arquitetura comercial

Como utilizar os cinco sentidos do cliente para vender mais

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
22 de março de 2017 | 4 minutos

Envolver o cliente no ponto de venda e proporcionar uma experiência de compra completa tem sido cada dia o maior desafio do varejista.  Nem sempre a opção de compra esta baseada nos produtos que necessitamos, ou que estamos dispostos a pagar. Saber explorar os cinco sentidos do consumidor pode fazer com que ele consuma facilmente o produto ofertado, mesmo não precisando. Visão, olfato, tato, paladar e audição são estímulos sensoriais que podem desencadear respostas emocionais poderosas nos clientes. Veja a seguir como os 5 sentidos podem ser utilizados para vender mais através de técnicas de marketing sensorial:

  • Visão: É normal termos apego a tudo que é visual, por exemplo, uma boa vitrine corresponde a boa parte da atratividade da loja, muitas vezes aquele simples manequim bem apresentado, juntamente com uma boa programação visual (temáticas para datas comemorativas), se torna o melhor vendedor que a loja pode querer. Iluminação, espaço e cores também são importantes para criar um ambiente agradável, despertam a atenção ou relaxamento, dependendo da intenção.
  • Olfato: Com um simples aroma, é possível despertar intensas emoções em uma pessoa e remeter a lembranças, uma vez que o olfato é ligado ao sistema límbico do cérebro (a parte referente à memória e as emoções). Um bom aroma, ligado à personalidade da marca faz com que os clientes permaneçam mais tempo no local.
  • Tato: Imprescindível que os clientes possam tocar nos produtos e experimentá-los. E não apenas isso, mas o tecido nos assentos dos provadores, em almofadas, cortinas, e outros itens, também influenciam na percepção geral do ambiente.
  • Paladar: Não importa se o seu ramo não for a alimentação, ter disponível na loja um biscoito, um chá e um café, ou até mesmo outros tipos de alimentos, é imprescindíveis para receber o cliente. É comprovado (com exceção dos supermercados), que clientes com fome querem ir embora logo, deixando assim de fazer as compras.
  • Audição: A música influencia muito no nosso estado de humor, ainda mais quando nos traz boas sensações. Semelhante aos aromas, o som ambiente é uma ferramenta muito eficaz para ter um impacto positivo no humor do cliente.
    Para tirar melhor proveito das informações dos cinco sentidos, faça um raio-x da sua empresa e analise as emoções que deseja atingir em seu cliente, assim, fica mais fácil fazer os ajustes para fornecer estímulos sensoriais adequados para ele.

Artigos Relacionados

marketing

O que é Metaverso?

Autor Hellen Scheidt | 7 minutos
O que é Metaverso? Desde que foi anunciado pelo criador do Facebook em outubro de 2021, essa provavelmente foi uma das perguntas mais feitas ao Google. As buscas pelo termo "Metaverso" no Google aumentaram mais de 12.000% comparando junho de 2022 com junho de 2021. Algumas empresas ficaram... Leia Mais
marketing

Parcerias inusitadas entre marcas que deram certo

Autor Bruno | 4 minutos
Existem diversos propósitos para realizar uma parceria entre empresas. Algumas buscam novas oportunidades de crescimento, alcançar um novo público ou até mesmo por uma questão crítica como crise de imagem ou risco de falência. Em um mercado com tantos concorrentes para competirem entre si,... Leia Mais
marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Autor Lucas Ribas | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.   Conceitos iniciais sobre marketing Para te ajudar a entender vou fazer... Leia Mais