design

Como criar logotipo para marcas e empresas

Blog
Por Diluan Matos
23 de maio de 2022 | 5 minutos

A logotipo é uma das partes mais importantes de toda a marca. Sendo a responsável por gravar a empresa na mente do consumidor, além de transmitir confiabilidade e a identidade visual da marca em si, podendo ser a porta de entrada de novos clientes para o seu negócio. A identidade visual é distinta da marca em si. Enquanto a identidade visual de uma empresa é o modo como ela se mostra ao público, a logotipo é o “resumo” disso. No processo de criar logotipo você tem que ter ciência de que um bom logotipo pode e é usado como base para criação de projetos de design e destaca a marca da concorrência.

 

Para saber como criar um bom design de logotipos para marcas e empresas você pode seguir estas dicas:

  • Entenda a identidade visual da marca

Primeiro de tudo, você deve entender qual a identidade visual do cliente. Caso seja alguma empresa nova e ela ainda não tenha uma identidade, você pode passar um briefing para o seu cliente (o que é recomendado), ou pode entrevistá-lo com questões que você considere mais importante. Por exemplo: Por que abriu seu próprio negócio? Quais os valores da sua marca? Que vibe você quer que a empresa transmita? O que a diferencia das outras?

 

  • Busque referências

Agora que você conhece a identidade da marca do cliente e sabe como a marca deles atua e funciona, está na hora da parte mais importante para a criação: Buscar referências. Você pode se basear no estilo de concorrentes e de empresas que tenham o estilo semelhante com a marca que você trabalha. Em sites como Pinterest e Behance, você irá encontrar o que precisar.

Pesquisa feita no site pinterest mostrando exemplos de logotipo

Behance     Pinterest

  • Defina a tipografia

Para consolidar a identidade de uma marca, defina com o logotipo qual fonte será predominante para a marca. Baseie-se na personalidade da marca para escolher um tipo. Brinque com as fontes, escolha vários tipos, transforme-as de pouco em pouco até chegar no resultado que você deseja.

 

  • Escolha das cores

Para fazer a escolha das cores ao criar o design do seu logotipo, entenda a psicologia das cores, o que cada uma delas significa e como pode combinar elas entre si. Por exemplo, marcas que trabalham com alimentos normalmente utilizam a cor vermelha, pois ela instiga a fome.

McDonalds, Burguer King, Kfc, Coca-cola e pepsi. Todas utilizam a cor vermelha de forma significativa

  • Crie mais

Ao finalizar o processo, para ter um resultado melhor, o ideal é repetir ele. Um bom designer sempre entrega mais de um trabalho, além de que isso mostra ao seu cliente competência, então crie outros logos, até se sentir satisfeito com a quantidade e qualidade deles.

 

  • Pedir feedback

Após sentir que gerou resultados suficientes, peça feedback a outras pessoas, pergunte o que mais chamou atenção em cada logo, o que a pessoa removeria e que sentimento ela transmite. Afinal, podemos acreditar que estamos transmitindo algo, mas pessoas diferentes de nós podem não enxergar a obra com os mesmos olhos.

 

Dicas importantes

      Agora que você sabe como criar uma logo, vou lhe passar dicas importantes de como garantir um bom resultado de maneira mais prática. Nenhum destes conselhos é essencial, mas grandes marcas atendem a grande parte dos seguintes critérios. E essa é a diferença de uma logo, pra uma boa logo.

Destaque da concorrência

É óbvio que, ao criar um logotipo, você almeja que ele se destaque dos demais, mas como fazer isso? A dica de se basear em marcas com a personalidade que você quer passar é super válida. Mas, em alguns casos isso pode jogar contra você. Como por exemplo: no ramo de fastfoods, usar vermelho e amarelo é ideal, pois as pessoas já associam a comida. Contudo, dependendo da forma de como você use, pode estar associando ao próprio McDonalds e assim dando a impressão de que você está tentando copiar eles ou mesmo fazendo propaganda para eles. Então não tenha medo de inovar.

 

Use trocadilhos

Trocadilhos tornam mais fácil para clientes lembrarem da marca em si. Por exemplo, uma sorveteria com o nome Picolé cujo o nome está escrito em um picolé. Mas, tome cuidado para não fazer mais do mesmo sendo mais um em meio a multidão.

Várias logotipos de mercado utilizando carrinho de compras como seu elemento principal

Menos é mais

Ao criar o logotipo, evite usar degradê, apegue-se a poucas cores e não use mais de uma figura. Uma boa logo consegue ser visualizada e compreendida em 2 ou 3 segundos. Isso é o bastante para gravar a imagem na cabeça de clientes.

 

Mantenha a tradição

Não utilize temas novos e atuais, nem tendências de design para os logos. Elas podem até ficar legais no momento, mas isso faz com que ela fique defasada mais rápido e uma boa logo resiste ao tempo.

 

Seja flexível

Um logotipo sempre será utilizado pela marca em diferentes situações. E diferentes situações requerem diferentes formas, crie sempre a versão horizontal e vertical da logo, também a versão negativa, branca e de cores invertidas.

 

Seja diferente

Arrisque-se, seja diferente de outras marcas, utilize formas, cores e elementos novos num geral. Essa pode ser a dica mais difícil de seguir, mas é ela que vai destacar a sua logo e fazer com que ela fique na cabeça das pessoas.

 

Não use o logotipo da marca sem seu nome

Ao criar a logotipo, crie um espaço harmonioso para que ele fique “encaixando” com o nome da marca. Enquanto a logotipo for nova, use sempre o nome acompanhado dela, seja ao lado, em cima ou embaixo. Faça isso até os clientes regulares da marca passarem a associar a logo diretamente com seu nome e, então, você pode retirar o nome e utilizar apenas a logo.

Logo da nike com a escrita "nike" em cima, seguida da logo com apenas o símbolo

 

Você sempre espera ter o melhor resultado, certo? Para isso o mais importante é que as pessoas certas se envolvam no projeto, conheça a yard. Somos uma agência que “luta por cada jarda” especialistas em marketing digital, que busca sempre o melhor resultado, não apenas na hora de criar a sua logotipo, mas para tudo que sua empresa precise.


Obrigado por ler até aqui! Espero que as dicas tenham sido úteis para você e que com elas você consiga criar ótimos projetos! Se gostou, deixe o feedback aqui embaixo e dê uma olhadinha nos outros artigos de blog. Temos outros posts relacionados a design envolvendo criação de logos e identidade visual que vão lhe ajudar muito a evoluir.

Agência yard. : Criação de logotipo e projetos de identidade visual

Artigos Relacionados

design

Inteligência artificial do Photoshop: como aplicar no dia a dia

Autor Melissa
Como designer escuto muitos debates sobre se a inteligência artificial pode substituir o trabalho do designer que utilizam o Photoshop. Após ouvir inúmeras discussões no passado sobre como o Canva substituiria o designer, meu pensamento não é pessimista de acreditar nisso. A inteligência... Leia Mais
desenvolvimento de sites

Dicas para melhorar sua landing page no RD Station Marketing

Autor Alisson 10 minutos
Quer aprender a fazer landing pages profissionais no RD Station Marketing (Ou outro site builder)? Acha que a sua plataforma de criação de landing pages não te fornece recursos o suficiente e isso te limita? Oba, neste guia vou te entregar dicas de códigos e macetes para fazer suas landing... Leia Mais
design

Como criar Landing Pages

Autor Diluan Matos | 5 minutos
Quer saber como criar Landing Pages? Aqui você encontra o que precisa para saber como criar! O que é uma Landing Page? Uma Landing Page ou uma LP, para os mais íntimos, é em sua tradução literal uma página de aterrisagem para os usuários, ou seja, o primeiro local onde os usuários vão... Leia Mais