acessibilidade

A acessibilidade digital vai transformar sua empresa (Não só em tempos de pandemia)

Blog
Por Alisson
30 de julho de 2020 | 7 minutos

Se assim como eu, você demorou muito tempo para se aprofundar nesse assunto, vamos com calma, neste artigo quero provar para você que a acessibilidade digital e a inclusão digital não só vão transformar você como pessoa, como também vão impactar milhares de outras pessoas que sofrem diariamente com as barreiras da web.

Caso você ainda não saiba exatamente o que é a tal acessibilidade digital, vou resumir para você. A acessibilidade digital é um conjunto de métodos e práticas que vão facilitar/possibilitar o acesso de pessoas que sofrem com algum tipo de impedimento em suas experiências na web, como por exemplo, os idosos ou aqueles que sofrem de alguma deficiência visual e se deslocam em uma página através dos sons e textos lidos por vozes sintetizadas de um programa.

Ilustração, garota cega navegando na internet.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, preparei alguns dados relevantes para você.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 23,9% do total da população brasileira (45 milhões pessoas) sofrem de alguma deficiência, desse total, 6% tem algum problema relacionado à visão, como detalhado abaixo.

  • 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);
  • 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar).

Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes. Caso queira encontrar mais detalhes sobre toda a pesquisa, existe um belo artigo da Fundação Dorina Nowill que explica detalhadamente sobre a pesquisa, clicando aqui você pode acessar o artigo.

E se eu te falasse que só 1% de todos os sites do Brasil são totalmente acessíveis, você acreditaria? Sim, é verdade. Ou seja, 99% de todos os endereços na web apresentam pelo menos uma barreira na experiência de um usuário com deficiência e, em muitos casos, vão impossibilitar que essa pessoa conclua seu objetivo, como por exemplo, o check-in de uma compra online.

“Pela segunda vez, desde agosto de 2019, Movimento Web para Todos e BigData Corp visitaram os 14,65 milhões de endereços ativos da web brasileira para avaliar o seu nível de acessibilidade com foco na experiência do usuário com algum tipo de deficiência”


“Mas o fato é que ainda temos 99,26% dos sites com pelo menos um problema a ser solucionado em termos de acessibilidade”

Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp

Como nós podemos mudar esses dados?

Tornar um site, app ou qualquer plataforma web acessível, não é um bicho de sete cabeças, mas também não é só alterar o contraste de um botão. Para nossa sorte, as organizações estão aí para nos ajudar, então apresento a vocês o movimento Web Para Todos que, desde 2017, mobiliza a sociedade para transformar a vida de muitas pessoas que sofrem com a exclusão e as diversas dificuldades de acessar os conteúdos da internet.

O movimento WPT  fornece uma gama de materiais educativos que possibilitam você, dono de um site, programador ou publicitário, “transformar” seu site para que todos aqueles que sofrem de alguma deficiência possam navegar tranquilamente, mas não se assuste, isso não significa que você terá que fazer tudo do zero, estamos falando de práticas que você pode ir ajustando e implementando no conteúdo do seu site e também no layout.

Caso você já tenha um site e queira avaliar a acessibilidade dele, a WPT também fornece essa avaliação grátis, envie um email com o endereço para contato@mwpt.com.br e eles encaminharão a análise gratuitamente.

Como isso vai impactar sua empresa e seus lucros

Ter um site acessível desde seu projeto significa ter um site rápido, de boa usabilidade e que pode abranger todos os seus clientes. Proporcionar uma boa experiência para essas pessoas aumentará naturalmente sua taxa de fidelização e você só sairá ganhando, inclusive quando o assunto for lucro no final do mês. Porém, MAIS do que isso, fazer parte desse movimento é fortalecer sua marca, uma marca humana e que acredita em transformação é uma jogada de branding incrível.

Aqui na agência, a equipe está muito animada para começar essa série de transformação, nosso objetivo é tornar nossos sites e materiais acessíveis, como nós fomos conscientizados, faça você sua parte e ajude esses 45 milhões de brasileiros que hoje sofrem de várias barreiras na web.

Artigos Relacionados