inbound marketing

8 erros ao criar conteúdo para a sua marca

Blog
Por Hellen Scheidt
23 de fevereiro de 2021 | 5 minutos

Você acha que comete erros ao criar conteúdo para a sua marca? Ao pensar em estratégias de Marketing de Conteúdo sem a assistência de uma agência de marketing digital especializada é comum cometer algumas falhas que irão prejudicar o objetivo final, que é gerar vendas. Resumidamente, falo dos seguintes erros:

  1. Produzir conteúdo sem periodicidade;
  2. Não ter planejamento;
  3. Não saber se comunicar com seu público e não conhecer a jornada do usuário;
  4. Produzir conteúdo que não é relevante para esse público;
  5. Oferecer mais do mesmo (não analisar a concorrência para oferecer algo diferente ou novo);
  6. A empresa ou marca ser o foco da maioria dos conteúdos;
  7. Não adequar o conteúdo ao algoritmo;
  8. Não checar as métricas.

Agora, vou explicar detalhadamente cada um abaixo.

1. Não ter periodicidade

Coloquei esse tópico por primeiro porque é um dos que possui maior proximidade com o jornalismo e posso falar com mais propriedade. Principalmente em sites de notícias, a periodicidade é muito importante para que o público crie uma rotina com o seu conteúdo. O mesmo ocorre em blogs, canais de vídeos, redes sociais e outros exemplos. 

Se o público cria o costume de acessar sua plataforma de tantos em tantos dias e em determinado horário, é importante manter sempre esse padrão. Ou seja, se o usuário já está acostumado com a atualização dos conteúdos ocorrerem uma vez por semana, ele sempre irá consultar nessa periodicidade.

Por isso, se ficar sem postar nada por um longo período, existe inclusive a possibilidade desse público esquecer do seu canal de informação e buscar por outros.

Essa questão possui relação justamente com o próximo tópico.

erros-ao-criar-conteúdo2. Não ter planejamento

Os problemas de planejamento e periodicidade podem ter relação direta. Portanto, se você não planejar o conteúdo com antecedência, terá problemas em produzir tudo o que for necessário e postar no período certo.

Por isso é importante refletir sobre cada conteúdo e formato. Em alguns casos, um planejamento semana a semana já pode servir, em outros, talvez exija um planejamento mensal e em alguns mais complexos, um planejamento anual.

3. Não saber se comunicar com seu público e não conhecer a jornada do usuário

Essas questões levam a não saber que tipo de conteúdo produzir, em qual formato e de qual maneira ofertá-lo. Em outras palavras, você pode produzir um ótimo conteúdo, mas em um formato que não o explora da melhor maneira e divulgá-lo de uma maneira que não chegará ao usuário na fase de compra que o conteúdo é destinado.

4. Não produzir conteúdo relevante para esse público

Esta questão está diretamente relacionada com a anterior e com a que será abordada a seguir. Não produzir conteúdo relevante significa ofertar ao público apenas coisas que ele já sabe ou, então, que não interessam para ele.

É preciso ter um conhecimento mínimo das personas de cada negócio para compreender o que é conhecimento relevante e o que é entretenimento para elas.

Como gerar leads qualificados com ofertas de conteúdo em seu site

5. Oferecer mais do mesmo

Oferecer mais do mesmo é não estar atento à concorrência e produzir o mesmo conteúdo, no mesmo formato e disponibilizar no mesmo local. Para que o público realmente consuma, é preciso ter algo diferente ou novo. Que apresente uma nova visão sobre um tema já posto, por exemplo. Ou que explore determinado assunto em um formato mais interativo e criativo.

6. A empresa ou marca ser o foco da maioria dos conteúdos

Produzir conteúdo para a sua empresa não significa, necessariamente, produzir conteúdo sobre a sua empresa. Existem casos e casos, mas geralmente informações sobre a empresa não agregam muito para o público, dependendo de quem ele for. Por isso, cabe avaliar o perfil do público e da empresa e ponderar sobre o conteúdo produzido.

7. Não adequar o conteúdo ao algoritmo

Além de tudo abordado anteriormente, é preciso que o conteúdo produzido seja encontrado facilmente pelo público ao pesquisar sobre o tema no Google para que você não cometa erros ao criar conteúdo para sua marca. Para entender mais sobre o assunto, eu recomendo o artigo abaixo.

SEO: Por que seu site precisa dele?

8. Não checar as métricas
erros-ao-criar-conteúdo

3d rendering Mobile app development and Software development concept

Não verificar o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhorado também é um dos erros ao criar conteúdo. As métricas devem ser aliadas para descobrir se está no caminho certo ou não. Da mesma forma, se quiser se aprofundar sobre métricas e indicadores, comece pelo artigo abaixo. 😉

 

Indicadores indispensáveis para ter sucesso em sua loja online 

Dica bônus

Procure por agências de marketing digital especialistas em Inbound Marketing para pensar em conjunto estratégias de produção de conteúdo que realmente geram resultados. Analise as opções no mercado para encontrar a agência mais alinhada com as necessidades da sua empresa. Uma dica é buscar por agências de marketing digital que possuam o selo “RD Station Partner” e “Google Partner”.

Como encontrar a agência de marketing digital ideal para sua empresa?

Artigos Relacionados

inbound marketing

Ganhar dinheiro com infoprodutos ainda é possível?

Autor Ecco | 4 minutos
O mercado de infoprodutos movimenta bilhões e cresce ano após ano. Aposto que você mesmo já percebeu isso, há uma onda gigantesca de anúncios nas redes sociais que apresentam cursos com os temas mais diversos. A grande sacada, que atrai muitas pessoas, é que o infoproduto é produzido uma... Leia Mais
inbound marketing

O que é blog? E por que seu negócio precisa de um?

Autor Ecco | 7 minutos
Muitas pessoas já afirmaram que os blogs morreriam. Isso aconteceu em 2005, 2010, 2015 e algumas ainda pensam a mesma coisa atualmente. Mas será que é bem assim? Neste artigo eu vou mostrar para você que não, os blogs não vão morrer. Pelo contrário, eles são cada vez mais importantes,... Leia Mais
inbound marketing

A yard. está entre as melhores agências do Brasil segundo a Resultados Digitais

Autor Ecco | 5 minutos
Em 2018 traçamos uma meta ousada para cumprir até 2020: A yard. deveria ser reconhecida como uma das melhores agências digitais em todo o Brasil. A métrica era sermos finalistas de uma premiação relevante em âmbito nacional, mais especificamente na premiação Agência de Resultados da... Leia Mais