A idéia do “Content first” é, geralmente, usada em product designers. Significa liderar um projeto pelo conteúdo, e não pelo visual.
Um famoso exemplo de profissionais que estão sendo liderados pelo visual são aqueles que abusam de textos fictícios e palavras genéricas. Já ouviu falar do famoso “Lorem ipsum”? É um texto fictício que alguns profissionais usam para ocupar os espaços tipográficos que não tiveram o seu conteúdo produzido ou ainda não foram definidos. Além do “Lorem ipsum” existe também o “Hello world” e o “John Doe” que também são usados para preencher os textos indefinidos.
Se você já recebeu algum projeto com um visual impecável, mas todo o texto do material era composto por esses textos fictícios, só pode significar uma coisa: todo o projeto foi liderado pelo design, e o conteúdo (que é sua base) será substituído depois. E ele vai ter que ser limitado, para se encaixar nos tamanhos pré definidos e no visual, que muita das vezes, é bonito, mas não passa de fato a essência do projeto ou empresa.
Não confunda as coisas, o design é importante
O design é importante. Não se trata de esquecer o design ou de fazer todo o seu conteúdo antes de começar o design. É sobre conteúdo e design trabalhando juntos.
O content first é necessário porque há uma tendência para as empresas deixarem a qualidade do conteúdo cair no esquecimento, para valorizar o visual. Lorem ipsum é resultado do medo. Medo de colocar palavras na página.
Liderar com o conteúdo é dar mais atenção ao conteúdo, diminuir a pressa e pensar a partir de uma perspectiva de design sobre as palavras que realmente serão utilizadas no projeto.
Trata-se de pensar em como a maneira como que você cria seu conteúdo pode fazer a diferença para seus stakeholders e clientes.
Por que o conteúdo precisa vir primeiro?
O bom visual é excelente, mas você precisa educar e informar seu público-alvo com conteúdo, se quiser envolvê-lo o suficiente para encantá-lo. Se seus blogs, folhetos, infográficos e postagens em mídias sociais não fornecerem ao seu público, as informações valiosas que eles precisam, eles não conseguirão captar muito bem a sua mensagem e não vão se interessar pelo seu produto ou serviço.
Se você se concentrar no conteúdo poderá obter uma base de trabalho, rapidamente. O conteúdo existente, ou até os rascunhos que você salvou, podem ser combinados, retrabalhado e reutilizados conforme necessário. Dessa forma, você pode obter mais e melhores conteúdos para o público.
Eu posso usar o pensamento “content first” para outras áreas além do design?
Sim! Um conteúdo útil e bem feito é o seu maior objetivo, então você pode e deve levar isso em consideração para tudo, em qualquer que seja o seu setor de atuação. O objetivo é sempre produzir conteúdos, produtos e serviços úteis, que proporcionam momentos únicos e que mudam a vida de seus clientes e usuários.
Liderar com o conteúdo prepara você para o sucesso, porque te obriga a obter uma visão clara e panorâmica de todo o seu conteúdo e, em seguida, trabalhar com rapidez e eficiência a partir daí.
Com esse pensamento, você vai manter seus clientes sempre cativados, pois você vai criar materiais relevantes e úteis para o seu público.