planejamento

Como ter ideias incríveis e únicas? – Brainstorming

Blog
Por Alisson
30 de novembro de 2021 | 3 minutos

Você sabe como profissionais das maiores empresas criam soluções e ideias incríveis todos os dias? Nem todos são dotados de mentes super criativas, apenas usam uma técnica fantástica e muito simples. Neste artigo vamos falar de um debate espontâneo chamado brainstorming ou na tradução, “tempestade de ideias”. Saiba como colocar em prática e a importância dessa técnica para os negócios.

O que é uma ideia incrível e como chegar até ela?

Para ter ideias incríveis e únicas, não adianta você ser apenas inteligente e ter criatividade, mas sim, saber combinar várias soluções de perspectivas diferentes e transformar isso em algo realmente funcional, com o menor número de problemas ou impedimentos dessa solução ser colocada em prática.

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”  –  Steve Jobs.

 

Conheça o brainstorming

Uma das maiores armas para chegar até as melhores soluções é o que chamamos de brainstorming, que se baseia em uma reunião entre colaboradores com o mesmo objetivo. Esses vão sugerir ideias espontâneas e sem medo de serem ineficientes, nesse debate para cada opinião dos colaboradores todos presentes irão descobrir novas perspectivas e consequentemente terão novas ideias baseando-se nas ideias já ditas, transformando o debate em uma “tempestade de ideias”.

A reunião trará insights valiosos e as ideias combinadas poderão se tornar soluções nunca antes pensadas. Após o brainstorming as melhores opções serão lapidadas e você terá um leque com soluções reais para seu problema.

Como fazer um brainstorming?
  • Reuna-se entre 2 a 10 membros do seu setor ou que estão envolvidos com o projeto, e é importante que eles entendam o objetivo daquela reunião.
  • Procure um lugar reservado para que o debate não seja interrompido, já que cortar o fluxo de criatividade da reunião pode arruiná-la.
  • Procure viabilizar as ideias quando possível, tente expor para todos o caminho que você percorreu em sua mente para ter essa ideia.
  • Anote em um quadro ou em post-its as ideias ou as melhores delas, para que todos consigam ler com facilidade.
  • Nunca julgue a ideia de alguém, mesmo que pareça ineficiente, ideias fora do comum devem ser as mais apreciadas, pois elas que irão inspirar a todos.
  • Não torne a reunião uma palestra, mesmo que você esteja organizando o debate não significa que precise falar mais que os outros. Todos devem ter seu espaço, igual.

 

Ouça mais sobre o assunto no yardcast

Artigos Relacionados

planejamento

Como criar processos para uma empresa

Autor Lucas Ribas | 8 minutos
Para aprender como criar processos para uma empresa, é essencial ter em mente uma coisa: os processos para empresa devem ser necessários e satisfatórios. Mas como assim processos satisfatórios?    Quando as pessoas da equipe finalizarem uma tarefa, a sensação deve ser de... Leia Mais
gestão

O que faz um jogo ser tão divertido para os seres humanos? E como usar isso em seu negócio

Autor Alisson 5 minutos
Você sabia que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C? Os jogos estão inseridos em nossa sociedade há muito tempo e, de longe, são o maior método de diversão que nós seres humanos adotamos, sejam jogos de tabuleiro, cartas, digitais ou... Leia Mais
e-commerce

Sua empresa está preparada para a Black Friday?

Autor Alisson | 5 minutos
Você sabia que o e-commerce brasileiro cresceu em 22,7% com faturamento de R$ 75 bi em 2019? E que esse número tende a aumentar muito em 2020? Neste artigo vamos acompanhar o que as maiores pesquisas do Brasil e do mundo estão falando e vamos entender como estar com um pé a frente da... Leia Mais