Se você comete estes 10 erros de marketing, certamente não está posicionando a sua marca da melhor maneira diante do público e não está alcançando o seu potencial de vendas e negócios fechados.
Com o “boom” do marketing e a premissa de que qualquer pessoa com acesso a um computador ou smartphone e internet pode fazer marketing digital, o “marketing ruim” também se popularizou. Afinal, pior do que não fazer marketing é fazer um marketing que associa a marca a uma imagem negativa.
O marketing ruim pode ser uma comunicação que não conversa com o público-alvo da marca – ou uma comunicação dispersa e não definida, que a cada semana ou conteúdo está de um jeito e não gera identificação. Também pode ser aquela abordagem invasiva, que deixa o cliente descontente ou pior: com raiva da marca.
O melhor jeito de acertar no marketing e ver os números da sua empresa crescerem é identificar quais erros de marketing estão sendo cometidos, seja por fazer de forma incorreta ou por deixar de fazer.
Primeiramente, para alinhar nossa comunicação, entenda a diferença entre marketing e publicidade.
Marketing x Publicidade
O marketing reúne estratégias para posicionar uma marca de determinada maneira, atrair o interesse de um público-alvo definido e gerar vendas. O marketing é, portanto, a lógica da publicidade, sendo responsável por compreender as demandas dos consumidores e como atingir as metas do negócio.
A área do marketing é guiada com base em quatro fatores – o famoso 4 Ps ou Marketing Mix:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Já a publicidade é o ato em si de propagar uma mensagem, seja para vender um produto, divulgar uma ideia ou reforçar a imagem da marca e atrair mais visibilidade.
De forma simplificada, a propaganda é o panfleto e o marketing é o local de distribuição. É preciso ter um material bem-feito, visualmente bonito e informativo, e saber onde entregá-lo para alcançar o público-alvo daquela mensagem e, assim, ter mais pessoas lendo o material do que jogando-o fora, por exemplo.
Agora que você sabe a diferença entre marketing e publicidade, pode entender que os erros de marketing que vamos tratar a seguir são erros que afetam a estratégia geral da empresa, comprometendo os resultados que têm potencial para serem melhores.
10 erros de marketing
Veja abaixo 10 pontos que podem estar precisando de atenção e ajustes no seu marketing.
- Não definir corretamente o seu público-alvo
É difícil falar com alguém quando não sabemos quem essa pessoa é, qual seu nome, onde mora, o que gosta, etc. Quanto mais a conhecemos, mais fácil e específica fica a comunicação, certo?
A persona da sua empresa também tem um nome, profissão, interesses e entre outras características que formam quem ela é. Essas informações são importantes para compreender um dos pontos principais do marketing: a dor do cliente.
Somente entendendo o que o cliente vive e quais dificuldades ele enfrenta é possível oferecer a solução através de uma comunicação personalizada, que ele vai se identificar e se conectar.
Já te disseram que a persona é uma pessoa fictícia com características reais? Não é bem assim, pois ela é uma pessoa real com problemas reais, buscando uma empresa que vai falar a linguagem dela e apresentar uma solução viável.
Se a construção do seu público-alvo é superficial, você certamente está se comunicando com pessoas que não vão virar clientes, e está deixando de se comunicar assertivamente com quem realmente importa: a persona, que é o seu potencial cliente.
- Produzir conteúdo irrelevante
Não produzir conteúdo é ruim, afinal, é como estar em uma sala cheia de pessoas e não falar com ninguém, ou seja, não aproveita o espaço de fala e não interage com o público.
No entanto, produzir um conteúdo apenas por produzir pode acabar no mesmo problema: não se conecta com as pessoas.
Quem vai ler, ouvir ou assistir um conteúdo desinteressante, chato, mal pensado ou que não agrega em nada? Certamente ninguém, principalmente na internet, onde existe uma saturação de conteúdos e produtores de conteúdo disputando espaço e a atenção das pessoas.
Então, por que gastar tempo para produzir um material que não vai servir para nada?
É preciso entregar conteúdo de valor para gerar valor, isto é, produzir um conteúdo que promova conexão com as pessoas e desperte confiança e identificação. Ou seja, uma estratégia de conteúdo é indispensável para não cometer erros de marketing e alcançar resultados significativos para a sua empresa.
- Fazer somente conteúdo orgânico
Aquele post no feed teve apenas três curtidas? E duas delas foram do pessoal da sua equipe?
Ter alcance orgânico leva tempo e depende de uma construção de público, que vem majoritariamente através de mídia paga.
Em outras palavras, as plataformas não vão entregar para o público um conteúdo sobre o seu produto ou serviço de graça. Assim como no offline, você precisa pagar para anunciar.
- Investir exclusivamente em mídia paga
Sim, anunciar é fundamental, mas custa dinheiro. Portanto, uma boa estratégia de marketing alia o tráfego pago com conteúdos orgânicos, como artigos de blog e e-mails, por exemplo.
- Não fazer e-mail marketing
O e-mail não morreu, pelo contrário, está vivíssimo.
