marketing digital

O novo fator de rankeamento do Google

Blog
Por Alisson
26 de agosto de 2020 | 4 minutos

A Google anunciou novas métricas e mudanças que visam melhorar a experiência dos internautas navegando nos resultados de seu motor de busca, a empresa ressalta, “de que adianta ter um conteúdo excepcional se seus usuários não conseguem prestigiá-lo com conforto?”. Conheça o novo conjunto de métricas, os Core Web Vitals, que prometem melhorar a usabilidade e experiência dos sites em geral.


Um dos principais motes da Google é exibir resultados de qualidade para proporcionar a melhor experiência de seu usuário. Para isso a Google exige que o conteúdo buscado deverá ser autêntico, bem estruturado e de fácil leitura (obviamente, entre outras centenas de métricas que conhecemos e outros milhares de palpites).

A Google sempre nos apresentou grande afinidade com as experiências de um site, para isso, suas métricas encaminhavam os desenvolvedores e profissionais de SEO a, obrigatoriamente, atenuarem seus sites a um padrão mínimo de qualidade. Mas uma grande atualização para 2021 está prevendo melhorar ainda mais a experiência do usuário, reduzindo barreiras e problemas chatos nos sites (como popup’s indesejáveis, layouts desorganizados etc…), que podem prejudicar o conforto de uma navegação.

 

Um bom exemplo de uma situação estressante é quando um popup surge no topo da seção e faz você concluir a ação errada. Fonte Google Webmasters.

A atualização que era prevista para esse ano, foi prorrogada para 2021, devido à concentração de forças que a empresa está voltando à pandemia. Mas fique tranquilo, a Google destaca que, pelo menos 6 meses antes da implementação da atualização, ela avisará o público em seu blog oficial.

Core Web Vitals

Os Web Core Vitals são conjuntos de métricas que estão relacionadas à experiência de uma página, entre as variáveis anunciadas em seu artigo oficial, os destaques são: velocidade, capacidade de resposta e a estabilidade visual. Esse conjunto é a peça chave que incorpora as mudanças na busca que a Google futuramente anunciará. Saiba os detalhes de cada uma dessas métricas em nosso podcast no final do artigo.

Fonte Blog Chromium da Google.

Eu já posso aderir a esse novo fator de rankeamento do Google em meu site?

Não só pode, como já deveria. Que tal começar trabalhando com as principais variantes, um site mobile friendly e rápido?

Mobile Friendly: Ficou nítido para nós que a Google dará mais atenção para as versões mobile dos sites, tenha cuidado em proporcionar um conteúdo e experiência sensacional no computador e não espelhar essa mesma experiência na versão mobile, seu site precisa ser mobile friendly, ou seja, ele se adapta bem nas telas dos smartphones.

Velocidade: Sites rápidos são recomendados pelo algoritmo do Google, principalmente por serem acessíveis em conexões de internet de baixa velocidade e, claro, pela usabilidade em geral.

Caso você não possa ou não queira esquentar a cabeça com esse amontoado de mudanças, é indicado que contrate uma agência ou profissional para te ajudar. Com essas mudanças contínuas no algoritmo do motor de busca e o novo fator de ranqueamento previsto, é muito importante estar sempre atualizado, uma boa agência ou profissional de SEO pode te ajudar na otimização do seu site como, por exemplo, usando técnicas de UX (Experiência de Usuário), que são voltadas em melhorar o fluxo de toda a experiência do seu site.

A agência yard. faz esse trabalho, que tal aquela consultoria caprichada?

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso com cupom de desconto para o RD Summit 2024 Você pode também digitar o cupom – afilio-partner-yard... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
desenvolvimento de sites

Otimização de sites: Como o SEO pode te ajudar a conseguir resultados

Autor Matheus 6 minutos
Você já deve ter ouvido falar sobre otimização de sites e a sua importância para melhorar o tráfego orgânico em seu site. De fato, essa estratégia pode ter grande impacto no seu negócio, desde melhorar a autoridade do seu site ou negócio perante ao Google ou outra ferramenta de busca,... Leia Mais