marketing digital

O que é conteúdo evergreen, tudo que você precisa saber

Blog
Por Lucas Ribas
3 de agosto de 2021 | 5 minutos
Conteúdo evergreen, também chamado de conteúdo perene, é um tipo de conteúdo produzido para permanecer relevante e útil por tempo indeterminado. Ou pelo menos, por mais tempo do que outros conteúdos. O conteúdo evergreen pode ser um artigo de blog, um vídeo ou até mesmo outro formato. O significado de evergreen vem do inglês “sempre verde” no sentido de “sempre fresco”, pois, não importa quanto tempo tenha se passado após sua publicação original, a publicação continuará útil.

Se você quer saber o que é conteúdo evergreen, continue lendo este artigo. Em primeiro lugar, vamos entender a origem do nome.

 

A origem do nome conteúdo evergreen

Na natureza uma grama verde é lembrança de algo fresco.

Quando dizemos que uma fruta está verde, significa que é uma fruta recém colhida. E assim por diante, existem vários exemplos que nos ilustram o que é conteúdo evergreen.

Portanto, o evergreen vem do inglês: sempre verde. A ideia é representar um conteúdo que esteja sempre atualizado e seja relevante para quem estiver buscando sobre aquele assunto.

 

Mas como é que uma empresa pode tirar proveito de conteúdo evergreen?

Essa talvez seja a maior dúvida de gestores de marketing de empresas.

Na minha opinião, produzir conteúdo evergreen para blog ou vídeo é muito mais interessante e eficiente do que produzir para redes sociais, por exemplo.

Mas como assim? Justamente pela principal diferença entre eles: um deles é perene e atemporal e outro se não citar algo extremamente recente, perde força. Dizem que um conteúdo postado nas redes sociais expira em 48 horas (o alcance orgânico de um post), já um conteúdo evergreen permanece ranqueado (google e youtube) para sempre.

Além disso, vou mostrar abaixo um exemplo de conteúdo evergreen. Este artigo do blog da yard responde uma dúvida específica. Quando alguém “pergunta” para o Google: RD Station vale a pena? Ele recomenda esse nosso artigo e gera visitas para nosso site. Se você não conhece o RD Station, confira o site deles, é uma poderosa ferramenta de marketing digital e vendas.

o que é conteúdo evergreen

Seguindo a mesma linha, a melhor forma de de ter ideias sobre temas para produzir conteúdo evergreen para uma empresa é responder dúvidas reais das pessoas.

 

Significa que um conteúdo evergreen não precisa de atualização?

De jeito nenhum! Se você quer produzir conteúdos relevantes de verdade, precisa entender que mesmo esse tipo de conteúdo precisa de atualização.

Sendo assim, a base do conteúdo está pronta, mas é necessário, de tempos em tempos, adicionar informações relevantes sobre algo que pode ter sido alterado ou atualizado.

Possíveis atualizações para seu conteúdo:

  • Tecnologias recentes que mudaram algo que foi dito anteriormente;
  • Uma lei que altera as regras para comercialização de um produto ou serviço;
  • Novas formas de resolver o mesmo problema que o artigo ou vídeo tratam.

 

Quer ler mais sobre como produzir conteúdo para sua empresa? Veja este outro artigo em nosso blog: 8 erros ao criar conteúdo para sua marca.

Exemplos de conteúdo evergreen

Dessa forma, não só de atualização sobrevive um conteúdo, mas de resolver problemas.

Por fim, sempre produza algo que ajude alguém com alguma dúvida ou dificuldade. Para ajudar você a entender de uma vez por todas o que é conteúdo evergreen, vou listar alguns exemplos de conteúdos para diferentes tipos de empresas de segmentos diversos.

  • Como consertar uma torneira vazando (empresas de materiais de construção ou serviços de marido de aluguel);
  • O guia definitivo para cozinhar arroz soltinho (marcas de arroz ou utensílios para cozinha);
  • Como formatar PC sozinho em casa (empresa de que vende algum tipo de software);
  • Maquiagem para festas, faça sozinha! (empresa que vende maquiagens).
Dicas de como produzir conteúdo evergreen

Na mesma linha, vou trazer alguns pontos que te ajudarão na produção do seu conteúdo evergreen.

  • Evite usar termos que demonstram temporalidade, como “recentemente”, “ontem”, “semana passada”. Prefira datas concretas como: “em 20/07/21 aconteceu tal coisa”. Ou “em 2020 foi feita a atualização da plataforma.”
  • Não deixe de atualizar o conteúdo de tempos em tempos, mesmo os melhores conteúdos irão precisar de uma revisão/atualização algum dia.
  • Leia e estudo sobre SEO.
  • Foque no básico, bem feito.

 

Gostou desse tema? Escute mais sobre ele em nosso podcast:

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais