google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Blog
Por Alex
14 de julho de 2020 | 4 minutos

O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas.

O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem encontrar alguma informação?

Eles recorrem ao sábio Google. Quem nunca procurou, “como fazer tal coisa?”, “como chegar em tal lugar?”, “As melhores receitas de…”. Esses são apenas alguns exemplos dos 5,5 bilhões de pesquisas que ocorrem diariamente dentro da ferramenta. Lembrando que, o Google é apenas um dos mecanismos que democratizaram a internet, não podemos deixar de citar Yahoo, AOL, Bing e tantos outros que ajudaram a popularizar o marketing de busca, também conhecido como (SEM).

E por que o marketing de busca revolucionou a internet?

Bem, como citei logo acima, quando os usuários estão fazendo a pesquisa, eles estão demonstrando a intenção de resolver um problema, em comprar ou adquirir um serviço mensal. E isso permitiu que as empresas mostrassem soluções para resolver as dores destes usuários, seja através de técnicas de SEO, ou através de estratégias de PPC. Muito diferente do marketing de interrupção, onde você está assistindo, lendo ou ouvindo algo e é impactado por um anúncio.

E qual é a diferença entre SEO e PPC?

                                                           Os anúncios ou PPC sempre aparecem antes do resultado orgânico (SEO).

SEO

SEO ou Search Engine Optimization, faz parte do marketing de busca (SEM), é um conjunto de técnicas e boas práticas, que permitem a qualquer negócio, aparecer no topo da busca orgânica do Google, para determinada palavra-chave. Já pensou em fazer sua empresa aparecer no primeiro resultado do Google sem pagar nada por isso?

Isso é possível, porém é trabalhoso e existem diversos fatores que são levados em consideração para esse ranqueamento, como:

  • Autoridade de domínio;
  • Relevância de links;
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Design responsivo;
  • Conteúdo original e de qualidade.

Esses são apenas alguns exemplos dos mais de 170 fatores utilizados pela ferramenta para ordenar os resultados das buscas no Google.

PPC

O PPC também é uma estratégia utilizada dentro do marketing de busca, porém ela é uma estratégia paga, alternativa ou complementar ao SEO. Através dela é possível fazer com que sua empresa apareça no topo dos resultados de busca sem considerar as técnicas de SEO. No caso do Google, existe uma plataforma de anúncios chamada Google Ads, através dela o anunciante configura anúncios para serem exibidos, definindo um orçamento diário, a cobrança é feita quando um usuário clica no anúncio.

Na estratégia paga ainda é possível utilizar segmentações geográficas e demográficas, por exemplo, se você possui uma loja física em Ponta Grossa-PR, pode-se fazer segmentações de público-alvo para exibir anúncios apenas nesta região, assim o cpc (custo por clique) fica mais baixo e você vai atrair pessoas que realmente poderão visitar o seu negócio.

O ideal é sempre unir as estratégias, quanto mais você aparecer, mais visitantes você vai atrair para o seu site, mais contatos, pedidos de orçamento, vendas e assim por diante.

Artigos Relacionados

marketing digital

Como gerar leads usando pop-up’s

Autor Ecco | 5 minutos
Pop-ups são chatos? Quando usados de forma errada, sim. Mas eles são importantes? Muito! Os pop-up's são excelentes para o seu negócio gerar mais leads e vendas a longo prazo. Dá uma olhada nessas dicas. O que é pop-up e para que ele serve? O pop-up é uma janela que abre automaticamente... Leia Mais
design

Mobile first

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
O mobile first surgiu da programação. É uma regra que determina que os elementos de um site ou aplicativo que aparecem no celular, devem carregar antes dos elementos que aparecem no computador. Hoje, o termo já é utilizado de forma mais ampla, ele orienta que se deve pensar primeiro em como... Leia Mais
design

Content first, por que o conteúdo vem primeiro?

Autor Alisson | 4 minutos
A idéia do "Content first" é, geralmente, usada em product designers. Significa liderar um projeto pelo conteúdo, e não pelo visual. Um famoso exemplo de profissionais que estão sendo liderados pelo visual são aqueles que abusam de textos fictícios e palavras genéricas. Já ouviu falar... Leia Mais