O Google Ads ou Google Adwords (como era conhecido anteriormente), é uma plataforma de serviços de publicidade online. Foi lançado pela Google em 23 de outubro de 2000, é considerada a principal fonte faturamento da empresa.
Mesmo quase 20 anos depois do lançamento dessa ferramenta há empresas que não exploram seu potencial e deixam de vender muito mais por não usá-la. Esse artigo tem o essencial de tudo o que você precisa saber para aproveitar o que o Google Ads tem para oferecer.
Como funciona?
No Google Ads, os anúncios podem ser configurados em diferentes tipos de campanha:
- Rede de Pesquisa
- Rede de Display
- Google Shopping
Vou falar um pouco sobre cada estratégia a seguir.
Rede de Pesquisa
Neste tipo de campanha, seu negócio exibe, dentro do Google, anúncios para possíveis clientes que buscam por um determinado produto, serviço ou até mesmo dúvidas de como resolver algo.
Na ferramenta é possível comprar palavras-chave e, dessa forma, exibir um anúncio para intenção de compra do usuário. Também é uma forma mais rápida de fazer o site da sua empresa aparecer no topo dos resultados de busca do Google.
Por exemplo, um usuário que teve problemas com o celular pode fazer a seguinte pesquisa: “Como arrumar tela de celular?”.
Para essa busca é possível exibir um anúncio com o seguinte título: “Veja quanto custa para trocar a tela do seu celular. Faça um orçamento”.
Esses anúncios geralmente aparecem acima dos resultados de busca orgânica, ou seja, aqueles que não são pagos.
Alguns exemplos de um anúncios no Google Ads exibidos para a palavra-chave: “Comprar celular”
Resultados de pesquisa no Google Ads
Rede de display
O Google tem parceria com milhões de sites no mundo inteiro, desde grandes portais como o New York Times, até pequenos blogs. E é através dessa parceria que você pode utilizar a ferramenta de rede de display para exibir anúncios do seu negócio dentro dos sites parceiros do Google.
Você pode escolher em quais sites você quer mostrar seu anúncio ou segmentar por assunto, idade, visitantes do seu site, entre outros. São diversos tamanhos de imagens disponíveis.
Você já navegou por muitos sites em busca de um tênis e logo depois começou a aparecer diversas promoções “pipocando” na sua tela? Esse é o remarketing, um tipo de campanha disponível dentro da rede de display, que os anunciantes usam para exibir produtos para quem já visitou o site da empresa.
Banner da Netshoes na rede de display Google
Google Shopping
Neste tipo de campanha, quando o usuário faz uma pesquisa, são mostrados anúncios gráficos com preços, nome da loja, foto do produto e, em alguns casos, avaliações do produto. Esse modelo é muito utilizado por e-commerce’s.
Nas campanhas de shopping, o Google usa a descrição dos produtos para exibir os anúncios, por isso, uma das atitudes mais importantes é manter o feed de dados atualizados com modelos e marcas preenchidos de forma correta.
Resultados de anúncios de Google Shopping no Google Ads
Percebeu quantas oportunidades podem ser criadas com o Google Ads?
Para começar no Google Ads é bem simples, basta acessar o endereço: ads.google.com e criar uma conta. Lembrando que o Google Ads é uma ferramenta paga, que funciona com o modelo PPC (Pago por clique), ou seja, toda vez que um usuário clicar no seu anúncio será cobrado o valor do clique. Nesse caso, você pode definir um limite de orçamento diário ou mensal e assim o Google nunca irá ultrapassar o valor de gastos definido.
Escute nosso podcast semanal sobre Google Ads no Spotfy.