redes sociais

6 dicas para criar conteúdo no Instagram

Blog
Por Hellen Scheidt
22 de dezembro de 2020 | 8 minutos

Seja para empresas ou criadores de conteúdo, criar conteúdo no Instagram que seja interessante para o seu público-alvo é essencial para garantir o engajamento nas redes. 

Ao criar conteúdo no Instagram para uma marca ou empresa, o feijão com arroz é ter um calendário com todas as datas comemorativas do ano. Além de Páscoa, Dia das Mães e Natal, por exemplo, busque por datas específicas que remetem ao ramo da empresa. Se estiver produzindo conteúdo para uma marca que comercializa vestimentas esportivas, não pode deixar de fazer um post comemorando o Dia do Esportista em 19 de fevereiro, por exemplo.

Depois de feito o básico e estando com o calendário de datas comemorativas em mãos, o próximo passo na criação de conteúdo para Instagram é planejar os demais posts. 

Primeiro, caso esteja produzindo conteúdo sobre uma área ou tema que você não tem conhecimento aprofundado, busque ler, ouvir ou assistir vídeos sobre. Pesquise por blogs especializados, canais no YouTube ou podcasts. Entenda como esse nicho funciona, quais as principais demandas por conteúdo e como se comunicar com o público.

Mas é importante lembrar: utilizar referências não deve levar ao plágio! Use os conteúdos já disponíveis como inspiração para ter ideias originais.

A receita do post de Instagram perfeito

Criar conteúdo no Instagram Ilustração

Existem alguns fatores que influenciam no desempenho do seu post além dos que serão listados aqui, principalmente o alcance orgânico do seu perfil. No entanto, há algumas características indispensáveis para gerar mais engajamento:

1 – Faça um design atraente

Existem alguns sites e até aplicativos que facilitam o processo de criação de conteúdo para Instagram. O Canva, por exemplo, possui diversos templates prontos que você pode utilizar e adaptar para a sua marca. 

Mas o ideal é optar pelo trabalho de um designer. Assim, suas publicações terão um aspecto mais profissional e trarão mais resultados.

2 – Redija um texto convidativo

Cuidado com os textos curtos ou compridos demais. Lembre-se que o próprio Instagram dá mais destaque às imagens do que aos textos. Vá direto ao ponto e utilize estratégias de convencimento nas primeiras linhas para instigar o usuário a continuar lendo.

Um texto que não é objetivo torna-se mais cansativo. Por isso, evite os “textões”. Se não tiver como resumir mais, tente transformar o conteúdo em um post carrossel, distribuindo as informações em várias imagens, mas sem muito texto.

3 – Utilize emojis

Os emojis devem ser usados nos textos ao criar conteúdo no Instagram, mas tenho algumas dicas para evitar exageros ou erros.

  • Use emojis para dar quebras no texto ou destaque para uma palavra ou frase;
  • Utilize emojis que façam sentido para a sua marca. Se for um pet shop, aproveite os diferentes cachorros e gatinhos disponíveis, além de carinhas felizes e de coração. Se for uma empresa mais formal, busque emojis que façam sentido e mantenham a “seriedade” do negócio;
  • Entenda o significado de cada emoji. É comum vermos por aí pessoas utilizando “😂” como um emoji triste. Para selecionar os melhores para cada ocasião, eu utilizo o Get Emoji, que possui todos os emojis disponíveis para você copiar e colar e também uma emojipedia, que descreve o que representa cada um. Assim, não terá erro ao escolher.

Emojipedia

A emojipedia disponibiliza um pequeno resumo explicando o significado do emoji, resultados semelhantes e também as variações de dispositivo para dispositivo. No entanto, só está disponível em inglês, mas nada que uma ajudinha do Google Tradutor não resolva.

4 – Use hashtags

Utilizar hashtags é importante para que o conteúdo produzido para o Instagram apareça para mais pessoas. Inclusive as que não seguem o seu perfil. No mesmo sentido dos emojis, é necessário buscar por hashtags que façam sentido.

Uma dica valiosa é usar a barra de pesquisa do próprio aplicativo do Instagram para encontrar as hashtags mais utilizadas pelos usuários. Você só precisa digitar “#” seguido do termo que deseja. Confira o exemplo abaixo.

Criar conteúdo Instagram hashtag

Depois, é só utilizar o mesmo texto das hashtags que estão bombando ao criar conteúdo no Instagram. Assim, não corre o risco de usar hashtags que ninguém mais conhece. 

5 – Distribua os conteúdos ao longo do mês

Pense em uma periodicidade. Você não precisa postar todos os dias, mas não adianta estar ativo no Instagram nos primeiros sete dias e o restante do mês não publicar nada. Planeje mensalmente e distribua os posts de forma equilibrada durante os dias. 

Para automatizar esse trabalho, você pode utilizar algum programa de agendamento de posts. O mLabs é um dos mais utilizados, no entanto, é pago e o valor depende do número de contas administradas. 

6 – Conte com ajuda especializada

Principalmente para empresas, o ideal é ter profissionais com experiência para gerir e monitorar a criação de conteúdo no Instagram. Busque por uma agência de marketing digital completa para oferecer todos os recursos citados acima.

Artigos Relacionados

redes sociais

Até onde meu time de relações públicas pode chegar?

Autor Bruno 5 minutos
Vivemos em um mundo onde a internet simplesmente tomou conta. A quantidade de informações que recebemos diariamente é de proporções astronômicas e vai do usuário decidir o que é relevante, interessante, importante ou até mesmo o oposto disso. Com quantos memes você teve contato apenas no... Leia Mais
redes sociais

Anúncios nas redes sociais – Facebook Ads

Autor Lucas Ribas | 9 minutos
Artigo publicado originalmente em 08/09/2020 e atualizado em 07/06/21. O engajamento orgânico é amplamente discutido e estudado desde que empresas passaram a enxergar as redes sociais como importantes ferramentas para divulgação de seus negócios. Hoje eu entendo que, mais do que buscá-lo, a... Leia Mais
redes sociais

Pare de acreditar em engajamento orgânico

Autor Hellen Scheidt | 5 minutos
O principal objetivo aqui não é te fazer parar de acreditar no engajamento orgânico em si. Mas sim repensar a ideia de que ele, sozinho, é capaz de trazer sucesso para uma empresa ou capaz de solucionar a maioria dos "problemas" envolvendo o marketing de um negócio.  Rolando o feed ou o... Leia Mais