Como gravar 100 episódios de podcast

O yardcast, podcast produzido pela Agência yard. desde 2019, chegou ao 100° episódio. Para comemorar, preparamos um artigo com dicas para quem está começando um podcast ou busca recomendações para alcançar uma marca como essa.

1 – Aborde temas com naturalidade

O podcast da yard. surgiu de uma reunião semanal para discutir sobre livros e artigos de marketing, que até o momento não era gravada. Após o RD Summit de 2019, as conversas sobre livros deram lugar ao podcast com temas de marketing baseados no dia a dia da agência.

 

Essa contextualização serve para explicar melhor como é possível tratar temas com naturalidade. Escolha falar sobre áreas que você domina, de maneira descomplicada e que seja capaz de explicar com didática. Normalmente, uma pessoa tem mais facilidade de explicar sobre assuntos com que trabalha diariamente e isso pode ser aproveitado para o podcast.

 

Selecione os temas que você domina e faça um recorte de acordo com o que está em alta:

  • Você entende muito sobre contratos jurídicos? Grave um episódio sobre um case de sucesso ou algo desastroso e aproveite para explicar sobre contratos em geral;
  • O seu trabalho é com criação? Produza um podcast sobre criatividade e referências, incluindo o que você usa na sua rotina, baseado em uma tendência desta semana;
  • Você é professor(a) de inglês? Faça um episódio comentando sobre os memes estrangeiros do momento e explique o conteúdo a partir deles.

 

2 – Mantenha uma periodicidade

A periodicidade não é importante apenas para quem vai ouvir seu podcast, mas também para você que está produzindo. Defina um dia para gravar, um prazo para editar, a data para publicá-lo e evite atrasos. Se você precisa de mais dicas sobre produtividade, acesse este artigo.

Imprevistos acontecem e demandas mais importantes vão aparecer sempre, por isso a organização é tão importante. Se não for possível gravar na data definida, já tenha em mente que você precisará adiantar a gravação ou programe-se para fazê-la assim que for possível. O ritmo de produção é importante para alcançar o marco de 100 episódios de podcast.

 

3 – Dedique seu tempo

Dedicar o seu tempo no planejamento, produção, edição e divulgação é essencial, mas a única pessoa que pode definir quanto tempo é você mesmo(a). Veja quanto do seu tempo você pode dedicar para fazer o podcast. Será em um horário livre ou você vai organizar na sua agendar para dar conta junto com outras demandas de trabalho ou estudos?

 

Se for necessário, faça escolhas para priorizar o que você conseguirá entregar. Uma opção é aumentar o tempo para preparação de um roteiro e pesquisar conteúdos e não dedicar tanto na edição. Outra é produzir um conteúdo mais rápido, mas que tenha uma edição elaborada, com efeitos sonoros, trilha e outros elementos. O importante é que todos os aspectos da produção caibam no tempo que possui para fazer o podcast.

 

4 – Não busque apenas resultado

Não inicie um projeto querendo apenas sucesso. Isso vai fazer com que você tenha dificuldades pra cumprir a primeira dica, que é tratar seus temas com naturalidade. Tente manter um equilíbrio entre abordar os assuntos em alta e outros conteúdos relevantes, como suas vivências pessoais e conteúdos evergreen, por exemplo.

 

Ouça o 100° yardcast:

yard.

Leave a Comment
Share
Published by
yard.

RD Summit 2024 – Cupom de desconto

Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…

2 semanas ago

O que é o evento RD Summit?

O evento RD Summit é o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América…

1 mês ago

RD Summit – Ingresso VIP vale a pena?

Se você quer saber tudo sobre o ingresso VIP do RD Suumit e se está…

1 mês ago