vendas

O que são Nudges e como aplicá-los no meu negócio?

Blog
Por Matheus
5 de abril de 2022 | 5 minutos

Se você já entrou em um mercado para comprar um produto, e ao chegar lá se deparou com uma promoção “Compre 3 e leve um brinde”, e acabou comprando a promoção, sem precisar das unidades a mais, muito menos do brinde, você já sabe o que são Nudges, mesmo que inconscientemente.

As teorias clássicas da Economia tratam o homem como um ser completamente racional, o chamando de Homo economicus, dizendo que sempre tomamos decisões financeiras com base na razão. Mas na prática sabemos que não é bem assim que acontece e entender esse comportamento humano é imprescindível no mundo dos negócios.

Um dos precursores dessa linha de estudo foi Richard Thaler, economista norte-americano, que trouxe uma abordagem mais “humana” para a economia com sua teoria dos Nudges, que inclusive rendeu para ele o prêmio Nobel de Economia em 2017.

Essa teoria reúne conceitos da psicologia e da economia para explicar como funciona o processo de tomada de decisão de consumidores e como isso dita os rumos da economia.

Mas afinal, o que são Nudges e como posso aplicá-los no meu negócio?

O que são Nudges?

O que são nudges?

O termo Nudge significa “empurrãozinho” e tem como objetivo facilitar a vida do seu cliente, direcionando-o para um caminho determinado, mas ainda permitindo que ele escolha se realmente quer seguir por aquele caminho ou não.

Um dos exemplos mais famosos aconteceu nos Estados Unidos. Em uma tentativa de melhorar a alimentação das crianças nas escolas, o governo passou a oferecer maçãs para que elas pudessem comer durante o intervalo.

Foi aí que algo curioso aconteceu. Nas escolas onde as maçãs foram servidas fatiadas, o consumo era 60% maior do que nas escolas onde as maçãs eram servidas inteiras.

Isso não impediu nenhuma criança de comer as maçãs inteiras ou até mesmo de não comer maçã. Mas esse aumento aconteceu por um único motivo: as maçãs fatiadas são mais fáceis de serem comidas!

Esse pequeno ato de fatiar as maçãs acabou tendo um impacto ainda maior. Hoje, uma a cada vinte maçãs vendidas nos Estados Unidos já são vendidas fatiadas, criando um novo mercado dentro da indústria de maçãs.

Como aplicar os Nudges em meu negócio?

Agora você deve estar pensando: “Mas eu não vendo maçãs, como eu poderia aplicar o conceito de Nudge no seu negócio?”

Os Nudges são propostas para melhorar a experiência do seu cliente na sua jornada de compra ou de utilização do seu produto ou serviço.

Que tal começar olhando para o seu negócio e se questionando: “O quão fácil é para os meus clientes me encontrarem?”, “O quão fácil é usar meu produto?”. Se você tem algum processo no seu negócio que envolva diretamente o seu cliente, pense se você está facilitando a vida dele ou se está  transferindo as responsabilidades para ele, simplesmente por ser uma tarefa mais chata. E depois que você tiver todas essas respostas, você pode pensar em como simplificar ainda mais esses processos.

Quando você faz uma promoção, você faz questão que seus clientes vejam essa promoção? Que tal oferecer para seus clientes aquele produto da promoção com algum adicional? Ou então já levar o seu consumidor diretamente para a página de check-out? Com uma agência de publicidade capacitada você consegue explorar ainda melhor essas técnicas e aliar com outros gatilhos mentais para conseguir otimizar ainda mais esse processo.

Lembrando que os Nudges são soluções simples, baratas, e que não limitam o poder de decisão dos clientes, eles só direcionam o cliente para o melhor caminho, “empurrando” eles para a realização de uma ação que você julga ser a melhor para ele, entendido?

E aí, qual maçã do seu negócio você pode fatiar para seus clientes?

 

Ouça mais sobre Nudges no yardcast:

Artigos Relacionados

rd station

RD Station CRM: O que é e como configurar

Autor Matheus
O RD Station CRM é uma ferramenta poderosa para gerenciar e otimizar a gestão de relacionamento com clientes. Ele permite a visualização de todos os seus clientes e oportunidades de negócio, permitindo saber exatamente em que etapa da negociação cada um está, desempenho de vendedores,... Leia Mais
vendas

Gatilhos mentais para vendas

Autor Graziele Martins | 5 minutos
O que são e como usar os gatilhos mentais para vendas. 1- O que são os gatilhos mentais para vendas? É simples compreender o que são os gatilhos mentais: precisamos primeiro ter consciência da quantidade de informações e decisões que nosso cérebro processa diariamente. Kahneman propõe... Leia Mais
vendas

Gatilho da escassez. Leia este artigo antes que saia do ar.

Autor Matheus | 4 minutos
O gatilho da escassez é um dos gatilhos mentais mais conhecidos e usados do mundo. Mesmo sabendo disso, e sabendo que o título deste artigo é uma brincadeira, você clicou nele. Afinal, e se ele realmente sair do ar? É sobre isso que falaremos um pouco mais neste artigo, como o gatilho da... Leia Mais