marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Blog
Por Hellen Scheidt
29 de julho de 2022 | 6 minutos

Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra…

 

Esse é um problema bastante comum e nenhum de nós está sozinho. Produzir conteúdos envolventes foi eleito o desafio número 1  pelos profissionais de marketing entrevistados na pesquisa B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends, realizada em 2016.

 

copy-marketing

60% dos profissionais de marketing entrevistados disseram ter dificuldades quando o assunto é criar conteúdos que engajam.

 

Para te ajudar nesse processo, se você passa pelo mesmo problema, vou te apresentar uma técnica com 4 passos simples para você fazer uma ótima copy quando está com dificuldades na escrita.

 

A jornada do herói: Técnica de copy para marketing

A jornada do herói é uma técnica de narrativa que pode ser utilizada em diversos materiais: copys para anúncio, para email, para landing pages e até em apresentações. Ela foi resumida e dividida em quatro momentos:

 

  1. Conexão com o público;
  2. Criação do vilão;
  3. Solução matadora;
  4. Moral da história.

 

Vamos então descobrir como apresentar cada um desses momentos, sabendo escolher qual conteúdo e em qual formato usar.

 

1 – Criando conexão com o público

Primeiramente, para criar uma conexão com o público para quem você está escrevendo a copy, você precisa saber quem ele é. Para isso, tenha em mente a persona do seu negócio. Caso você ainda não tenha uma persona definida, é a hora de criar a sua. E este artigo sobre como criar as buyer personas da sua empresa pode te ajudar.

 

Com a persona definida, você já sabe quais são as características do seu público. Dessa forma, fica mais fácil demonstrar o porquê a pessoa deveria te ouvir. Faça isso em até três tópicos que demonstrem a sua autoridade no assunto. Nesse momento, você pode criar conexão com empatia, usando perguntas como: Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? 😉

 

2 – Criação do vilão

Feito isso, vamos para o segundo momento da sua copy para marketing: a construção do vilão. O vilão será sempre um problema, um obstáculo ou uma dor na vida do seu público. E você deve apresentá-lo como um inimigo em comum. Demonstrando que você reconhece o problema, através do primeiro momento, e que está engajado em ajudar o seu público a derrotá-lo, porque também é uma dor da sua empresa.

 

Você pode apresentar o vilão de três formas diferentes:

  • Estatísticas negativas. Exemplo: mostrando que 60% dos profissionais de marketing têm dificuldade em produzir conteúdo envolvente;
  • Dores do público. Exemplo: usando uma história real de alguém com dificuldades para encontrar um emprego na área que deseja pela dificuldade na escrita de copy;
  • Reações emocionais. Exemplo: utilizando algum elemento ou argumento que desperte no leitor alguma reação, como alegria, tristeza, irritação, etc.

 

Nesse momento, seja chamativo. Estoure os números negativos na tela. Mostre o que de mau pode acontecer se o problema não for resolvido. Personifique o vilão em uma imagem. Mas sempre demonstre empatia ao mostrar que entende do problema.

 

3 – Solução matadora

Na sequência, é a hora de mostrar a sua solução para o problema. Você deve apresentá-la de modo que o público se surpreenda. Esse é o momento de usar frases curtas, assertivas e objetivas. Tente fugir do óbvio, mas sempre mantenha a sua solução próxima da realidade. Por exemplo, neste artigo eu poderia prometer te apresentar os 4 passos para escrever uma copy perfeita. Mas isso não é crível, não é alcançável e nem mensurável.

 

Por esse motivo, o artigo se propõe a apresentar 4 passos simples para você fazer uma ótima copy quando está com dificuldades na escrita. Muito mais próximo do realidade, mas ao mesmo tempo continua sendo uma solução matadora para o problema da persona que foi definida lá no início.

 

Nesse momento, você também pode aumentar a credibilidade usando exemplos e depoimentos reais.

 copy-jornada-do-heroi

4 – Moral da história

Por fim, na moral da história você deve apresentar uma lição a ser “aprendida”. Algo que ficará na mente do público durante algum tempo, fazendo ele refletir sobre isso. Você pode criar um slogan. Uma frase curta, objetiva e fácil de ser lembrada, que resuma o que você apresentou ao longo do texto. E finalize com uma chamada para ação.

 

Pronto para fazer uma ótima copy para marketing?

Portanto, aprendemos que é possível montar uma estrutura para uma copy para marketing usando quatro momentos divididos em passos simples da Jornada do Herói. E agora que você já conhece essa técnica, tente colocar em prática e note se será mais fácil a escrita da sua copy.

 

Se você quiser se aprofundar nesse assunto, pode ver o livro do autor que desenvolveu essa técnica de narrativa, A jornada do herói, Joseph Campbell: vida e obra. Já se você estiver buscando um conteúdo voltado para apresentações, pode fazer o curso Apresentações de Alto Impacto, disponibilizado pela plataforma Conquer Plus, que foi quem apresentou a metodolgia de narrativa dividida nos quatro momentos que você visualizou neste artigo. E se quiser aprender outras técnicas e elementos para incluir nas suas copies, como gatilhos mentais, não deixe de acessar outros artigos no blog da yard.

Artigos Relacionados

marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2022? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit... Leia Mais
design

Que tipo de designer eu busco para a minha empresa de marketing digital?

Autor Alisson | 8 minutos
Você está buscando um grande talento em ascensão para sua empresa, mas não sabe como avaliar os potenciais voluntários para o cargo de design gráfico ou direção de arte para sua empresa de marketing digital? Neste artigo eu, diretor de arte há mais de 7 anos e que já trabalhou com... Leia Mais