O termo UX em UX Writing, significa User Experience, ou em português: Experiência do Usuário.
O UX é um conceito que visa compreender a jornada do usuário durante o uso de um produto, focando nas suas reações e oferecendo soluções para que as experiências de quem está utilizando o produto sejam as mais positivas possíveis. Afinal, é o usuário quem irá usar e adquirir o seu produto.
Neste artigo, falaremos sobre a técnica de UX que utiliza textos para guiar os usuários. Continue lendo o artigo e saiba o que é UX Writing, como ele ajuda o usuário e algumas dicas práticas de como aplicá-lo.
UX Writing é a forma como um produto/serviço conversa com o usuário, buscando sanar todas as dúvidas, trazendo respostas necessárias, guiar e auxiliar a navegação durante o uso de um produto.
No caso de produtos digitais, isso inclui títulos, descrições, botões, formulários, mensagens de erro e páginas de agradecimento de páginas, softwares e aplicativos.
Diferentemente de escritas como o Copywriting ou o Webwriting, o UX Writing tem como foco o usuário. Mas isso não significa que os aspectos comerciais são deixados de lado, é possível encontrar um equilíbrio entre os objetivos do produto e as necessidades do usuário e oferecer uma experiência agradável.
O objetivo do UX Writing é criar textos que conversem com o usuário de uma forma que pareça que aquilo foi escrito exclusivamente para ele, não importando quem ele seja, de onde seja, sua escolaridade, etc.
Agora que já sabemos o que é UX Writing, vamos conhecer algumas práticas que vão deixar a jornada do usuário durante o uso do produto mais suave e amigável.
Uma linguagem clara é tudo o que o usuário espera quando está utilizando um produto ou serviço.
Certifique-se de que a pessoa que está lendo o conteúdo está entendendo o que você está querendo passar sem ficar com nenhum tipo de dúvida.
Um texto conciso significa que ele terá poucas palavras e será muito bem descrito.
Vá direto ao ponto! O usuário quer saber apenas o que ele está procurando. Os textos devem ter o propósito de ajudar o usuário a conquistar o seu objetivo.
Títulos e descrições de formulários devem ser sempre breves e descritivos, deixando claro qual ação será realizada ali.
Vamos analisar o UX Writing aplicado a uma landing page desenvolvida para um cliente da yard.
Exemplo de UX Writing aplicado em landing page desenvolvida pela yard.
O título “Agende a sua visita para conhecer a obra” deixa claro a finalidade da página: agendar uma visita.
E a descrição “Preencha o formulário abaixo para agendar sua visita. O WhatsApp abrirá em seguida”. Pode ser dividida em duas partes para analisarmos.
Na primeira parte, indicamos que para o usuário atingir o seu objetivo ele precisa preencher um formulário. Enquanto na segunda, não só informamos o que vai acontecer quando tudo for preenchido, como também guiamos o usuário para o próximo passo.
Todas as pessoas precisam não só conseguir utilizar o seu produto, mas também se sentirem incluídas nele.
Por exemplo: O texto “Você foi registrado com sucesso!” pode ser substituído por “Seu registro foi concluído com sucesso!” sem nenhum tipo de prejuízo no entendimento da mensagem e sem excluir nenhum usuário.
Agora que você já sabe o que é UX Writing e algumas boas práticas de escrita, está na hora de começar a colocar em prática. Seja em produtos digitais, apps, landing pages, emails, ou até mesmo produtos físicos, o que vale é proporcionar uma experiência agradável para o usuário.
Se quiser se aprofundar mais em assuntos relacionados à escrita, design, marketing e publicidade, continue no blog da yard.
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Já é uma realidade o uso rotineiro de inteligência artificial para gerar insights, fazer pesquisas…
A consistência de marca é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma…
Leave a Comment