gestão

O que faz um jogo ser tão divertido para os seres humanos? E como usar isso em seu negócio

Blog
Por Alisson
9 de março de 2022 5 minutos

Você sabia que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C? Os jogos estão inseridos em nossa sociedade há muito tempo e, de longe, são o maior método de diversão que nós seres humanos adotamos, sejam jogos de tabuleiro, cartas, digitais ou esportivos.

Todo jogo segue o mesmo modelo de sucesso para que não percamos a vontade de continuar jogando e, enfim, ganhar. Neste artigo vamos aprender qual é esse método que chamamos de Gamification e como podemos usar ele no mundo dos negócios, ajudando nossa equipe ou clientes a cumprir tarefas com um método divertido.

 

Como um jogo funciona?

Conheça 4 princípios básicos para que um jogo funcione. Se você seguir todos eles quando for montar seu sistema de Gamification, é bem provável que proporcionará diversão para os mais variados objetivos, sejam eles convencer seu cliente a comprar mais ou cumprir um objetivo. Transforme tarefas chatas em um sistema divertido onde todos serão recompensados.

 

1. Objetivos

Todo jogo precisa ter um ou mais objetivos, eles serão essenciais para que o jogador saiba o motivo de estar jogando. As tarefas que guiam até o objetivo não precisam necessariamente ser divertidas. Basta o jogador saber que elas são o caminho necessário para cumprir seu objetivo e ser recompensado por isso. Por exemplo, em um jogo de futebol o objetivo é simples, vencer a partida fazendo mais gols que seu adversário. Outro exemplo, agora nos jogos digitais, é passar por todas as fases recheadas de desafios em algum jogo do Mario para salvar a princesa Peach do terrível vilão. (Sempre a mesma história 😟)

2. Regras

É comum você imaginar que as regras vão deixar seu sistema mais chato, mas não, as regras vão tornar seu jogo interessante e desafiador. Note que todo bom jogo tem suas regras. Por exemplo, em um jogo de futebol é proibido usar as mãos para tocar na bola. Ou como o dominó, que delimita você a usar apenas as peças com a mesma combinação na mesa. As regras vão tornar o jogo mais interessante, mas cuidado, elas não podem ser tão simples mas também não tão complexas. E se eu puder te dar uma dica, quanto maior seja o tamanho do seus sistema, mais simples devem ser as regras.

3. Feedback Constante

Seu sistema de Gamification precisa informar para os jogadores o que está acontecendo, seja com respostas visuais, mudanças de regras ou recompensas. Ele precisa saber o que está ganhando por completar alguma determinada tarefa. Tente encontrar formas de destacar a pontuação dos participantes e dele ser sempre parabenizado mecanicamente ou não, por avançar no jogo.

4. Participação Voluntária

Todo jogo é voluntário, o jogador precisa entrar de corpo e alma por vontade própria e só assim ele vai seguir as regras e realmente se divertir por alcançar metas e receber as recompensas. A melhor forma de atrair sua equipe ou seus clientes para seu sistema de Gamification é simplesmente tendo um sistema bem montado e divertido, onde as pessoas imaginem como esse método vai ser mais divertido que o modo clássico de fazer as coisas.

Para um jogo ser divertido ele precisa ter disputas?

Não. Inclusive, existem muitas pessoas que tem pavor quando submetidas a disputas com outras e essa pressão torna sua experiência ruim. Mas, também existem muitas pessoas que adoram uma competição e se sentem desafiadas a continuar tentando bater suas metas. Sempre vai variar do tipo de usuário inserido e é muito importante que você estude os jogadores antes de implementar qualquer sistema de Gamification.

Ouça mais sobre o assunto no yardcast:

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais