marketing digital

Tendências de Marketing Digital para 2022

Blog
Por yard.
18 de janeiro de 2022 | 8 minutos

As tendências de marketing digital para 2022 trazem direcionamentos inéditos no modo de fazer publicidade online e também a retomada de características que já estiveram em alta no passado.

 

Reunimos as principais tendências de marketing digital para 2022, apontadas pela equipe da yard., que merecem estar no seu radar este ano se você tem uma empresa e/ou trabalha com marketing e publicidade online.

 

Tendências de Marketing Digital para 2022

tendencias-de-marketing-digital-2022

1 – Popularização do Data Driven Marketing

O Data Driven Marketing, ou marketing guiado por dados, refere-se à tomada de decisões dentro do marketing baseada em informações concretas coletadas de diversas formas. Esse tipo de “metodologia” já é utilizada por algumas empresas e agências, como a yard. Portanto, 2022 traz um avanço e um amadurecimento do mercado com relação ao Data Driven.

 

O que podemos esperar deste ano, é o desenvolvimento da cultura dos dados, que resulta em insights valiosos para as mais variadas áreas do marketing. Seja para otimizar um produto, para produzir conteúdos ricos, para elaborar um anúncio, entre outras possibilidades. Mesmo em áreas como design e copywriting que, à primeira vista, parecem não tirar proveito do Data Driven, veremos cada vez mais sua utilização. Na prática é mais simples do que se imagina. Ao ativar um anúncio nas redes sociais, pode-se criar três versões de texto e três versões de imagens. Após alguns dias de teste, o anúncio que recebeu mais cliques ou cadastros, serve como guia para variações e futuras criações.

 

2 – Integração dos setores de vendas e marketing

A partir deste ano, veremos mais frequentemente a integração do setor de vendas com marketing, principalmente através do uso de dados e softwares. Será cada vez mais importante o uso de sistemas que auxiliem nessa integração, como softwares de gestão de leads de marketing, como o RD Station, ou softwares de gestão de relacionamento com clientes, como CRM.

 

Quem só faz anúncios enviando o clique direto para o WhatsApp, perde inúmeras oportunidades de gerar dados que melhorarão a inteligência e a performance dos anúncios a médio prazo.

 

3 – Foco no digital e marketing humanizado

O ano de 2020 apenas acelerou uma tendência que já vinha aparecendo aos poucos: a diminuição da ida dos consumidores em agências bancárias, lojas físicas e outros estabelecimentos presentes na rotina. E agora, a partir de 2022, esse comportamento dos consumidores deve ser ainda mais presente em todo o país.

 

Parece contraditório falarmos de atendimento digital e humanizado na mesma frase. Mas muitas empresas, principalmente as mais novas e mais atentas às tendências de mercado, estão fazendo ótimo proveito da valorização do digital, sem torná-lo impessoal ou robotizado. Existem muitos exemplos, como os bancos nativos digitais em que o atendimento é 100% online e ainda assim o cliente recebe suporte por uma pessoa, sem precisar passar por uma “triagem” com um atendente virtual.

 

Tendências de Design para 2022

tendencias-de-design-2022

Basicamente, não há como negar que a pandemia, entre os anos de 2020 e 2021, influenciou o modo que as pessoas veem o mundo. O mesmo ocorre quando se pensa na relação do design. No dia 08 de dezembro de 2021, a Pantone anunciou a cor de 2022. Chamada de “Very Peri”, é um lilás, cuja mistura do azul com vermelho se torna um exemplo para um novo olhar a um mundo pós pandemia.

 

cor-do-ano-2022-pantone

Cor de 2022 anunciada pela Pantone.

 

Nesse caso, não somente uma cor pode ser influenciada, mas um conjunto extenso de fatores que ligam uma experiência de uma pessoa com o design. Logo abaixo, apresentamos algumas tendências de design com base nos dados expostos pela Shutterstock.

 

4 – Minimalismo, o que se espera?

A estética minimalista, com padrões mais limpos e paletas monocromáticas, talvez esteja cada vez mais caindo em desuso e dando entrada para algo mais alegre e excêntrico. Um exemplo é a reformulação da nova identidade visual da TV Globo, cujo objetivo é levar alegria e um futuro com novas cores e esperança.

 

Provavelmente, uma abordagem mais irregular e chocante será cada vez mais destacada. O design minimalista estará cada vez mais em desuso e uma ampla possibilidade é a utilização de tipografias mais excêntricas e que serão abordadas como um rigor mais moderno para o design.

 

Logotipo do Programa: Caldeirão com Mion

Logotipo do programa Caldeirão com Mion.

5 – A estética retrô está vindo com tudo

Os estilos gráficos dos anos 80 e 90 vêm sendo reutilizados por muitos profissionais e essa onda tende a crescer de forma explosiva em 2022. Como os fundos geométricos, coloridos e as colagens abstratas, que são elementos que retratam bem a época e terão mais popularidade entre os públicos de grandes marcas. O apelo nostálgico em trazer elementos daquele período, relaciona-se bem com a nova geração que, mesmo não vivendo naquela época, abraça o estilo visual que combina muito com as estéticas atuais.

 

estetica-retro-design

 

6 – Design sustentável 

Outra das principais tendências é a sustentabilidade e o ecodesign. Esse “movimento” acompanha a consciência ambiental e social que vem se desenvolvendo cada vez mais entre os consumidores, principalmente nas novas gerações. Mas, o ecodesign não representa apenas a inclusão de elementos verdes e texturas naturais e sim da utilização de embalagens que diminuem o impacto ambiental causado durante sua produção e descarte, por exemplo.

