O RD Station Marketing liberou a configuração da API de Conversões do Facebook Ads nas suas landing pages, funcionalidade que atualmente está em fase Beta (03/01/2022). Aprenda neste artigo como fazer a instalação da API de Conversões do Facebook nas suas landing pages do RD Station.
1 – Como configurar a API de Conversões no Facebook Ads pelo RD Station
Primeiramente, acesse sua conta de anúncios e vá até a página do Gerenciador de Eventos. Clique em “Adicionar eventos” e selecione a opção “Usar a API de Conversões“.
Avance até chegar na página abaixo. Selecione a opção “Implementar a API manualmente“.
Selecione os eventos que serão monitorados pela API de Conversões
Na sequência, selecione os eventos que você deseja rastrear através da API de Conversões do Facebook. Adicione seus eventos personalizados e, depois, clique em “Mais eventos” e selecione todos os eventos que você deseja monitorar.
Atente-se à categoria de negócios, já que os eventos podem variar dependendo do setor. Se for uma loja online, não se esqueça de selecionar todos os eventos que façam sentido para o seu comércio eletrônico.
Para receber as conversões nas suas landing pages do RD Station, é imprescindível selecionar as opções de Cadastro e Visualização do conteúdo. Veja o exemplo abaixo:
Selecione os parâmetros que serão rastreados pela API de Conversões
Na próxima página, selecione todas essas opções:
- Endereço IP do cliente — Não converter em hash
- Nome
- Telefone
- Cookie de ID do navegador (fbp) — Não converter em hash
- Sobrenome
- Identificação da assinatura — Não converter em hash
Leia atentamente e verifique se os demais também não serão úteis para a sua estratégia de marketing ou tipo de negócio. Se sim, marque a opção para receber esses dados também.
Importante! Para cada evento que você selecionou na página anterior, é necessário fazer a seleção de parâmetros. Note que haverá uma lista do lado esquerdo com todos os eventos que você adicionou. É preciso clicar em cada um deles e selecionar manualmente todos os parâmetros que você deseja monitorar.
Observe também que no canto superior direito existe o botão “Melhores práticas“. Antes de configurar os parâmetros, ele aparecerá com um símbolo de alerta. Mas, depois de selecionar todos os parâmetros necessários para melhorar a qualidade de correspondência dos dados e a desduplicação do evento, ele aparece com check verde.✅
Depois disso, você verá uma página para revisar todas as informações que selecionou. Verifique se não está faltando nada e clique em avançar.
Implementar manualmente a API por conta própria
Na página seguinte, vá até a opção “Implementar manualmente a API por conta própria” e clique em “Abrir o guia de implementação“. Role a página para baixo até ver a opção “Gerar token de acesso“.
Copie esse código e deixe-o salvo para utilizar durante a configuração da API de Conversões no RD Station. Caso você não o tenha salvo, é possível acessar novamente indo em “Configurações” no seu Gerenciador de Eventos. Depois de copiado, você pode fechar essa página por hora.
2 – Configure os Eventos do Facebook Ads do RD Station
Após fazer as configurações na sua conta de anúncios no Facebook Ads, você precisará acessar a sua conta no RD Station Marketing. Clique no canto superior direito e depois em “Integrações“. Role a página até encontrar a opção “Eventos do Facebook Ads” e clique em “Configurar”.
Depois disso, você deverá selecionar as opções que deseja:
- Conectar a API de Conversões
- Instalar Código do Pixel em todas Landing Pages
Selecione a opção da API de Conversões. Se você já tiver o Pixel do Facebook em todas as LPs, não é necessário configurar através dessa integração. Mas, se ainda não tiver configurado, pode realizar por meio dos Eventos do Facebook Ads.
Cole o token de acesso que você copiou no Gerenciador de Eventos do Facebook e também o número de identificação do Pixel, que você pode copiar também na página do Gerenciador de Eventos.
Ainda no Gerenciador do Facebook, clique em “Eventos de Teste” e copie o código em “Testar eventos do servidor“.
Depois de colar o código do evento de teste no RD Station, conclua o procedimento na plataforma e acesse uma de suas landing pages.
3 – Teste seus eventos
Por fim, volte ao Gerenciador do Facebook e verifique se ele começou a receber eventos, tanto do navegador, quanto do servidor. Por exemplo, um mesmo evento precisa ter sido mensurado pelo navegador e também pelo servidor, por meio da API de Conversões. Se tudo foi feito corretamente e estiver funcionando, os dois eventos irão aparecer e o evento do servidor estará “desduplicado”.
Principais dúvidas:
O significa “converter em hash”?
O Facebook recebe os dados das pessoas que acessam seu site, sua loja e/ou suas landing pages. Para garantir a segurança desses dados, quando uma pessoa preenche um formulário ou realiza uma compra, ele transforma esses dados em um código. O mesmo ocorre quando você faz o upload de uma lista de clientes, por exemplo. Os dados – como email, telefone, nome, sobrenome – são convertidos em hash. Dessa forma, garantindo a segurança dessas informações dentro da plataforma.
O que é desduplicação de eventos?
Depois de implementar a API de Conversões do Facebook no RD Station, sua conta de anúncios passará a receber eventos vindos do navegador e também do servidor. Para evitar que um evento seja contabilizado duas vezes, o Facebook realiza a correspondência entre os eventos do navegador e servidor.
Então, se o evento é mensurado pelo navegador, o evento do servidor não é contabilizado. Mas, se por algum motivo o evento do navegador não foi mensurado, então o Facebook utiliza o evento do servidor. Importante selecionar a opção de “Identificação do evento” para aumentar a taxa de desduplicação e selecionar os parâmetros necessários.
Por que é preciso instalar a API de Conversões do Facebook para veicular anúncios?
Se você quer entender a necessidade de configurar a API de Conversões do Facebook no RD Station para os seus anúncios nas redes sociais, recomendo ler este artigo sobre as mudanças após o iOS 14.
Ficou com alguma dúvida? Fale com um especialista da yard.