Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra…
Esse é um problema bastante comum e nenhum de nós está sozinho. Produzir conteúdos envolventes foi eleito o desafio número 1 pelos profissionais de marketing entrevistados na pesquisa B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends, realizada em 2016.
Para te ajudar nesse processo, se você passa pelo mesmo problema, vou te apresentar uma técnica com 4 passos simples para você fazer uma ótima copy quando está com dificuldades na escrita.
A jornada do herói: Técnica de copy para marketing
A jornada do herói é uma técnica de narrativa que pode ser utilizada em diversos materiais: copys para anúncio, para email, para landing pages e até em apresentações. Ela foi resumida e dividida em quatro momentos:
- Conexão com o público;
- Criação do vilão;
- Solução matadora;
- Moral da história.
Vamos então descobrir como apresentar cada um desses momentos, sabendo escolher qual conteúdo e em qual formato usar.
1 – Criando conexão com o público
Primeiramente, para criar uma conexão com o público para quem você está escrevendo a copy, você precisa saber quem ele é. Para isso, tenha em mente a persona do seu negócio. Caso você ainda não tenha uma persona definida, é a hora de criar a sua. E este artigo sobre como criar as buyer personas da sua empresa pode te ajudar.
Com a persona definida, você já sabe quais são as características do seu público. Dessa forma, fica mais fácil demonstrar o porquê a pessoa deveria te ouvir. Faça isso em até três tópicos que demonstrem a sua autoridade no assunto. Nesse momento, você pode criar conexão com empatia, usando perguntas como: Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? 😉
2 – Criação do vilão
Feito isso, vamos para o segundo momento da sua copy para marketing: a construção do vilão. O vilão será sempre um problema, um obstáculo ou uma dor na vida do seu público. E você deve apresentá-lo como um inimigo em comum. Demonstrando que você reconhece o problema, através do primeiro momento, e que está engajado em ajudar o seu público a derrotá-lo, porque também é uma dor da sua empresa.
Você pode apresentar o vilão de três formas diferentes:
- Estatísticas negativas. Exemplo: mostrando que 60% dos profissionais de marketing têm dificuldade em produzir conteúdo envolvente;
- Dores do público. Exemplo: usando uma história real de alguém com dificuldades para encontrar um emprego na área que deseja pela dificuldade na escrita de copy;
- Reações emocionais. Exemplo: utilizando algum elemento ou argumento que desperte no leitor alguma reação, como alegria, tristeza, irritação, etc.
Nesse momento, seja chamativo. Estoure os números negativos na tela. Mostre o que de mau pode acontecer se o problema não for resolvido. Personifique o vilão em uma imagem. Mas sempre demonstre empatia ao mostrar que entende do problema.
3 – Solução matadora
Na sequência, é a hora de mostrar a sua solução para o problema. Você deve apresentá-la de modo que o público se surpreenda. Esse é o momento de usar frases curtas, assertivas e objetivas. Tente fugir do óbvio, mas sempre mantenha a sua solução próxima da realidade. Por exemplo, neste artigo eu poderia prometer te apresentar os 4 passos para escrever uma copy perfeita. Mas isso não é crível, não é alcançável e nem mensurável.
Por esse motivo, o artigo se propõe a apresentar 4 passos simples para você fazer uma ótima copy quando está com dificuldades na escrita. Muito mais próximo do realidade, mas ao mesmo tempo continua sendo uma solução matadora para o problema da persona que foi definida lá no início.
Nesse momento, você também pode aumentar a credibilidade usando exemplos e depoimentos reais.
4 – Moral da história
Por fim, na moral da história você deve apresentar uma lição a ser “aprendida”. Algo que ficará na mente do público durante algum tempo, fazendo ele refletir sobre isso. Você pode criar um slogan. Uma frase curta, objetiva e fácil de ser lembrada, que resuma o que você apresentou ao longo do texto. E finalize com uma chamada para ação.
Pronto para fazer uma ótima copy para marketing?
Portanto, aprendemos que é possível montar uma estrutura para uma copy para marketing usando quatro momentos divididos em passos simples da Jornada do Herói. E agora que você já conhece essa técnica, tente colocar em prática e note se será mais fácil a escrita da sua copy.
Se você quiser se aprofundar nesse assunto, pode ver o livro do autor que desenvolveu essa técnica de narrativa, A jornada do herói, Joseph Campbell: vida e obra. Já se você estiver buscando um conteúdo voltado para apresentações, pode fazer o curso Apresentações de Alto Impacto, disponibilizado pela plataforma Conquer Plus, que foi quem apresentou a metodolgia de narrativa dividida nos quatro momentos que você visualizou neste artigo. E se quiser aprender outras técnicas e elementos para incluir nas suas copies, como gatilhos mentais, não deixe de acessar outros artigos no blog da yard.