 

Tendências de Tráfego Pago para 2022

tendencias-de-trafego-pago-2022

7 – API de Conversões

No início de 2021, a Apple lançou uma atualização do iOS 14 que modificou a maneira como o Facebook recebe e processa os dados de sites e aplicativos terceiros. Em outras palavras, os usuários podem escolher se compartilham ou não seus dados de navegação com o Pixel do Facebook. A plataforma então deixou de receber algumas informações valiosas de como as pessoas interagem com o site o app de uma empresa, entre outras mudanças que afetam negativamente o desempenho das campanhas no Facebook Ads.

 

Para contornar esse problema, o Facebook liberou a API de Conversões. Ela serve para receber os dados diretamente do servidor e não ficar dependente apenas das informações do navegador, onde fica o Pixel. A implementação da API de Conversões foi iniciada em 2021, mas muitas contas que dependem de ferramentas terceirizadas de gestão de leads ou plataformas de e-commerce, por exemplo, ainda não haviam realizado essa configuração pela falta da funcionalidade. Embora essa adaptação seja vagarosa, a API de Conversões é uma tendência que marca o futuro do tráfego pago no Facebook.

 

8 – Novas tecnologias: TikTok Ads, Twitter Ads, Pinterest Ads e o Metaverso

A possibilidade de anunciar no TikTok, Pinterest e Twitter chegou recentemente aos profissionais de tráfego. Assim como outras tendências de marketing digital, essas novas tecnologias e plataformas devem estar na sua visão a longo prazo. Mas não significa que a sua empresa precisa se aventurar e fazer anúncios no TikTok apenas por ser uma das redes sociais em alta. Antes de considerar investir qualquer quantia no TikTok Ads, Twitter Ads ou Pinterest Ads, analise primeiro:

  • Se o seu público está na plataforma;
  • Se a plataforma já possui inteligência (histórico e dados) para segmentar anúncios com precisão;
  • O seu orçamento para publicidade online (com orçamento reduzido, o ideal é focar nas plataformas “tradicionais”);
  • A jornada de compra do seu público.

 

No entanto, uma tendência que o TikTok trouxe é certa para (quase) todos: a valorização do formato de vídeos verticais dinâmicos, entre 15 segundos e 1 minuto. Com a valorização desse formato pelos usuários, um consumidor que recebe um anúncio em vídeo pelas redes sociais pode estar mais propenso a visualizá-lo até o final hoje em dia do que alguns anos atrás.

 

Metaverso

O conceito de metaverso apresentado por Mark Zuckerberg mescla em um ambiente virtual, realidade aumentada, redes sociais, games e outros elementos da web. Basicamente, o metaverso refere-se a um ambiente virtual online, onde é possível ter seu próprio avatar e interagir com outros avatares e com o ambiente. Se você tem familiaridade com games, pode assimilar mais fácil esse conceito assemelhando a jogos como Minecraft e Fortnite, em que é possível ter contato com outros jogadores online e modificar o espaço virtual.

 

Embora seja uma tendência e tenha sido apresentado como o futuro do Facebook, o metaverso não precisa ser uma preocupação sua agora se você é dono ou profissional de mídia de uma pequena ou média empresa. A Nike, a Disney e a Microsoft, por exemplo, já estão investindo no metaverso. Mas, como quase tudo que é novidade custa caro, é uma tendência de marketing que está distante da realidade da grande maioria das empresas. E, possivelmente, pode demorar para ser popularizada.

 

9 – Eleições 2022 e aumento nos custos do tráfego pago

O impulsionamento de posts em campanhas eleitorais é permitido desde 2020 pela da Lei Eleitoral nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Nas eleições passadas, a publicidade online foi mais explorada pelos candidatos de algumas regiões do país, do que em outras. Para 2022, a tendência é que os anúncios no Facebook Ads sejam ainda mais utilizados nas campanhas eleitorais. E isso pode impactar na publicidade da sua empresa, mesmo que ela não possua nenhuma ligação com qualquer partido político.

 

Segundo a Agência Pública, mais de 11 mil candidatos, entre prefeitos e vereadores, fizeram anúncios online em 2020. Se você já teve contato com o Facebook Ads, sabe que com o aumento de anunciantes, ocorre o aumento no valor pago pelos anúncios. Isso ocorre principalmente em épocas especiais do ano, como Dia das Mães e Natal, por exemplo. Além desse aumento, devem ocorrer variações nos valores mínimos para anunciar no Facebook Ads. Devido as variações no dólar pela instabilidade política, os custos podem aumentar já que a plataforma de anúncios é baseada na moeda norte-americana. Portanto, uma das principais tendências que devem guiar seu ano de 2022 no tráfego pago é estar atento(a) e preparado(a) para as oscilações de preços e desempenhos das suas campanhas.

 

Por fim

tendencias-de-marketing-digital

Para finalizar, as tendências de marketing digital para 2022 apontam para possíveis caminhos que podem estar em alta e se desenvolver durante este ano. Como citado anteriormente, pode ser que nem todas as tendências se concretizem ou que tenham impacto direto no seu trabalho ou desempenho das suas estratégias de marketing digital. Mas, merecem de alguma forma estar no planejamento ou visão a longo prazo da sua empresa ou agência.

 

Ouça a discussão completa no yardcast:

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais