marketing digital

Como gerar leads usando pop-up’s

Blog
Por Ecco
22 de julho de 2020 | 5 minutos

Pop-ups são chatos? Quando usados de forma errada, sim.

Mas eles são importantes? Muito! Os pop-up’s são excelentes para o seu negócio gerar mais leads e vendas a longo prazo. Dá uma olhada nessas dicas.

O que é pop-up e para que ele serve?

O pop-up é uma janela que abre automaticamente no navegador após uma ação do usuário. Essa ação pode ser o clique em alguma região da página, intenção de saída (quando o usuário demonstra que vai fechar a página), ou até mesmo pelo gatilho de tempo, ou seja, o pop-up aparece depois de X segundos durante a navegação de uma página.

Eu aposto que você já viu muitos pop-ups por aí, inclusive aqui mesmo no site da yard. Mas eles são bem comuns também em outros blogs, sites de empresa, sites de download, entre outros.

E o principal objetivo de um pop-up é direcionar o usuário para alguma ação específica. Toda a estrutura do pop-up deve ser voltada para convencer o usuário a realizar uma ação. Por isso eles são compostos por uma frase de destaque, uma oferta de conteúdo e um CTA (geralmente é um botão). E é importante que o popup ofereça apenas um tipo de conteúdo, para não perder o foco.

Por isso, o pop-up é uma ferramenta bastante estratégica e não deve ser publicada de qualquer jeito, é preciso pensar antes de criar um. Afinal, quando criados da maneira correta, eles ajudam muito a potencializar a geração de leads e avançar o consumidor na jornada de compra.

Quais são os principais formatos de pop-up?

O formato mais “clássico” é aquele que ocupa parte do espaço da sua tela e você não consegue continuar navegando no site a não ser que feche. Mas existem outros, como por exemplo o pop-up lateral que é uma espécie de banner e que não te impede de continuar navegando, fica apenas ocupando um espaço reduzido na sua tela, geralmente nos cantos inferiores.

Outro tipo de pop-up que vem se tornando cada vez mais comum, é o de botões de contato. Por exemplo, o botão de contato de whatsapp que você está vendo na parte inferior aqui do site da yard. Este é um pop-up muito mais discreto e, acredite, é muito efetivo.

Estes são os dados de um pop-up para geração de leads de um de nossos clientes. Observe que a taxa de conversão não é tão alta, porém, foram leads gerados sem custo algum.

Mas muita gente odeia pop-up, certo?

Sim, principalmente porque muitos causam uma experiência ruim para o usuário. Mas é possível evitar isso e ser menos chato. Uma das formas de fazer isso é diminuir a frequência com que o pop-up aparece.

Sempre que um visitante visualiza um pop-up criado pela sua empresa, ele recebe um cookie. A partir desse cookie, você pode deixar o pop-up configurado para não aparecer repetidas vezes para esse mesmo usuário.

Mas o mais importante para um pop-up ser menos chato, é pensar em sua utilidade. Crie pop-ups que irão ajudar o usuário de alguma forma, sempre crie uma “oferta” bacana para que o usuário se interesse logo de cara ao ver aquela chamada.

E por fim, os pop-ups podem ser chatos sim, mas ajudam a vender. Então você não acha que vale ser um pouquinho chato, mas conseguir vendas a mais em troca?

Dicas finais

Vou reforçar: Ofereça o pop-up certo na tela certa. Tudo depende de qual página será usada para publicar o pop-up e qual será a oferta dele. Este é o segredo para fazer a ferramenta funcionar. Veja um exemplo básico de estruturação de pop-ups que você pode usar (e aprimorar):

  • Nas páginas de blog> Ofereça um pop-up de assinatura de newsletter ou de download de conteúdos ricos;
  • Nas páginas de produto/serviço > Publique um pop-up de chamada para orçamento ou cupom de desconto, se for o caso;
  • Dá para criar um pop-up para aparecer no site todo? Sim, neste caso recomendo que utilize uma ferramenta de contato, como o botão whatsapp, por exemplo.

E para finalizar, é claro que vou indicar algumas ferramentas que nós já testamos e aprovamos! Se você quer criar pop-ups grátis, use o Sumo List Builder ou Hellobar. E se você usa o RD Station, aproveite, pois a ferramenta oferece diversos modelos de pop-up também.

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais