É muito interessante analisar as atitudes das maiores redes sociais do mundo para se manterem no topo, por isso, hoje vamos falar de algumas mudanças no layout do Instagram que impactaram diretamente em sua receita.
Podemos dizer que se não foram os principais motivos, ajudaram muito a rede social estar entre as maiores até hoje, e não ser desbancada pelos concorrentes durante sua história. O Instagram já teve dezenas/centenas de melhorias e atualizações em seu layout, separei algumas alterações que podemos especular com mais asserção o seu real objetivo e resultado.
Em 2016 houve uma explosão de usuários no Snapchat que já teria ultrapassado o Twitter, um levantamento indicava que “mais de 30% dos usuários da América Latina usavam o Snapchat”, para ser mais exato o Snapchat teria um império com mais de 160 milhões de usuários diários e isto ameaçava o reinado do Instagram/Facebook de Mark Zuckeberg, que também estavam crescendo. Mark tentava comprar o Snapchat desde 2012 pela bagatela de US$ 3 bilhões, mas o acordo nunca aconteceu, foi recusado pelo CEO do Snapchat, Evan Spiegel.
No mesmo ano o Instagram anunciou a sua grande novidade, os Stories, um recurso que basicamente copiava o que o Snapchat já fazia, esta novidade foi uma manobra para frear o aumento de novos usuários no Snapchat e claro, a oportunidade de lançar algo que o público já havia aprovado e estava na moda.
A mudança no layout que deixou o aplicativo mais moderno, a grande novidade (os stories) e também a alteração na parte superior da interface adicionando um botão para criar stories com mais facilidade, foram mudanças essenciais para que naquele mesmo ano o Instagram continuasse crescendo e evitasse a ameaça de seu concorrente. Hoje em dia o Instagram domina o mercado com mais de 1.2 bilhões de usuários, sendo uma das maiores redes sociais de todos os tempos.
O Instagram lançou em 2020 uma atualização significativa em seu layout, onde alterou os botões do rodapé, aqueles que estavam desde o começo de sua vida. A atualização gerou um buzz e teve muitas críticas de usuários que se sentiram perdidos com as novas funções.
O botão central onde sempre esteve o “+” para capturar fotos foi trocado pelo Reels, um novo recurso que basicamente é um TikTok do Instagram, nesta altura do campeonato você já deve ter entendido que os aplicativos de vídeos estão em crescimento e com certeza ameaçam o mercado do Instagram, que provou novamente estar atualizado com o que o público precisa e quer ver.
Além do Reels outra alteração no design de produto foi o recurso de shop do Instagram, que alterou o ícone de curtidas que era mais evidenciado para o recurso de lojas virtuais da plataforma. No período que estamos de pandemia e crescimento constante de e-commerce’s faz todo o sentido estar mais próximo do usuário, já que o crescimento das lojas virtuais está muito maior e crescendo.
O Instagram é um bom exemplo de design de produto, mas é ótimo também para estarmos atentos às novidades. Estudar o que está dando certo para os concorrentes é estudar o seu próprio cliente, em mercados concorridos deixar seu negócio ser ameaçado por outros significa perder vendas. Não cometa o erro de achar que tudo que dá certo, vai durar para sempre e não precisa mudar ou melhorar, quase sempre focar esforços para melhorar algo que já esta dando certo é menos arriscado do que tentar inovar.
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Você conhece todas as fontes dos stories do Instagram? Estava pesquisando sobre as fontes e…
No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o…
Leave a Comment