O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas.

O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem encontrar alguma informação?

Eles recorrem ao sábio Google. Quem nunca procurou, “como fazer tal coisa?”, “como chegar em tal lugar?”, “As melhores receitas de…”. Esses são apenas alguns exemplos dos 5,5 bilhões de pesquisas que ocorrem diariamente dentro da ferramenta. Lembrando que, o Google é apenas um dos mecanismos que democratizaram a internet, não podemos deixar de citar Yahoo, AOL, Bing e tantos outros que ajudaram a popularizar o marketing de busca, também conhecido como (SEM).

E por que o marketing de busca revolucionou a internet?

Bem, como citei logo acima, quando os usuários estão fazendo a pesquisa, eles estão demonstrando a intenção de resolver um problema, em comprar ou adquirir um serviço mensal. E isso permitiu que as empresas mostrassem soluções para resolver as dores destes usuários, seja através de técnicas de SEO, ou através de estratégias de PPC. Muito diferente do marketing de interrupção, onde você está assistindo, lendo ou ouvindo algo e é impactado por um anúncio.

E qual é a diferença entre SEO e PPC?

                                                           Os anúncios ou PPC sempre aparecem antes do resultado orgânico (SEO).

SEO

SEO ou Search Engine Optimization, faz parte do marketing de busca (SEM), é um conjunto de técnicas e boas práticas, que permitem a qualquer negócio, aparecer no topo da busca orgânica do Google, para determinada palavra-chave. Já pensou em fazer sua empresa aparecer no primeiro resultado do Google sem pagar nada por isso?

Isso é possível, porém é trabalhoso e existem diversos fatores que são levados em consideração para esse ranqueamento, como:

  • Autoridade de domínio;
  • Relevância de links;
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Design responsivo;
  • Conteúdo original e de qualidade.

Esses são apenas alguns exemplos dos mais de 170 fatores utilizados pela ferramenta para ordenar os resultados das buscas no Google.

PPC

O PPC também é uma estratégia utilizada dentro do marketing de busca, porém ela é uma estratégia paga, alternativa ou complementar ao SEO. Através dela é possível fazer com que sua empresa apareça no topo dos resultados de busca sem considerar as técnicas de SEO. No caso do Google, existe uma plataforma de anúncios chamada Google Ads, através dela o anunciante configura anúncios para serem exibidos, definindo um orçamento diário, a cobrança é feita quando um usuário clica no anúncio.

Na estratégia paga ainda é possível utilizar segmentações geográficas e demográficas, por exemplo, se você possui uma loja física em Ponta Grossa-PR, pode-se fazer segmentações de público-alvo para exibir anúncios apenas nesta região, assim o cpc (custo por clique) fica mais baixo e você vai atrair pessoas que realmente poderão visitar o seu negócio.

O ideal é sempre unir as estratégias, quanto mais você aparecer, mais visitantes você vai atrair para o seu site, mais contatos, pedidos de orçamento, vendas e assim por diante.

Alex

Leave a Comment
Share
Published by
Alex

Fontes dos Stories do Instagram: como usar + desbloquear a fonte secreta!

Você conhece todas as fontes dos stories do Instagram? Estava pesquisando sobre as fontes e…

2 semanas ago

Marketing de Conteúdo: O que é e 6 estratégias para aplicar

No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o…

4 meses ago

RD Summit 2024 – Cupom de desconto

Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…

4 meses ago