arquitetura comercial

Como utilizar os cinco sentidos do cliente para vender mais

Blog
Por Duda
22 de março de 2017 | 4 minutos

Envolver o cliente no ponto de venda e proporcionar uma experiência de compra completa tem sido cada dia o maior desafio do varejista.  Nem sempre a opção de compra esta baseada nos produtos que necessitamos, ou que estamos dispostos a pagar. Saber explorar os cinco sentidos do consumidor pode fazer com que ele consuma facilmente o produto ofertado, mesmo não precisando. Visão, olfato, tato, paladar e audição são estímulos sensoriais que podem desencadear respostas emocionais poderosas nos clientes. Veja a seguir como os 5 sentidos podem ser utilizados para vender mais através de técnicas de marketing sensorial:
Visão: É normal termos apego a tudo que é visual, por exemplo, uma boa vitrine corresponde a boa parte da atratividade da loja, muitas vezes aquele simples manequim bem apresentado, juntamente com uma boa programação visual (temáticas para datas comemorativas), se torna o melhor vendedor que a loja pode querer. Iluminação, espaço e cores também são importantes para criar um ambiente agradável, despertam a atenção ou relaxamento, dependendo da intenção.
Olfato: Com um simples aroma, é possível despertar intensas emoções em uma pessoa e remeter a lembranças, uma vez que o olfato é ligado ao sistema límbico do cérebro (a parte referente à memória e as emoções). Um bom aroma, ligado à personalidade da marca faz com que os clientes permaneçam mais tempo no local.
Tato: Imprescindível que os clientes possam tocar nos produtos e experimentá-los. E não apenas isso, mas o tecido nos assentos dos provadores, em almofadas, cortinas, e outros itens, também influenciam na percepção geral do ambiente.
Paladar: Não importa se o seu ramo não for a alimentação, ter disponível na loja um biscoito, um chá e um café, ou até mesmo outros tipos de alimentos, é imprescindíveis para receber o cliente. É comprovado (com exceção dos supermercados), que clientes com fome querem ir embora logo, deixando assim de fazer as compras.
Audição: A música influencia muito no nosso estado de humor, ainda mais quando nos traz boas sensações. Semelhante aos aromas, o som ambiente é uma ferramenta muito eficaz para ter um impacto positivo no humor do cliente.
Para tirar melhor proveito das informações dos cinco sentidos, faça um raio-x da sua empresa e analise as emoções que deseja atingir em seu cliente, assim, fica mais fácil fazer os ajustes para fornecer estímulos sensoriais adequados para ele.

imagem de capa retirada de: deviantart.com

Artigos Relacionados

Home Office – Principais aprendizados após 1 mês de experiência

O crescimento do home office já vinha desde antes da quarentena obrigatória por conta do Covid-19. Mas após o aumento das medidas de reclusão, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o home...

Trello e Slack – A dupla que vai garantir organização para seus projetos

Trello e Slack são como unha e carne, pelo menos aqui na agência! São duas ferramentas fundamentais para a gestão de projetos e comunicação da equipe, não apenas aqui na yard., como em...

Como funciona o Google

O Google funciona como um grande catálogo dos sites na internet. Mas antes de entendermos melhor sobre seu funcionamento é legal passarmos sobre alguns pontos de curiosidade sobre a empresa. A...