Onde você recebe a confirmação de um cadastro ou as principais informações de uma compra realizada? Por e-mail!
Não apenas isso, como também chega por e-mail promoções e produtos que em algum momento você demonstrou interessante, seja efetivando uma compra em um e-commerce ou fazendo um cadastro para receber novidades de uma empresa específica.
É uma ferramenta que não pode deixar de ser aproveitada para estabelecer conexão com seu público e, claro, para anunciar seus produtos ou serviços – de forma interessante e não invasiva, afinal, não queremos acabar na caixa de SPAM.
- Não investir em SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é a base do inbound marketing e é feito de forma orgânica, mas muito bem pensada.
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e ele entrega páginas de artigos que correspondem à palavra digitada? Esses artigos não aparecem à toa.
Eles são escritos seguindo técnicas que visam o melhor resultado para a pesquisa. Os artigos com os conteúdos mais relevantes, melhor escritos e que atendem às boas práticas de SEO são os primeiros a aparecer.
Você já passou para a segunda página de pesquisa no Google? Aposto que uma vez só por curiosidade. Mas a realidade é que, se não encontramos a resposta já na primeira página, desistimos da busca.
Portanto, investir em artigo de blog com técnicas de SEO é fundamental para aparecer onde as pessoas mais buscam: no Google. Perder essa chance de ser encontrado por potenciais clientes de forma orgânica é um dos grandes erros de marketing.
- Não aparecer para quem quer te encontrar
Imagine que você é dono de uma pizzaria em Ponta Grossa-PR, uma pessoa com fome busca no Google “pizzaria ponta grossa” e quem aparece por primeiro é o seu maior concorrente. Certamente, você perdeu esse cliente.
Estar bem posicionado no Google não é apenas para ficar bonito, é prontamente se apresentar para quem mais importante: quem quer te encontrar, e na hora que quer. Afinal, essa pessoa é um potencial cliente.
Agora, imagine que você quer mandar uma mensagem pelo WhatsApp para um comércio, busca o nome no Google e simplesmente não tem nenhum número para contato. Provavelmente, você vai falar com o concorrente.
Por isso, se você tem um estabelecimento comercial, é fundamental disponibilizar informações relevantes, como telefone, endereço e horário de atendimento, e mantê-las sempre atualizadas.
Posteriormente, é preciso considerar esse cenário também nas redes sociais. Afinal, elas também são usadas para conectar público-alvo e empresas e, sim, as pessoas pesquisam produtos e serviços no Explorar das redes.
Como está o seu perfil no Instagram? Como está a segmentação na campanha de anúncios do Facebook Ads? Garanta aparecer – e aparecer bem – para quem está buscando a sua empresa agora!
- Ser invasivo
É importante aparecer e ser notado, mas existe uma linha tênue entre conveniência e inconveniência.
Primeiramente que ninguém é muito fã de anúncios. Não podemos negar que aquele anúncio que aparece na frente de um conteúdo que você está lendo ou assistindo é muito chato, certo?
As pessoas estão na internet porque querem acessar entretenimento, conhecimento, relacionamento e informação. Não para serem alvo de anúncios que dizem compre, compre, compre.
É preciso ter muito cuidado para não ser… chato!
Afinal, ser invasivo é a forma mais rápida de afastar o seu público, e esse é justamente o contrário do objetivo de fazer anúncios.
- Não ter um site
Dependendo do seu segmento, não importa muito se é um site cheio de páginas, com fotos e vídeos, com depoimentos de clientes, com cardápio, portfólio, etc. ou um site simples, apenas institucional ou informativo.
O que importa é criar um site – obviamente bem feito e responsivo, afinal, ele é a “casa digital” da sua empresa.
Imagine que todas as atuais redes sociais são desativadas (quem usou Orkut sabe), qual vai ser o canal de comunicação entre a sua marca e o seu público-alvo e clientes?
Além disso, diante de tantas empresas falsas e golpes na internet, ter um site é um sinal de confiabilidade que você pode passar da sua empresa para o público. Bem como deixá-lo completo e personalizado, com a cara e linguagem da marca, otimizando a identificação e conexão da persona com a empresa e seus valores.
- Não analisar dados e mensurar resultados
E aí, o marketing da sua empresa captou quantos clientes esse mês? Através de qual mídia e de qual assunto?
Ter e analisar dados, indicadores e métricas é fundamental para identificar os erros de marketing. Afinal, no marketing, muitas decisões são baseadas em testes, erros e acertos.
Então, sem mensurar os resultados, como vai saber o que deu certo e o que não deu?
Marketing não é produzir conteúdo, anunciar e torcer pelo melhor. É analisar e ser guiado por dados – ou seja, pelo que é concreto, assim como fazemos aqui, na Agência yard., uma agência de marketing, especialista em inbound marketing, que entrega soluções inteligentes e resultados mensuráveis.
Caso queira ajudar para parar de cometer esses erros de marketing, fale com a gente!