marketing digital

Email Marketing – Melhorando sua taxa de cliques

Blog
Por Alisson
5 de junho de 2020 | 6 minutos

Sua estratégia de email marketing não está envolvendo a base de leitores? Trazemos algumas dicas essenciais para melhorar a taxa de cliques em uma das melhores e mais baratas estratégias de marketing digital, o email marketing.


Mais de 90% das pessoas na internet tem um email, isso é papo de bilhões de pessoas.

Se você não costuma usar o email como correio eletrônico, pelo menos já precisou fazer um para cadastrar-se em alguma rede social ou software, então ter um email é quase essencial para navegar na “interwebs”.

Ah, antes de continuar este artigo, se você ainda tem dúvidas, leia: o email marketing funciona mesmo?

Seu primeiro email tinha um nome engraçado não é mesmo? gatinho_manhoso@gmail.com

Então vamos lá para as principais dicas para melhorar as taxas de seus emails marketing:

Seu público está bem segmentado?

Independentemente do objetivo do seu email marketing, é muito importante você ter uma base de leads qualificada para essa estratégia, é meio óbvio que uma base de usuários que curte “itens de surf” não irá gostar de receber emails sobre “roupas de banho”.

Se você está tendo este tipo de problema, com uma base desqualificada, saiba que ela está totalmente atrelada a baixa taxa de aberturas e cliques. Talvez esteja na hora de repensar os meios usados para povoar sua base de leads, gere leads qualificados.

Antes, vamos entender nossos leitores

Uma pesquisa do The Telegraph lá no Reino Unido, diz que a atenção média dos seres humanos é 8 segundos, imagine isso na internet? O comportamento de um leitor, geralmente, é de não abrir a caixa de entrada para olhar todos os emails provenientes de assinaturas, promoções ou aqueles que não consideram tão importantes.

Mesmo que abram algum desses, não vão ficar tempo suficiente navegando no conteúdo do email caso ele não cative o leitor.

A partir de agora vamos considerar que um usuário abriu seu email, então por que ele não está clicando?


O layout do seu email precisa ser misto entre imagens e textos, nunca cometa o erro de usar uma imagem para o email inteiro, “ah mais ela é bem bonita” , isto não vai ajudar, pois quando a chance do email cair em spam é muito alta, fragmentar o layout reduz essa possibilidade. Além disso, a fragmentação soluciona o problema de certos provedores de email que bloqueiam imagens.
Faça com calma

Não relaxe, fazer um email para sua estratégia geralmente vai demandar um tempinho precioso.

Às vezes queremos terminar ele o quanto antes e ai está um grande erro, a quantidade de emails com um “blocão” de texto mal diagramado é grande, ter um layout limpo e bonito é um diferencial. Indicamos textos menores e mais objetivos (lembre-se que os leitores tem pressa), um layout bem feito e bem diagramado, com títulos, destaques, imagens e parágrafos bem definidos. Um design profissional deixa tudo melhor.

Usabilidade
Seu email precisa ter uma boa usabilidade, use botões e teste todos os links antes de enviar, não caia no erro de adicionar dezenas de links e botões, use sempre o necessário. Uma boa usabilidade também está ligada à uma boa navegação, não exagere no tamanho das imagens e sempre pense em como o email vai ser lido na versão mobile.
Padrões

Agilize o processo de criação tendo padrões de layouts.

Você não precisa inovar a cada novo email, ter um padrão visual vai fazer com que o usuário memorize sua marca e o posicionamento dos itens, por exemplo, o título no começo e o botão verde em um determinado local.

Por consequência você não vai precisar criar um design novo, sempre, e poderá concentrar no conteúdo criado, e aí está o próximo item.

E a dica final é: O conteúdo precisa ser bom, acima de tudo!

Quer mais dicas? Ouça nosso yardcast sobre email marketing.

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para ser avisado assim que as vendas abrirem para o RD Summit e ganhe um cupom de desconto - Quer garantir o seu ingresso para o... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais