marketing

Como uma empresa de serviços cria valor?

Blog
Por Lucas Ribas
20 de março de 2017 | 4 minutos

O primeiro passo é reconhecer que todo serviço é essencialmente intangível. A intangibilidade é tudo aquilo que você não tem um referencial físico para montar uma imagem concreta na cabeça. Kotler diz, “serviço é qualquer ato que uma parte presta a outra e que não resulta na propriedade de nada”. Quando se vende um produto, fica fácil descrevê-lo, preto, vermelho, leve, pesado. Quando se presta um serviço, a dificuldade aumenta. É muito difícil para as pessoas construírem na sua mente uma imagem real de algo que não é palpável. Por isso, existem algumas formas para auxiliar o cliente de serviços a montar essa imagem em sua mente.

  • Administrar as evidências físicas
    Cartão de visitas, propostas, uniformes, fachada, marca, enfim tudo que possa de alguma maneira transmitir ou deixar uma imagem real na mente do seu cliente. Aqui entra a importância de uma identidade visual bem planejada.
  • Inseparabilidade
    Serviços são normalmente prestados junto da pessoa que o contratou, esta característica é chamada inseparabilidade. Um corte de cabelo, uma consulta odontológica, etc. Portanto, cuide muito bem da apresentação, o prestador do serviço estará sendo avaliado o tempo inteiro de forma consciente e inconsciente. Uniforme, barba, maquiagem, roupas, organização e limpeza do local de trabalho são fatores muito importantes.
  • Monitore a qualidade do serviço prestado constantemente
    Ligue para seu cliente, ou crie uma estratégia de avaliação e rotina fixos para avaliar o desempenho seu ou da sua equipe. Você poderá descobrir problemas que jamais imaginou e além disso, estará conquistando mais ainda o cliente através de um trabalho de pós-venda.
  • Cuide da propaganda boca-a-boca
    Na prestação de serviços essa é, muitas vezes, a principal forma de marketing. A fidelidade na prestação de serviços é muito alta. Você troca de médico com frequência? Você vai a um cabeleireiro sem a indicação de uma amiga? Quando estamos satisfeitos com nosso prestador de serviços, indicamos para todo mundo. Seja médico, barbeiro, jardineiro e tantos outros prestadores de serviços que também sobrevivem graças às indicações de seus inúmeros clientes que quando satisfeitos, fazem questão de indicar.

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Autor Ecco | 4 minutos
4 P's do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing. Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de... Leia Mais
marketing

Diferença entre bordão, jargão e chavão

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
Você quer saber a diferença entre bordão, jargão e chavão? É muito comum o uso equivocado desses termos. Algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos, mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e, se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode... Leia Mais