google ads

Como aparecer no topo dos resultados do Google usando o Google Ads

Blog
Por Alex
28 de fevereiro de 2020 | 10 minutos

O Google Ads ou Google Adwords (como era conhecido anteriormente), é uma plataforma de serviços de publicidade online. Foi lançado pela Google em 23 de outubro de 2000, é considerada a principal fonte faturamento da empresa.

Mesmo quase 20 anos depois do lançamento dessa ferramenta há empresas que não exploram seu potencial e deixam de vender muito mais por não usá-la. Esse artigo tem o essencial de tudo o que você precisa saber para aproveitar o que o Google Ads tem para oferecer.

Como funciona?

No Google Ads, os anúncios podem ser configurados em diferentes tipos de campanha:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Google Shopping

Vou falar um pouco sobre cada estratégia a seguir.

Rede de Pesquisa

Neste tipo de campanha, seu negócio exibe, dentro do Google, anúncios para possíveis clientes que buscam por um determinado produto, serviço ou até mesmo dúvidas de como resolver algo.

Na ferramenta é possível comprar palavras-chave e, dessa forma, exibir um anúncio para intenção de compra do usuário. Também é uma forma mais rápida de fazer o site da sua empresa aparecer no topo dos resultados de busca do Google.

Por exemplo, um usuário que teve problemas com o celular pode fazer a seguinte pesquisa: “Como arrumar tela de celular?”.

Para essa busca é possível exibir um anúncio com o seguinte título: “Veja quanto custa para trocar a tela do seu celular. Faça um orçamento”.

Esses anúncios geralmente aparecem acima dos resultados de busca orgânica, ou seja, aqueles que não são pagos.

Alguns exemplos de um anúncios no Google Ads exibidos para a palavra-chave: “Comprar celular”

 

Resultados de pesquisa Google Ads

Resultados de pesquisa no Google Ads

Rede de display

O Google tem parceria com milhões de sites no mundo inteiro, desde grandes portais como o New York Times, até pequenos blogs. E é através dessa parceria que você pode utilizar a ferramenta de rede de display para exibir anúncios do seu negócio dentro dos sites parceiros do Google.

Você pode escolher em quais sites você quer mostrar seu anúncio ou segmentar por assunto, idade, visitantes do seu site, entre outros. São diversos tamanhos de imagens disponíveis.

Você já navegou por muitos sites em busca de um tênis e logo depois começou a aparecer diversas promoções “pipocando” na sua tela? Esse é o remarketing, um tipo de campanha disponível dentro da rede de display, que os anunciantes usam para exibir produtos para quem já visitou o site da empresa.

 

Banner Google Ads

Banner da Netshoes na rede de display Google

Google Shopping

Neste tipo de campanha, quando o usuário faz uma pesquisa, são mostrados anúncios gráficos com preços, nome da loja, foto do produto e, em alguns casos, avaliações do produto. Esse modelo é muito utilizado por e-commerce’s.

Nas campanhas de shopping, o Google usa a descrição dos produtos para exibir os anúncios, por isso, uma das atitudes mais importantes é manter o feed de dados atualizados com modelos e marcas preenchidos de forma correta.

Resultados de Google Shopping

Resultados de anúncios de Google Shopping no Google Ads

 

Percebeu quantas oportunidades podem ser criadas com o Google Ads?

Para começar no Google Ads é bem simples, basta acessar o endereço: ads.google.com e criar uma conta. Lembrando que o Google Ads é uma ferramenta paga, que funciona com o modelo PPC (Pago por clique), ou seja, toda vez que um usuário clicar no seu anúncio será cobrado o valor do clique. Nesse caso, você pode definir um limite de orçamento diário ou mensal e assim o Google nunca irá ultrapassar o valor de gastos definido.

E se você precisa de auxílio para executar estratégias profissionais de Google Ads, fale com a yard. 😉

Escute nosso podcast semanal sobre Google Ads no Spotfy.

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
design

Content first, por que o conteúdo vem primeiro?

Autor Alisson | 4 minutos
A idéia do "Content first" é, geralmente, usada em product designers. Significa liderar um projeto pelo conteúdo, e não pelo visual. Um famoso exemplo de profissionais que estão sendo liderados pelo visual são aqueles que abusam de textos fictícios e palavras genéricas. Já ouviu falar... Leia Mais
marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Autor Ecco | 4 minutos
4 P's do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing. Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de... Leia Mais