Publicidade online: tudo que você precisa saber, e mais um pouco.

Publicidade online é diferente de marketing digital. Começo o artigo com essa frase porque, apesar de parecerem sinônimos, publicidade online e marketing digital são coisas distintas.
Abaixo vou listar uma séria de tópicos e depois vou expandir cada um deles. Fique à vontade para pular direto para algum deles que te interessar mais.

 

  1. Hoje em dia todo e qualquer tipo de negócio precisa estar na internet
  2. A esmagadora maioria dos negócios não precisa ficar postando diversas vezes na semana nas redes sociais;
  3. Publicidade na internet é diferente de ganhar curtidas e seguidores;
  4. Avaliar o sucesso de uma campanha de mídia online pelo número de curtidas e compartilhamentos de um post é completo amadorismo e falta de conhecimento básico;
  5. Publicidade online é diferente de marketing digital.
1. Hoje em dia todo e qualquer tipo de negócio precisa estar na internet

Seja por credibilidade, seja por necessidade ou mesmo por estratégia. Você pode optar por não anunciar na TV. Mas se você não quiser estar na internet, as pessoas vão te colocar lá. Como assim? As pessoas podem criar um perfil “não oficial” da sua empresa e começam a falar sobre ela. E não há nada que você possa fazer e não ser participar da brincadeira.

Mesmo aquele açougue de bairro, que “todo mundo já conhece” precisa pelo menos, ter uma página no Google My Business para quando as pessoas quiserem encontrar endereço, telefone, ver avaliações e outras informações. Mas e se eu não quiser ser avaliado(a)? Volte para o primeiro paragrafo desse tópico.

2. A esmagadora maioria dos negócios não precisa ficar postando diversas vezes na semana nas redes sociais

Sabe porque a agência que você paga para fazer post 3X na semana para seu negócio, não faz post 3X na semana para ela mesma? Porque isso não da resultado. É simples assim. A consistência e frequência de postagens nas redes sociais deve ser coerente e alinhada com o volume de vendas e interação real que isso gera par o negócio.

Esse negócio que te contaram que um perfil no Instagram de uma empresa precisa postar todos os dias ou pelo menos 2 ou 3X na semana? Isso é só uma justificativa para poder vender um serviço mensal que você ou seu negócio não precisam. Sua empresa não é um influenciador digital, não queira tentar ser um, você vai gastar tempo, energia e expectativas com isso e não vai chegar a lugar algum.

Mas quando é eu preciso postar várias vezes? Quando isso estiver te trazendo contatos de qualidade, o que eu chamo de interação real. Isto é, potenciais clientes para o seu negócio. Não adianta ganhar comentários de crianças se o teu público é adulto. Mas e qual seria uma alternativa? Veja o próximo tópico.

 
3. Publicidade na internet é diferente de ganhar curtidas e seguidores. Mas então, qual é o segredo?
 Se você é uma empresa e não um digital influencer, faça campanhas mensais ou até mesmo bimestrais. Um post ou uma série de posts divulgado um serviço/produto ou uma promoção específica e configure ANÚNCIOS!
Uma empresa faz anúncios, um influenciador digital faz posts bonitinhos para “bombar” organicamente. Ter clara essa diferença evita você de desperdiçar dinheiro com agências e empresas amadoras que podem te induzir ao erro.
As plataformas de rede social como instagram e facebook permitem uma série de configurações e pixels para otimizar anúncios par gerar mais tráfego para um site ou para gerar mais leads (contatos).
O Google, muitas vezes renegado é fonte vital para alguns negócios. Empresas de serviços, de um modo geral, não precisam de muita coisa além de um orçamento para compra de palavras-chave no Google Ads (o antigo Google Adwords) e alguma verba para remarketing no facebook e instagram.
Quando você quer contratar um serviço mas não tem um profissional de confiança, o que você faz? Você não procura no facebook, você procura no google…
4. Avaliar o sucesso de uma campanha de mídia online pelo número de curtidas e compartilhamentos de um post é completo amadorismo e falta de conhecimento básico

Se você tem um site (você tem que ter um site), o seu objetivo deve ser levar as pessoas para o seu site. O facebook/instagram permitem que você otimize seu anúncio para gerar mais tráfego para o seu site.

Se você atende por whatsapp o facebook/instagram permitem que você otimize seu anúncio para gerar clicks que abrem direto uma conversa no whats.

Se você recebe orçamentos por telefone, o google permite que você otimize seu anúncio para gerar ligações para o seu negócio.

Se você precisa de leads (contatos para abordagem), tanto facebook/instagram quanto google permitem que você otimiza anúncios para gerar mais leads.

Eu poderia incluir diversos outros itens nessa lista, mas espero que tenha dado para entender que ganhar curtidas, compartilhamentos e seguidores só faz bem para uma coisa: seu ego! Ao invés disso, faça uma estratégia que faça bem para seu bolso, que tal?

5. Publicidade online é diferente de marketing digital.

Meu objetivo com esse artigo é esclarecer de uma vez por todas que publicidade online é diferente de marketing digital.

Marketing digital são todas as estratégias para divulgação de negócios, pessoas, empresas nos meios digitais. Isso engloba tudo e todos. Quem quer ser um influenciador digital, quem só vende por atacado, quem só vende online, etc.

Já publicidade online são as estratégias para fazer propaganda paga no meio online utilizando os recursos e tecnologias disponíveis para ajudar uma empresa a vender mais!