e-commerce

E-commerce para quem já tem loja física – planejamento inicial

Blog
Por Lucas Ribas
21 de maio de 2020 | 8 minutos
Se você tem uma loja física, não importa há quanto tempo, tem uma oportunidade de ouro em suas mãos. Então se você está se perguntando se vale a pena ter um e-commerce para quem tem loja física, a resposta é sim! Uma loja online tem muito mais similaridades com uma loja física do que se pode imaginar.
Vou listar aqui as principais similaridades entre uma loja física e um e-commerce:

 

  • Necessidade de gerar tráfego de pessoas para poder vender;
  • Apresentar preços competitivos em relação à concorrência;
  • Criar e desenvolver uma proposta de marca única (branding);
  • Vender com margem de lucro coerente para o negócio gerar lucro;
  • Fazer promoções e ofertas que aumentem as vendas e o ticket médio;
  • Desenvolver canais de comunicação para atrair novos clientes e fidelizar os atuais;
  • Manter boa gestão de estoque e fornecedores;
  • Contratar bons profissionais, ter processos claros e produtivos.

Mas se você ainda não está convencido de que as similaridades são muitas, vou detalhar algumas delas um pouco mais agora.

Necessidade de gerar tráfego de pessoas para poder vender;

A primeira e mais importante, é talvez a mais óbvia, e a que mais gera confusão. Ninguém abriria uma loja física em uma rua deserta sem movimento de pessoas e carros. Mas muita gente abre lojas online (e-commerce) e não faz absolutamente nada para levar fluxo de pessoas para essa loja. 

 

“Sem tráfego uma loja física não vende. Sem tráfego uma loja online também não vende.”

 

E como gerar tráfego para uma loja online?

Essas são as principais formas de gerar tráfego para um site (seja ele e-commerce ou apenas um site institucional):

  • Google (e outros buscadores) orgânico;
  • Google (e outros buscadores) anúncios;
  • Anúncios em rede social;
  • Posts orgânicos em redes sociais;
  • Links de outros sites;
  • Tráfego direto;
Google Trends

Print ferramenta Google Trends.

 

Todas as estratégias são importantes e devem ser utilizadas em algum momento do seu e-commerce. Mas existe uma delas que é essencial no início e continuará sendo utilizada ao longo de toda a trajetória da sua loja online.

Estou falando de anúncios, tanto em Google quanto em rede social. Se você quer entender como funciona o Google, leia esse artigo.

Agora, se você quer conhecer sobre uma das melhores formas de fazer anúncios para e-commerce, descubra aqui como fazer anúncios de Google Shopping, leia este.

Uma pesquisa divulgada pela ebit e pela consultoria Nielsen em maio de 2020, apontou as principais fontes de tráfego dos 100 maiores e-commerces do Brasil. Mais de 35% do tráfico dessas lojas, vem através do Google e de anúncios. Eles apontam ainda que, para lojas menores, que estão começando, a utilização desse tipo de estratégia, é ainda mais essencial para o sucesso.

 Não importa se você está apenas começando ou se você é a Netshoes, investir em anúncios, será sempre necessário.

 

“Portanto, eu indico que toda loja virtual que está começando, concentre seus esforços em anúncios, principalmente no Google, e não em redes sociais.”

 

Depois que você já estiver estabilizado, gerando tráfego suficiente para atingir o ponto de equilíbrio da sua loja online. Você deve dedicar um pouco mais de tempo (e verba) para as outras estratégias de geração de tráfego para e-commerce.

Todas são importantes, sem exceção. Mas existem aquelas que devem ser priorizadas.

 

Fazer promoções e ofertas que aumentem as vendas e o ticket médio;

Eu aprendi essa, da maneira mais dolorosa que existe. Eu já tive dois negócios de varejo, em ambos, as vendas só começaram a decolar de verdade, quando fizemos promoções.

Conheço muita gente tem receio de fazer promoções, por pensar que isso desvaloriza seu produto. Mas isso é pura ilusão. Até marcas como Mercedes ou BMW fazem promoções. 

Só porque alguém está comprando um produto de R$ 300 mil reais, não significa que essa pessoa não se interesse por receber um desconto. O desconto não será essencial para a compra, a existência dele, com certeza acelera o processo de decisão ou mesmo a escolha por uma marca ou outra.

A sensação de estar levando alguma vantagem, é natural para qualquer comprador. E quando você faz isso utilizando um gatilho mental de urgência a promoção fica ainda mais forte. 

 

“Por exemplo: desconto de 30% só até 31/05.”

 

Você sabia que o e-commerce no Brasil, cresce em média 17,3% ao ano, desde 2011? Em 2015, quando o Brasil teve recessão de -3,5%, o e-commerce cresceu 15%

 

relatório Webshoppers - ebit e Nielsen

Página 10 do 41º relatório Webshoppers – ebit e Nielsen

 

Quer um resumo com os 3 principais passos para abrir sua loja virtual, se você já tem uma loja física:

1º –  Defina qual plataforma utilizará. Neste artigo listamos as principais plataformas de e-commerce e te ajudamos a escolher. As principais plataformas são: Loja Integrada, Nuvem Shop e a Tray. Das três a Tray é a mais completa.

2º – Estude, contrate alguém ou contrate uma agência para criar um plano de marketing e criar anúncios Esse é o passo mais importante para o sucesso da sua loja online. Se quiser conversar com o departamento comercial da agência yard. chame a gente aqui. Ou se preferir veja esse artigo com estratégias de marketing para e-commerce.

3º – Deixe uma pessoa responsável na sua loja física para receber os pedidos, responder dúvidas e comentários, despachar os produtos, e tratar o pós-venda.

 

Se você já tem uma loja física, não deveria pensar duas vezes, abrir sua loja virtual ou profissionalizar a gestão de tráfego dela, se você já possui uma é uma ótima diversificação e fonte de receitas.

 

Se gostou deste artigo, veja também nosso podcast sobre o mesmo tema:

 

podcast marketing digital

Artigos Relacionados

e-commerce

Porque a sua loja online não vende: 8 motivos

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Por que a sua loja online não vende? Existem vários problemas que podem estar levando o consumidor a não comprar da sua loja virtual. Neste artigo vou listar oito possíveis motivos e soluções que, quando integradas de maneira estratégica, podem colaborar para o sucesso da sua loja... Leia Mais
e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Autor Alisson | 7 minutos
Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: "landing page", "one page", "hotsite" ou "site institucional" e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles. Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é... Leia Mais
e-commerce

Este é o maior erro que um e-commerce pode cometer

Autor Ecco | 5 minutos
Você já navegou por uma loja online para fazer uma compra e desistiu no meio do caminho? Pois é, todos nós fazemos isso, seja porque surge alguma outra coisa pra fazer naquele momento, ou porque percebemos que não queremos aquele produto tanto assim. É natural. Mas o que não é natural,... Leia Mais