gestão

Qual é o segredo para ter mais produtividade no trabalho e na vida?

Blog
Por Ecco
27 de abril de 2021 | 5 minutos

Produtividade é fazer mais em menos tempo. Mas “fazer mais” não significa fazer muita coisa, e sim fazer algo bem feito sem atrasar. Eu acredito que produtividade está diretamente ligada à qualidade (pelo menos em trabalhos como o meu) e não apenas à velocidade.

Mas ser produtivo é um desafio, sem dúvidas. Nós temos muitas distrações no dia a dia e elas podem atrapalhar demais esse processo.

Mas se você não for produtivo, vai sofrer por isso, afinal, a produtividade é importante em tudo. Se você é um funcionário produtivo, isso vai te botar em destaque na empresa e vai ajudar você a ser valorizado. Se você é dono de uma empresa, vai ajudar você a se destacar da concorrência e ganhar território.

De maneira geral, a produtividade gera mais retorno, traz mais dinheiro e reconhecimento. É uma característica muito importante para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho e na vida.

Mas como ser mais produtivo sem enlouquecer?

Às vezes parece difícil, né? Principalmente naqueles dias que parece que tudo distrai, ou que não conseguimos sair do lugar, que bate uma preguiça ou cansaço… mas aí eu acredito que é uma questão mental muito importante para se resolver.

Acredito que cuidar da mente é um dos passos mais importantes para ser produtivo. E aí é claro que as coisas não são tão simples assim, não há mágica para ajudar nisso, é uma questão complexa, individual e que deve ser levada muito a sério. Então o primeiro passo para ser produtivo é cuidar da cabeça.

O segundo passo é o planejamento, principalmente em relação à definição de prioridades, definição de prioridades e organização de rotina. Para isso, eu recomendo muito que você use ferramentas semelhantes ao Trello, que são perfeitas para organizar suas tarefas no trabalho ou na vida.

Quer saber mais sobre o Trello? Dá uma olhada nesse artigo.

Em seguida eu valorizo muito a capacidade de concentração para realizar as tarefas. Isso significa sobreviver ao universo de distrações que temos ao nosso redor. Sejam conversas paralelas, notificações do WhatsApp, ou até mesmo uma irritação na pele ou coceira, que fica nos irritando o tempo todo.

Acredito que também é muito importante dar intervalos em nossas tarefas. Uma pausa para respirar, sair da cadeira um pouco, conversar com alguém para distrair um pouco é benéfico, desde que você faça isso no momento certo, que costuma ser quando o seu grau de inspiração não está tão elevado assim.

Um grande desafio da produtividade é o perfeccionismo. Sinceramente, eu acho que, para ser mais produtivo, é preciso entender que a perfeição não existe. Convenhamos, você sempre pode trabalhar um pouco mais para melhorar aquilo que está fazendo, sempre há um ajuste ou outro que pode tornar aquilo ainda mais incrível, mas será que ele é realmente necessário? Saber o momento de parar é essencial para produzir mais.

É válido também buscar formas de fazer mais rápido sem perder qualidade (usar ferramentas de automatização ou até mesmo trocar o email por WhatsApp para tirar dúvidas rápidas que te impedem de avançar, por exemplo).

E por último, mas ainda muito importante, um impasse que muitas pessoas podem ter: Devo ou não alternar tarefas? Acredito que essa é uma decisão mais pessoal, você precisa avaliar o que é melhor para você. Eu não gosto muito, prefiro forcar em algo até finalizar, mas costumo alternar quando estou há muito tempo em uma coisa só e sinto que não está sendo tão produtivo, aí uso outra tarefa “menor” para alternar e dar uma folga na tarefa maior.

Em resumo, é isso o que eu penso sobre produtividade no trabalho (e na vida) e é o que me faz ser produtivo no que faço. Nem sempre dá certo, tem dias que são excelentes, tem dias que não são tão bons assim, mas no longo prazo com certeza funciona.

E lembre-se: Não deixe que a busca pela produtividade prejudique sua saúde, não torne isso uma obsessão, pois se isso acontecer, com certeza você vai ter problemas.

Artigos Relacionados

gestão

Como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa

Autor Leonardo Silva | 5 minutos
Entre os grandes chefes e líderes executivos, muito se é perguntado sobre como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa. Uma equipe de profissionais que atuam em alta performance, onde é possível extrair o máximo de cada funcionário, é o cenário ideal para as... Leia Mais
gestão

O que faz um jogo ser tão divertido para os seres humanos? E como usar isso em seu negócio

Autor Alisson 5 minutos
Você sabia que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C? Os jogos estão inseridos em nossa sociedade há muito tempo e, de longe, são o maior método de diversão que nós seres humanos adotamos, sejam jogos de tabuleiro, cartas, digitais ou... Leia Mais
gestão

O que é a comunicação assertiva: 5 dicas de como ela pode otimizar os processos dentro da sua empresa

Autor Graziele Martins | 3 minutos
A comunicação assertiva pode ser a chave para potencializar os processos dentro da sua empresa e neste artigo você vai entender o porquê! Para começar a conversa: o que é ter uma comunicação assertiva? Quando falamos em comunicação, é natural que associemos a uma comunicação... Leia Mais