Geração de leads para escritório de investimentos

Um dos principais desafios, seja no mercado financeiro ou em qualquer outro, é encontrar pessoas qualificadas para adquirir o serviço que você presta. Essa realidade pode ser ainda mais complexa tratando-se de um escritório de investimentos ou um assessor autônomo. Já que, como é sabido há muito tempo, a parcela da população com alta renda no Brasil é pequena, o que torna um obstáculo a geração de leads para escritório de investimentos.

 

Neste artigo, vou dar algumas dicas sobre inbound marketing para empresas de investimento usando como exemplo um case de sucesso da yard. Você vai conhecer sobre anúncios no Facebook, Instagram, Google Ads e outras plataformas, sobre a produção de conteúdos ricos, email marketing e sobre a importância de ter um blog sobre investimento e mercado financeiro na estratégia de geração de leads para escritório de investimentos. Acompanhe!

1 – Anúncios para escritório de investimentos ou assessor autônomo

Antes de publicar qualquer anúncio, é preciso checar se a empresa à qual o escritório de investimentos é credenciado possui regras sobre publicidade online. A partir disso, a criação dos anúncios deve ser orientada ao manual da marca da empresa.

 

O próximo passo, é saber o que você irá oferecer no anúncio. Existem muitos profissionais no mercado que oferecem lucratividade e mostram outras pessoas que tiveram sucesso com a sua assessoria. Mas isso pode não ser o suficiente. Ainda mais se você busca gerar leads qualificados.

 

No exemplo abaixo, o anúncio oferece um conteúdo de valor em troca de um cadastro, gerando assim um lead que pode ser abordado pela equipe, ou não – tudo vai depender da sua estratégia.

 

A escolha da plataforma é outro ponto importante, existem muitas possibilidades: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, Google e também outros buscadores, como Bing, Yahoo, entre outros. Se você nunca investiu em anúncios, recomendo começar pelas plataformas maiores e mais consolidadas: Facebook/Instagram e Google. Já que você pode iniciar com cerca de R$ 5/dia em cada plataforma e elas possuem uma boa base de dados que pode ser explorada para segmentar públicos.

 

2 – Produção de conteúdos ricos

Se você nunca ouviu falar nesse termo, saiba que ele é extremamente literal. Conteúdo rico é um material de qualquer formato que você disponibiliza aos usuários de forma gratuita ou não com informações de valor para aquele público. Um ótimo exemplo é o anúncio citado acima que oferece um ebook explicando como investir em ações.

 

Como a estratégia de geração de leads para escritório de investimentos busca pessoas com esse interesse, oferecer conteúdos educativos e relevantes é uma ótima escolha. Para se ter uma ideia da diversidade, você pode produzir um ebook, infográfico, vídeo, podcast, aula, curso, workshop, entre outros.

 

3 – Email marketing

Para você entender a importância e como fazer um disparo de email marketing, eu recomendo outros dois artigos da yard.

Neles, você vai entender as melhores práticas, como interpretar as métricas após cada disparo e como tornar os emails mais atraentes para gerar mais aberturas.

 

4 – Produção de artigos para blog

A produção de artigos para blog pode servir como material para diversas estratégias. Vou explicar aqui duas das utilizadas recentemente pela yard.

 

A primeira delas é o foco em ranqueamento orgânico no Google e em outros mecanismos de busca. Através de artigos de blog, você consegue estar presente em várias etapas da jornada de um futuro cliente, ajudando-o nesse percurso e gerando valor para a sua empresa. Imagine um investidor iniciante que está cheio de dúvidas. Se ele ainda não possui um assessor de investimentos de confiança, é muito provável que ele recorra ao Google para aprender mais.

 

Portanto, o seu primeiro impulso poderia ser pesquisar: Como montar uma carteira de investimentos?

 

Nesse artigo, o leitor vai encontrar exatamente as respostas para a sua dúvida e, ao final da leitura, um formulário para entrar em contato facilmente com a equipe caso tenha interesse. Em outras palavras, é um usuário que acessou o site do seu escritório de investimentos sem você pagar nada pelo clique (diferente de como acontece nos anúncios). Mas tenha em mente que, se você criar o seu site ou blog agora, pode demorar até que os artigos comecem a ranquear. Portanto, considere como uma estratégia de médio a longo prazo.

 

Artigo para anúncio

Já outra estratégia que pode ser utilizada, é escrever um artigo totalmente voltado para a conversão (cadastro) e utilizá-lo como anúncio nas redes sociais. No entanto, a escrita desse artigo segue uma lógica diferente do artigo pensado para ranqueamento. No primeiro, o foco precisa ser em uma palavra-chave que possua volume de buscas para valer a pena a escrita do material. Já no segundo, você pode definir um enquadramento que chame a atenção do usuário, mas que não necessariamente tenham pessoas buscando algo exatamente daquela forma.

 

Perceba que o artigo “Como montar uma carteira de investimentos para R$ 300 mil” segue uma lógica diferente do primeiro artigo usado como exemplo. O primeiro é totalmente focado para atrair tráfego orgânico, solucionar a dúvida da pessoa que acessou o artigo e fazer com que ela acesse outros artigos. Já o artigo usado como anúncio no Facebook e Instagram, não. Ele foi escrito com o objetivo do usuário clicar em um dos links ao longo do textos ou nos banners e realizar um cadastro na Landing Page.

 

Utilizei os dois posts como exemplos de duas estratégias que você pode utilizar em um blog. Mas existem diversas outras possibilidades dentro de um blog para gerar cadastros de potenciais clientes, aumentar o alcance da empresa, melhorar o relacionamento com os atuais clientes, entre outras oportunidades.

Hellen Scheidt

Leave a Comment
Share
Published by
Hellen Scheidt

RD Summit 2024 – Cupom de desconto

Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…

1 semana ago

Fontes dos Stories do Instagram: como usar + desbloquear a fonte secreta!

Você conhece todas as fontes dos stories do Instagram? Estava pesquisando sobre as fontes e…

2 meses ago

Marketing de Conteúdo: O que é e 6 estratégias para aplicar

No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o…

5 meses ago