Pop-ups são chatos? Quando usados de forma errada, sim.
Mas eles são importantes? Muito! Os pop-up’s são excelentes para o seu negócio gerar mais leads e vendas a longo prazo. Dá uma olhada nessas dicas.
O pop-up é uma janela que abre automaticamente no navegador após uma ação do usuário. Essa ação pode ser o clique em alguma região da página, intenção de saída (quando o usuário demonstra que vai fechar a página), ou até mesmo pelo gatilho de tempo, ou seja, o pop-up aparece depois de X segundos durante a navegação de uma página.
Eu aposto que você já viu muitos pop-ups por aí, inclusive aqui mesmo no site da yard. Mas eles são bem comuns também em outros blogs, sites de empresa, sites de download, entre outros.
E o principal objetivo de um pop-up é direcionar o usuário para alguma ação específica. Toda a estrutura do pop-up deve ser voltada para convencer o usuário a realizar uma ação. Por isso eles são compostos por uma frase de destaque, uma oferta de conteúdo e um CTA (geralmente é um botão). E é importante que o popup ofereça apenas um tipo de conteúdo, para não perder o foco.
Por isso, o pop-up é uma ferramenta bastante estratégica e não deve ser publicada de qualquer jeito, é preciso pensar antes de criar um. Afinal, quando criados da maneira correta, eles ajudam muito a potencializar a geração de leads e avançar o consumidor na jornada de compra.
O formato mais “clássico” é aquele que ocupa parte do espaço da sua tela e você não consegue continuar navegando no site a não ser que feche. Mas existem outros, como por exemplo o pop-up lateral que é uma espécie de banner e que não te impede de continuar navegando, fica apenas ocupando um espaço reduzido na sua tela, geralmente nos cantos inferiores.
Outro tipo de pop-up que vem se tornando cada vez mais comum, é o de botões de contato. Por exemplo, o botão de contato de whatsapp que você está vendo na parte inferior aqui do site da yard. Este é um pop-up muito mais discreto e, acredite, é muito efetivo.
Sim, principalmente porque muitos causam uma experiência ruim para o usuário. Mas é possível evitar isso e ser menos chato. Uma das formas de fazer isso é diminuir a frequência com que o pop-up aparece.
Sempre que um visitante visualiza um pop-up criado pela sua empresa, ele recebe um cookie. A partir desse cookie, você pode deixar o pop-up configurado para não aparecer repetidas vezes para esse mesmo usuário.
Mas o mais importante para um pop-up ser menos chato, é pensar em sua utilidade. Crie pop-ups que irão ajudar o usuário de alguma forma, sempre crie uma “oferta” bacana para que o usuário se interesse logo de cara ao ver aquela chamada.
E por fim, os pop-ups podem ser chatos sim, mas ajudam a vender. Então você não acha que vale ser um pouquinho chato, mas conseguir vendas a mais em troca?
Vou reforçar: Ofereça o pop-up certo na tela certa. Tudo depende de qual página será usada para publicar o pop-up e qual será a oferta dele. Este é o segredo para fazer a ferramenta funcionar. Veja um exemplo básico de estruturação de pop-ups que você pode usar (e aprimorar):
E para finalizar, é claro que vou indicar algumas ferramentas que nós já testamos e aprovamos! Se você quer criar pop-ups grátis, use o Sumo List Builder ou Hellobar. E se você usa o RD Station, aproveite, pois a ferramenta oferece diversos modelos de pop-up também.
Somos agência parceira RD Station desde 2017, quando convertemos nosso primeiro cliente para o RD…
Se você comete estes 10 erros de marketing, certamente não está posicionando a sua marca…
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Leave a Comment