O novo fator de rankeamento do Google

A Google anunciou novas métricas e mudanças que visam melhorar a experiência dos internautas navegando nos resultados de seu motor de busca, a empresa ressalta, “de que adianta ter um conteúdo excepcional se seus usuários não conseguem prestigiá-lo com conforto?”. Conheça o novo conjunto de métricas, os Core Web Vitals, que prometem melhorar a usabilidade e experiência dos sites em geral.


Um dos principais motes da Google é exibir resultados de qualidade para proporcionar a melhor experiência de seu usuário. Para isso a Google exige que o conteúdo buscado deverá ser autêntico, bem estruturado e de fácil leitura (obviamente, entre outras centenas de métricas que conhecemos e outros milhares de palpites).

A Google sempre nos apresentou grande afinidade com as experiências de um site, para isso, suas métricas encaminhavam os desenvolvedores e profissionais de SEO a, obrigatoriamente, atenuarem seus sites a um padrão mínimo de qualidade. Mas uma grande atualização para 2021 está prevendo melhorar ainda mais a experiência do usuário, reduzindo barreiras e problemas chatos nos sites (como popup’s indesejáveis, layouts desorganizados etc…), que podem prejudicar o conforto de uma navegação.

 

Um bom exemplo de uma situação estressante é quando um popup surge no topo da seção e faz você concluir a ação errada. Fonte Google Webmasters.

A atualização que era prevista para esse ano, foi prorrogada para 2021, devido à concentração de forças que a empresa está voltando à pandemia. Mas fique tranquilo, a Google destaca que, pelo menos 6 meses antes da implementação da atualização, ela avisará o público em seu blog oficial.

Core Web Vitals

Os Web Core Vitals são conjuntos de métricas que estão relacionadas à experiência de uma página, entre as variáveis anunciadas em seu artigo oficial, os destaques são: velocidade, capacidade de resposta e a estabilidade visual. Esse conjunto é a peça chave que incorpora as mudanças na busca que a Google futuramente anunciará. Saiba os detalhes de cada uma dessas métricas em nosso podcast no final do artigo.

Fonte Blog Chromium da Google.

Eu já posso aderir a esse novo fator de rankeamento do Google em meu site?

Não só pode, como já deveria. Que tal começar trabalhando com as principais variantes, um site mobile friendly e rápido?

Mobile Friendly: Ficou nítido para nós que a Google dará mais atenção para as versões mobile dos sites, tenha cuidado em proporcionar um conteúdo e experiência sensacional no computador e não espelhar essa mesma experiência na versão mobile, seu site precisa ser mobile friendly, ou seja, ele se adapta bem nas telas dos smartphones.

Velocidade: Sites rápidos são recomendados pelo algoritmo do Google, principalmente por serem acessíveis em conexões de internet de baixa velocidade e, claro, pela usabilidade em geral.

Caso você não possa ou não queira esquentar a cabeça com esse amontoado de mudanças, é indicado que contrate uma agência ou profissional para te ajudar. Com essas mudanças contínuas no algoritmo do motor de busca e o novo fator de ranqueamento previsto, é muito importante estar sempre atualizado, uma boa agência ou profissional de SEO pode te ajudar na otimização do seu site como, por exemplo, usando técnicas de UX (Experiência de Usuário), que são voltadas em melhorar o fluxo de toda a experiência do seu site.

A agência yard. faz esse trabalho, que tal aquela consultoria caprichada?

Alisson

Leave a Comment
Share
Published by
Alisson

Agência parceira RD Station: yard. tem selo Platinum

Somos agência parceira RD Station desde 2017, quando convertemos nosso primeiro cliente para o RD…

5 dias ago

10 erros de marketing que prejudicam suas vendas

Se você comete estes 10 erros de marketing, certamente não está posicionando a sua marca…

5 dias ago

RD Summit 2024 – Cupom de desconto

Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…

3 semanas ago