UX

O que é UX Writing? Saiba como escrever para o usuário

Blog
Por Matheus
29 de julho de 2022 | 6 minutos

O termo UX em UX Writing, significa User Experience, ou em português: Experiência do Usuário.

O UX é um conceito que visa compreender a jornada do usuário durante o uso de um produto, focando nas suas reações e oferecendo soluções para que as experiências de quem está utilizando o produto sejam as mais positivas possíveis. Afinal, é o usuário quem irá usar e adquirir o seu produto.

Neste artigo, falaremos sobre a técnica de UX que utiliza textos para guiar os usuários. Continue lendo o artigo e saiba o que é UX Writing, como ele ajuda o usuário e algumas dicas práticas de como aplicá-lo.

 

O que é UX Writing?

UX Writing é a forma como um produto/serviço conversa com o usuário, buscando sanar todas as dúvidas, trazendo respostas necessárias, guiar e auxiliar a navegação durante o uso de um produto.

No caso de produtos digitais, isso inclui títulos, descrições, botões, formulários, mensagens de erro e páginas de agradecimento de páginas, softwares e aplicativos.

Diferentemente de escritas como o Copywriting ou o Webwriting, o UX Writing tem como foco o usuário. Mas isso não significa que os aspectos comerciais são deixados de lado, é possível encontrar um equilíbrio entre os objetivos do produto e as necessidades do usuário e oferecer uma experiência agradável.

O objetivo do UX Writing é criar textos que conversem com o usuário de uma forma que pareça que aquilo foi escrito exclusivamente para ele, não importando quem ele seja, de onde seja, sua escolaridade, etc.

 

Boas práticas de escrita

Agora que já sabemos o que é UX Writing, vamos conhecer algumas práticas que vão deixar a jornada do usuário durante o uso do produto mais suave e amigável.

Clareza

Uma linguagem clara é tudo o que o usuário espera quando está utilizando um produto ou serviço.

Certifique-se de que a pessoa que está lendo o conteúdo está entendendo o que você está querendo passar sem ficar com nenhum tipo de dúvida.

Concisão

Um texto conciso significa que ele terá poucas palavras e será muito bem descrito.

Utilidade

Vá direto ao ponto! O usuário quer saber apenas o que ele está procurando. Os textos devem ter o propósito de ajudar o usuário a conquistar o seu objetivo.

Títulos e descrições de formulários devem ser sempre breves e descritivos, deixando claro qual ação será realizada ali.

Vamos analisar o UX Writing aplicado a uma landing page desenvolvida para um cliente da yard.

UX aplicado em landing page

Exemplo de UX Writing aplicado em landing page desenvolvida pela yard.

O título “Agende a sua visita para conhecer a obra” deixa claro a finalidade da página: agendar uma visita.

E a descrição “Preencha o formulário abaixo para agendar sua visita. O WhatsApp abrirá em seguida”. Pode ser dividida em duas partes para analisarmos.

Na primeira parte, indicamos que para o usuário atingir o seu objetivo ele precisa preencher um formulário. Enquanto na segunda, não só informamos o que vai acontecer quando tudo for preenchido, como também guiamos o usuário para o próximo passo.

Extra – Acessibilidade e inclusão

Todas as pessoas precisam não só conseguir utilizar o seu produto, mas também se sentirem incluídas nele.

Por exemplo: O texto “Você foi registrado com sucesso!” pode ser substituído por “Seu registro foi concluído com sucesso!” sem nenhum tipo de prejuízo no entendimento da mensagem e sem excluir nenhum usuário.

 

Agora que você já sabe o que é UX Writing e algumas boas práticas de escrita, está na hora de começar a colocar em prática. Seja em produtos digitais, apps, landing pages, emails, ou até mesmo produtos físicos, o que vale é proporcionar uma experiência agradável para o usuário.

Se quiser se aprofundar mais em assuntos relacionados à escrita, design, marketing e publicidade, continue no blog da yard.

Artigos Relacionados