marketing

Tendências de marketing para 2020

Blog
Por Alisson
10 de dezembro de 2019 | 7 minutos
Tendências de Marketing para 2020

O final da temporada 2019 do seu negócio está chegando, com isto vem o “corre corre” para finalizar as últimas tarefas e finalmente se preparar para as tão esperadas férias, mas, também é a hora ideal para você ficar antenado nas tendências que estão vindo para 2020.

Mas tenha cuidado, as tendências estão aí para serem “orquestradas” pelos respectivos maestros, ou seja, escolha as que mais fazem sentido para o seu negócio e faça dessa valer a pena. Não seja aquele que apenas segue a moda e desiste na metade do caminho.

A agência yard. preparou um top 8 de tendências de marketing para 2020, você também pode escutar nosso podcast sobre o assunto em nosso Spotify.


 •  8. LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados entrará em vigor em 2020, se você é da área de publicidade ou tem um negócio na internet e não conhece o assunto, é de suma importância que estude, pois ela ditará algumas mudanças que vão transformar a prática de captação de dados na internet em todo o Brasil, nós também temos um episódio em nosso podcast sobre o assunto se você quiser saber mais sobre este assunto.

 

 •  7. Gamefication
O Gamefication é uma forma criativa de premiar, criar metas e pedir informações para o usuário. Com a LGPD chegando é inevitável que a prática voltará a surgir em algumas empresas e servirá para conseguir os dados dos usuários de forma consentida.

 

 •  6. Google Ads
Já foi anunciado pela Google que a plataforma de anúncios irá receber alterações em seu tradicional modelo de compra de keywords e pagamento por clique, para usar a inteligência artificial. Sem dúvidas, em 2020, o Google Ads já sofrerá algumas dessas alterações. Fique preparado!

 

 •  5. Comunidade online
As comunidades online estão surgindo em todo canto da internet, reunir grupos específicos separados por cultura, hobbies ou até mesmo região, é uma tendência que vem se expandindo em todo o mundo.

Fiquei espantado alguns dias atrás por conhecer o “grupo para imitar sons de moto” no Whatsapp. Outro exemplo é o famoso “grupo de amantes (de qualquer coisa, sério)”. Seu negócio pode tirar proveito disto, concentre seu público e reúna informações personalizadas sobre o que eles estão compartilhando em comum para criar soluções e conteúdos matadores, no bom sentido.

 

 •  4. Influenciadores digitais
Era de se imaginar que esta tendência continuaria viva e crescendo, os influenciadores digitais estão aí para ser um grande aliado do seu negócio. E não só os influenciadores gigantes, que cobram milhares, estamos falando dos micros influenciadores também.

 

 •  3. Podcast
Uma tendência que está voltando com tudo é a de podcasts, no qual a yard. apostou nos últimos tempos (ouça o yardcast). Um conteúdo de fácil criação e de fácil utilização por parte dos ouvintes, o fato de facilitar a reciclagem de conteúdo torna ele ainda mais atrativo para nós, um podcast pode se tornar um blogpost e este blogpost se tornar no futuro um videomarketing e vice-versa. Falando em videomarketing, ai está a próxima colocação.

 

 •  2. Videomarketing
Já faz alguns anos que o vídeo para campanhas de marketing é uma tendência, mas por que raios ele contínua como tendência? Pelo simples fato de que a cada ano ele aumenta ainda mais sua efetividade, os usuários estão muito mais propícios a ver um vídeo sobre o tema do que ler um texto, em muitas das vezes. Muitas empresas vão apostar em lives, stories e videos em geral, com objetivo de humanizar ainda mais a marca. E não esqueça o principal, a sensação de que os vídeos de empresas causam, que é o “tem alguém do outro lado”, isto é poderoso.

 

 •  1. Inteligência Artificial, assistentes virtuais e pesquisa por voz
É louco pensar que a I.A está em todos os lugares, já vivemos o futuro fictício dos filmes, marcas apostando em assistentes virtuais e na personalização da jornada de compra do usuário, como por exemplo a Alexa da Amazon, que está vindo com força total no Brasil, e as outras empresas não ficaram para atrás, logo veremos marcas como iFood e Uber usarem comandos de voz para efetuarem seus pedidos, personalizando ainda mais suas experiências de usuário.

Outra tendência é a busca por voz nos mecanismos de pesquisa, geralmente quando minha mulher quer pesquisar as indicações de algum tipo específico de remédio para minha filha ela inicia a pesquisa por voz falando “Qual é o efeito de tal remédio para bebês de um ano e três meses?”, estas pesquisas longas mostram que o SEO em geral irá mudar em 2020, ranquear palavras como “Remédio tal para gripe”, pensando em fundo de funil, não terá muito sentido. Quer uma dica valiosa? Trabalhe com perguntas e respostas em suas páginas.

 

As tendências de marketing para 2020 foram pauta de uma das edições do yardcast, o podcast da agência yard. Para mais conteúdos como esse, ouça nosso podcast.


Artigos Relacionados

Home Office – Principais aprendizados após 1 mês de experiência

O crescimento do home office já vinha desde antes da quarentena obrigatória por conta do Covid-19. Mas após o aumento das medidas de reclusão, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o home...

Trello e Slack – A dupla que vai garantir organização para seus projetos

Trello e Slack são como unha e carne, pelo menos aqui na agência! São duas ferramentas fundamentais para a gestão de projetos e comunicação da equipe, não apenas aqui na yard., como em...

Como funciona o Google

O Google funciona como um grande catálogo dos sites na internet. Mas antes de entendermos melhor sobre seu funcionamento é legal passarmos sobre alguns pontos de curiosidade sobre a empresa. A...