ferramentas

6 ferramentas para automatizar relatórios de marketing digital

Blog
Por Hellen Scheidt
11 de abril de 2022 | 8 minutos

Chega de gastar tempo fazendo contas manuais! Selecionei 6 ferramentas para automatizar relatórios de marketing digital que você precisa conhecer. Diminua o tempo gasto reunindo dados para produzir seus relatórios e tenha mais tempo disponível para analisar as informações de forma estratégica.

 

As ferramentas listadas aqui vão ser úteis, principalmente, se você possui um site, investe em Google Ads e em anúncios nas redes sociais, possui um software de gestão de leads ou CRM. 

 

Acompanhe.

 

Google Analytics 4

O Google Analytics 4 (GA4) é um serviço gratuito do Google que armazena e organiza dados de usuários que visitam seu site. O GA4 oferece diversas possibilidades de visualização de dados.

 

Se você nunca acessou uma propriedade do GA4, vou dar alguns exemplos de informações que você pode obter através da plataforma.

 

1 – Relatório em tempo de real das pessoas que acessam seu site

Você pode visualizar dados como: de qual cidade vêm os acessos, de qual tipo de dispositivo, qual origem desses usuários, quais eventos eles ativaram, etc.

 

2 – Engajamento dos usuários

Veja o tempo médio que as pessoas permanecem no seu site, as principais páginas visitadas, os eventos ativados, entre outros. 

 

3 – Aquisição de usuários

Descubra de onde vem a maior parcela de tráfego do seu site e utilize os dados para otimizar seu investimento em mídia.

 

Make

Make (antigo Integromat) é uma ferramenta que possibilita a automatização de diversos sistemas e pode ser utilizada para facilitar a coleta de dados para relatórios de marketing digital. A ferramenta possui integração com os mais variados aplicativos, programas e softwares. Vou citar dois exemplos de automações que você pode fazer com o Make:

 

1 – Coletar dados das suas campanhas de Facebook e Instagram Ads e enviar periodicamente para uma planilha do Google Sheets. Você pode coletar os mais variados dados das suas campanhas, como gasto, cliques, impressões, alcance, resultado, entre outros. 

2 – Produzir um formulário para feedbacks utilizando o Typeform, integrar com uma planilha do Google Sheets pelo Make e ainda fazer com que cada vez que a planilha recebe dados, você seja avisado por email.

 

Seria impossível tentar demonstrar aqui todas as possibilidades de automação que o Make permite, por isso, o melhor a fazer é criar uma conta na ferramenta e testar até encontrar opções que com certeza irão facilitar muito seus relatórios de marketing digital. O Make possui um plano grátis, mas há um limite de duas automações ativas simultaneamente e o volume de dados que você pode processar por mês. Mas mesmo a versão gratuita é uma grande ajuda para automatizar relatórios.

 

Woopra

A Woopra é uma excelente ferramenta que permite uma análise detalhada da jornada de compra dos usuários do seu site. Assim como o Analytics, você precisa instalar no site um código para que a ferramenta comece a receber os dados e gerar relatórios. E, assim como o Make, ele permite realizar algumas automações. O Woopra possui uma versão grátis, mas ela apenas retém os dados durante 90 dias. Vale você analisar se isso é o bastante para o objetivo do seu relatório de marketing digital, considerando que existem produtos com jornadas de compra mais longas que 90 dias.

 

 

Matomo

A ferramenta Matomo se apresenta como uma concorrente ao Google Analytics. Ela permite rastrear dados pessoais dos usuários do seu site (tudo de acordo com as leis de privacidade), opção que não está disponível no Analytics. Um ponto positivo para contas com grande histórico de dados e já utiliza o Google Analytics, é que você importar esses dados para a Matomo. A ferramenta também possui uma versão grátis para usar e descobrir se realmente vale o investimento para melhorar seus relatórios de marketing.

 

Kissmetrics

Essa é outra ferramenta que oferece algumas possibilidades além do que o Google Analytics possui atualmente. A Kissmetrics permite que cada ação realizada no seu site seja vinculada a uma pessoa (no Analytics é anônimo). Essa funcionalidade permite conectar todos os dados de navegação a uma pessoa, por mais que esse usuário acesse o seu site de vários dispositivos e navegadores diferentes. Para entender melhor a diferença, no Google Analytics a ferramenta assume que cada visita é uma pessoa diferente.

 

Outro ponto positivo da ferramenta é que ela permite analisar as desistência ao longo da jornada de compra do cliente. Dessa forma seus esforços em publicidade podem se tornar mais efetivos. O ponto negativo da Kissmetrics é que apenas existe uma versão gratuita para teste, por tempo limitado. Para utilizar qualquer plano, você precisará pagar a partir de $299 por mês.

 

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta cheia de possibilidades para gerar relatórios de marketing digital. Também é uma ferramenta grátis do Google e 100% personalizável. Você pode criar dashboards com os mais diferentes tipos de gráficos e, o melhor, que atualizam em tempo real. Por ser do Google, o Data Studio possui integração com todos os outros produtos da empresa. E para receber os dados de outras plataformas, você pode facilmente utilizar uma das ferramentas acima para coletar dados automaticamente.

 

O que fazemos aqui na yard., por exemplo, é coletar dados de outras plataformas através do Make e enviar esses dados para uma planilha Google Sheets. Dessa forma, conseguimos reunir todos os dados em tempo real pelo Data Studio.

Exemplo de dashboard do Google Data Studio

Exemplo de dashboard do Google Data Studio.

 

Conclusão

Se você gostou deste artigo, aproveito para indicar dois posts do blog da yard. O primeiro, que reúne algumas ferramentas que irão ajudar a organizar a sua empresa. Nele você vai encontrar ferramentas como o Google Analytics e outras como o Slack e o Trello. E, também, este artigo que explica o que é uma agência de marketing de resultado.

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais