inbound marketing

O que é blog? E por que seu negócio precisa de um?

Blog
Por Ecco
27 de Maio de 2020 | 7 minutos

Muitas pessoas já afirmaram que os blogs morreriam. Isso aconteceu em 2005, 2010, 2015 e algumas ainda pensam a mesma coisa atualmente. Mas será que é bem assim? Neste artigo eu vou mostrar para você que não, os blogs não vão morrer. Pelo contrário, eles são cada vez mais importantes, principalmente para empresas.

O que é blog?

O blog é antigo, surgiu ainda na década de 1990 e ganhou muita força a partir dos anos 2000, tanto entre empresas, quanto para pessoas físicas. Inicialmente era utilizado por pessoas físicas e jurídicas para compartilhar notícias, reflexões e dissertações sobre determinados assuntos. Nesta época, era bem comum que os blogs tivessem leitores extremamente fiéis, que ficavam ansiosos para receber em seus RSS, as novidades diárias ou semanais que eram “blogadas”.

Atualmente, tenho a percepção de que os blogs pessoais perderam força, muito por conta do crescimento de redes sociais como o Facebook e, principalmente, o Twitter (considerado um micro-blog) quando se trata de entretenimento. Em caso de leituras mais técnicas e, digamos, sóbrias, surgiram plataformas, como por exemplo o Medium.

Mas não vejo o mesmo movimento decrescente quando se trata de blogs de empresas, pelo contrário. O blog só cresce.

Entre os nossos clientes de criação de artigos, analisando os acessos orgânicos de todos, é perceptível como o blog é o maior responsável pelo volume de tráfego.

Os saudosos blogs de entretenimento foram decaindo com o crescimento das redes sociais. Mas os blogs corporativos tomaram um caminho diferente.

Os saudosos blogs de entretenimento e humor foram decaindo com o crescimento das redes sociais. Mas os blogs corporativos tomaram um caminho diferente.

Mas a questão é, para funcionar, o blog precisa ser utilizado da maneira correta por empresas. Não basta simplesmente publicar textos que falam sobre os produtos ou serviços que a empresa oferece, nem ficar falando sobre o quão legal a sua marca é. É preciso criar conteúdo de qualidade. O conteúdo de qualidade vai atrair visitas, fazer com que as pessoas se tornem fãs da sua marca, desenvolvam confiança e, no longo prazo, se tornem seus clientes. É aí que entra o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

No marketing, muito se se fala sobre buscar a criação de marcas bem elaboradas em um processo de branding preciso, que as fortaleçam com um conceito único. Também é comum, o foco em fortalecer o posicionamento de uma marca. Porém, tão importante quanto estes dois aspectos, é ter uma marca com conteúdo.

A marca com conteúdo transmite muito mais credibilidade, cria autoridade e tudo isso impacta na captação de novos clientes.

Criar conteúdo para sua marca melhora a forma com que seu negócio é visto pelos consumidores, pois transmite a imagem de que você é especialista naquilo que faz.

Conteúdo é tudo que estiver relacionado ao universo em que seu negócio está inserido, mas que, diferente da propaganda, não tem o objetivo primário de vender. O mais importante no marketing de conteúdo é criar informações pertinentes, educar e responder dúvidas, para que as pessoas que estejam interessadas no assunto abordado enxerguem sua marca como uma referência.

Para criar conteúdo, é importante conhecer seu público e a forma que ele age, então as buyer personas e a jornada de compra são peças fundamentais em toda essa estratégia.

Vale lembrar que conteúdo não pode ser feito apenas em blog, mas em diversas plataformas, desde as tradicionais, como jornal e revista, até as digitais, como blog e redes sociais.

Meu negócio precisa de um blog?

Sim. Toda empresa pode e deve usar um blog dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing. É uma ferramenta de custo relativamente baixo, que perpetua o seu conteúdo publicado (diferente das redes sociais, onde seu conteúdo é esquecido), que resolve problemas reais das pessoas e torna o mundo melhor. E, de quebra, gera mais vendas a longo prazo.

Os artigos podem ser usados para diferentes finalidades:

1 – Ranqueamento orgânico no Google (quando alguém tem uma dúvida ou problema e pesquisa no Google, seu artigo vai estar lá para resolver);

2 – Nutrição de leads (em uma estratégia de inbound marketing, os artigos podem ser usados para nutrição e avanço do lead na jornada de compra, aproximando-o cada vez mais de comprar seu produto ou serviço);

3 – Apoio para a equipe de vendas (quando seu time de vendas entra em contato com um lead que está com algum problema relacionado à sua área de atuação, use artigos do seu blog para ajudar esse lead).

Dicas para solidificar seu blog como ferramenta de marketing de conteúdo

Existem vários “hacks” para melhorar o desempenho de seu blog e torná-lo mais interessante, tanto para pessoas, quanto para o Google. Eu acredito que as principais ações são:

  • Criar conteúdos realmente relevantes, que resolvem dúvidas importantes e não enchem linguiça;
  • Mínimo de 500 palavras, mas quanto maior, melhor;
  • Uso de palavras-chave para ranquear melhor no Google (entenda mais sobre SEO aqui);

Se você escrever os artigos de seu blog pensando nesses 3 tópicos, com certeza estará no caminho certo.

Ferramentas fundamentais

Recomendo 2 ferramentas importantíssimos para você melhorar o desempenho do seu blog: Ubersuggest e Yoast SEO.

Ambas são grátis. A primeira é uma ferramenta para encontrar as melhores palavras-chave para usar em seus textos. A segunda faz uma leitura do texto que você escreveu e dá algumas dicas de otimização, de acordo com os padrões que o algoritmo do Google gosta.

Painel do Ubersuggest

O Ubersuggest sugere as palavras-chave mais buscadas, relacionadas ao assunto que você quer escrever.

Mas os blogs não vão morrer mesmo?

Eu acredito que não. Até porque se você pesquisar “Os blogs vão morrer” ou “Fim dos blogs” no Google, os resultados serão todos de blogs. E além dessa realidade irônica, perceba que existem resultados de datas diversas falando sobre o fim dos blogs, que já foi previsto há uma década, mas não aconteceu.

O que pode e deve acontecer, é que os blogs vão se adaptar aos poucos. Como, por exemplo, oferecendo a opção de player de áudio dentro do artigo, para quem não quer ler e prefere ouvir.

Muitos diziam que o rádio iria acabar depois que a TV surgiu, mas você sabe muito bem que o rádio está vivo e forte até hoje em dia. Ele apenas se adaptou. E é assim que funciona. Pode acabar um dia sim, mas até lá, aproveite e use-o para fortalecer sua marca. E lembre-se que você pode terceirizar a criação de artigos para blog com uma agência especialista.

 

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
design

Content first, por que o conteúdo vem primeiro?

Autor Alisson | 4 minutos
A idéia do "Content first" é, geralmente, usada em product designers. Significa liderar um projeto pelo conteúdo, e não pelo visual. Um famoso exemplo de profissionais que estão sendo liderados pelo visual são aqueles que abusam de textos fictícios e palavras genéricas. Já ouviu falar... Leia Mais
e-commerce

Quais métricas acompanhar em um e-commerce

Autor Alex | 6 minutos
Medir as ações de marketing é essencial em qualquer negócio, inclusive para quem está montando uma loja virtual. Afinal de contas ja dizia William Deming, "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado". Essa é uma das grandes vantagens em administrar um negócio online,  os dados... Leia Mais