma estrutura profissional. Mas para que ela exista na arquitetura corporativa, é imprescindível estar atento a alguns fatores.
1 – Iluminação
O uso de monitores e equipamentos requer cuidados especiais com a iluminação. Para montar uma sala de videoconferência eficiente, é preciso que todos consigam ver as projeções sem dificuldade. Nesse sentido, janelas e lâmpadas devem ser orientadas para que a luz não ofusque, nem que haja outro tipo de conflito à visão. Por isso, um bom projeto luminotécnico faz muita diferença. Recursos como os dimers, que permitem regular a luminosidade, são bem-vindos, assim como cortinas e persianas.
2 – Acústica
A acústica dentro da sala de videoconferência é um fator decisivo. Sem um tratamento adequado, a sonorização é prejudicada, o som pode “vazar” para outros ambientes e informações sigilosas podem ser espalhadas. Portanto, é necessário garantir um sistema de isolamento acústico adequado, desenvolvido com materiais de boa procedência e aplicações inteligentes. Parece óbvio, mas você deve montar uma sala de videoconferência em que apenas quem está dentro dela participe das reuniões.
3 – Disposição dos móveis
A disposição das peças do mobiliário no ambiente pode facilitar ou complicar a experiência dos ocupantes. Por isso, é importante que elas sejam devidamente orientadas de acordo com as dimensões do espaço e os equipamentos a serem empregados. Todos os participantes devem ter visão livre para as telas, assim como acesso aos itens que possam ser requisitados durante as apresentações.
4 – Equipamentos
Ao escolher os equipamentos para montar uma sala de videoconferência, você tem de levar em conta desde as marcas dos produtos, funcionalidades e recursos, até sua adequação às necessidades da empresa e do espaço onde serão instalados. Computadores, projetores, TVs, microfones e câmeras são os itens mais comuns.
Quer mais dicas para montar uma sala de videoconferência? Mande um email e eu te ajudo! contato@arquitetura.me
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Você conhece todas as fontes dos stories do Instagram? Estava pesquisando sobre as fontes e…
No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o…
Leave a Comment