Neste artigo vou explicar o que é lead, como gerar leads, a importância dos leads no marketing digital e muito mais. Acompanhe!
Ter um site com muitos visitantes não é uma representação de sucesso no marketing digital. Já que de nada adianta o site da sua empresa ter muitas visitas diárias, se esses usuários não estão convertendo, ou seja, não estão gerando leads.
Isso não só afeta o desempenho da sua estratégia de marketing digital, mas também prejudica as suas vendas. Você tem vários visitantes no site da sua empresa, mas não sabe quem eles são e qual é o real interesse deles na sua marca? Então veja a seguir, algumas dicas sobre como gerar leads no site da sua empresa.
Antes de avançar na discussão sobre como gerar leads, vou esclarecer o que é lead.
Pode ser que o termo “lead” ainda não esteja claro para você. Aqui vai uma breve definição: lead é considerado um cliente em potencial. Em outras palavras, é um visitante que demonstrou interesse em uma oferta da sua empresa, seja essa oferta um conteúdo educativo, newsletter ou um produto.
Basicamente, o usuário disponibiliza seus dados pessoais, preenchendo formulários com o seu nome, email, telefone e diversas outras informações em troca dessa oferta específica.
Após o visitante se tornar um lead, ele deve ser nutrido pela empresa através de ofertas e conteúdos que sigam um planejamento de acordo com a jornada de compra do consumidor e estágio do funil de vendas em que o lead se encontra, para chegar até o objetivo principal: concretizar uma venda.
Sim! Se você, ao receber o contato de um interessado na sua empresa, coletou dados sobre essa pessoa, deve considerá-la um lead e incluí-la na sua base de leads, desde que esse contato tenha informado qual é seu endereço de email. O endereço de email é a informação vital de um lead.
Não necessariamente! Uma estratégia de Inbound vai muito além de apenas conversões de visitantes em leads. A conversão é apenas uma das etapas do Inbound Marketing. Se você quer conhecer como a metodologia funciona por completo, recomendo que leia este artigo aqui.
Existem várias técnicas e ferramentas que ajudam a otimizar um site para gerar leads, algumas delas são fáceis de aplicar mesmo por quem não tem tanto conhecimento técnico. Outras, são mais trabalhosas e exigem mais esforços, nesse caso, é recomendável que você entre em contato com uma agência especializada.
Apostar em um bom conteúdo escrito no blog do seu site é uma excelente maneira de gerar leads. Se você já criou suas buyer personas, provavelmente deve ter identificado quais são os principais desafios que seu público encontra no decorrer da jornada de compra.
Entendendo e processando essas informações de forma adequada, você conseguirá encontrar temas para produzir conteúdos relevantes para essas pessoas, fazendo com que elas se interessem cada vez mais por esses conteúdos e passem a enxergar a sua marca como uma referência e, ao encontrarem ofertas de conteúdos ricos (conteúdos geralmente mais elaborados, que são liberados ao visitante em troca de alguma informação sobre ele, transformando-o em um lead), irão se sentir tentados a acessá-los, gerando a conversão.
Como complemento do blog, temos as ofertas de conteúdo rico, que surgem em seguida e podem ser criadas através de landing pages.
Como gerar leads qualificados com ofertas de conteúdo em seu site
As landing pages (páginas de captura), assim como os formulários, são páginas criadas para captar as informações do seu lead, oferecendo os conteúdos ricos que citei no tópico anterior. Inclusive, você mesmo irá estabelecer nas landing pages, quais informações são importantes para solicitar ao seu lead em troca da oferta.
Existem ferramentas específicas para a criação de landing pages, você pode usar uma dessas, por exemplo:
– RD Station: Desde o nascimento, a yard. utiliza a plataforma da Resultados Digitais para a geração de leads e todo o trabalho de Inbound Marketing de todos os clientes. Isso porque o RD Station é uma plataforma que reúne inúmeras funções, que vão além da conversão de visitantes em leads. Outras principais funções são a automação de e-mails, análise de resultados, disparo de emails marketing, criação de popup’s em sites e diversas outras.
RD Station Marketing vale a pena?
– Anúncios de leads do Facebook: Essa é uma ferramenta relativamente nova que o Facebook disponibilizou como uma nova forma de fazer anúncios dentro da plataforma. Ao invés de criar os tradicionais anúncios para gerar curtidas ou visitas no site, você pode criar formulários que irão captar informações dos usuários da rede social. A ferramenta não tem um custo fixo, o investimento depende de você e, quanto maior for a verba, maior será o resultado, obviamente.
CRO são técnicas voltadas para otimizar a conversão de usuários dentro de um site. Dentro desse método, vale destacar:
Basicamente, trata-se de criar duas versões diferentes de uma mesma página, alterando apenas alguns elementos chaves dentro de cada uma das páginas para entender quais geram melhor resultado em conversões. Posições dos CTA’s (botões de chamadas para ação), imagens, textos e títulos utilizados são exemplos de elementos que podem ser alterados e comparados em um teste A/B.
Uma maneira que contribui no aumento da taxa de conversão de visitantes é a otimização de posts do seu blog. Um bom exemplo disso é a técnica de copywriting, quando o autor faz uso de palavras adequadas e persuasivas, que irão levar o usuário a tomar uma ação após ler o texto, seja ela de converter em uma landing page ou até mesmo realizar uma compra. Copywriting é escrever bem, persuasivamente e pensando em como gerar leads.
Mas apenas aplicar o copywriting não será suficiente se o post não estiver otimizado com chamadas para a conversão. Portanto, é imprescindível que CTA’s, banners e popup’s estejam estrategicamente incorporados nos posts. Mas cuidado com os exageros para não poluir demais e prejudicar a navegação do usuário.
O quão bom seu site é? A navegação é fácil? A disposição das informações está boa? As páginas carregam rapidamente? Tudo isso pode influenciar a geração de leads no seu site. Ao navegar em páginas que tenham fluidez e um bom design, o visitante se sente muito mais confortável e tem mais confiança em realizar uma conversão. A experiência do usuário deve ser positiva no site da sua marca.
Agora que você já sabe o que é lead e como gerá-lo, acesse mais dicas de marketing digital no ebook produzido pela yard.
Baixe nosso ebook e conheça novas formas de potencializar o marketing da sua empresa na internet.
Somos agência parceira RD Station desde 2017, quando convertemos nosso primeiro cliente para o RD…
Se você comete estes 10 erros de marketing, certamente não está posicionando a sua marca…
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
View Comments