Se você quer saber o que é conteúdo evergreen, continue lendo este artigo. Em primeiro lugar, vamos entender a origem do nome.
Na natureza uma grama verde é lembrança de algo fresco.
Quando dizemos que uma fruta está verde, significa que é uma fruta recém colhida. E assim por diante, existem vários exemplos que nos ilustram o que é conteúdo evergreen.
Portanto, o evergreen vem do inglês: sempre verde. A ideia é representar um conteúdo que esteja sempre atualizado e seja relevante para quem estiver buscando sobre aquele assunto.
Essa talvez seja a maior dúvida de gestores de marketing de empresas.
Na minha opinião, produzir conteúdo evergreen para blog ou vídeo é muito mais interessante e eficiente do que produzir para redes sociais, por exemplo.
Mas como assim? Justamente pela principal diferença entre eles: um deles é perene e atemporal e outro se não citar algo extremamente recente, perde força. Dizem que um conteúdo postado nas redes sociais expira em 48 horas (o alcance orgânico de um post), já um conteúdo evergreen permanece ranqueado (google e youtube) para sempre.
Além disso, vou mostrar abaixo um exemplo de conteúdo evergreen. Este artigo do blog da yard responde uma dúvida específica. Quando alguém “pergunta” para o Google: RD Station vale a pena? Ele recomenda esse nosso artigo e gera visitas para nosso site. Se você não conhece o RD Station, confira o site deles, é uma poderosa ferramenta de marketing digital e vendas.
Seguindo a mesma linha, a melhor forma de de ter ideias sobre temas para produzir conteúdo evergreen para uma empresa é responder dúvidas reais das pessoas.
De jeito nenhum! Se você quer produzir conteúdos relevantes de verdade, precisa entender que mesmo esse tipo de conteúdo precisa de atualização.
Sendo assim, a base do conteúdo está pronta, mas é necessário, de tempos em tempos, adicionar informações relevantes sobre algo que pode ter sido alterado ou atualizado.
Possíveis atualizações para seu conteúdo:
Quer ler mais sobre como produzir conteúdo para sua empresa? Veja este outro artigo em nosso blog: 8 erros ao criar conteúdo para sua marca.
Dessa forma, não só de atualização sobrevive um conteúdo, mas de resolver problemas.
Por fim, sempre produza algo que ajude alguém com alguma dúvida ou dificuldade. Para ajudar você a entender de uma vez por todas o que é conteúdo evergreen, vou listar alguns exemplos de conteúdos para diferentes tipos de empresas de segmentos diversos.
Na mesma linha, vou trazer alguns pontos que te ajudarão na produção do seu conteúdo evergreen.
Gostou desse tema? Escute mais sobre ele em nosso podcast:
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Você conhece todas as fontes dos stories do Instagram? Estava pesquisando sobre as fontes e…
No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o…
Leave a Comment