marketing digital

Construindo uma experiência de marca interativa

Blog
Por Alisson
23 de setembro de 2021 | 3 minutos

Criar experiências novas e marcantes que promovam uma interação de seu público com sua marca parece ser uma atividade distante da realidade. Neste artigo irei provar que experiências interativas não necessariamente precisam de um investimento exorbitante ou gastar horas de energia e criatividade para serem realizadas. Essa maneira inteligente de promover sua marca, destaca ela da concorrência e também ajuda com a relação de seu público com a marca.

 

O jogo eletrônico League of Legends promoveu sua nova coleção com um show interativo

Um case recente para você se inspirar foi o evento realizado pela Riot Games, desenvolvedora e publisher do jogo eletrônico League of Legends, para anunciar sua nova coleção de “skins” em seu jogo. São cosméticos equipáveis dos personagens, comercializados com valores reais e que provavelmente geram a maior fonte de renda da empresa, através desse produto.

Divulgação

Para anunciar a nova coleção baseada em Heavy Metal, a Riot Games teve a ideia de criar uma banda fictícia com cantores reais que interpretam os personagens do jogo. A banda é chamada de “Pentakill” (Uma palavra que foi popularizada no próprio game). Uma base de fãs foi criada já a partir de seu primeiro álbum lançado e inclusive muitos jogadores que não jogam mais o game continuam acompanhando as novas músicas e se tornaram fãs assíduos.

Todo ano é lançada uma nova coleção de produtos “Pentakill” no jogo e, em 2021, a desenvolvedora teve a ideia de fazer uma experiência ainda mais interativa para promover esse evento. Eles realizaram um show totalmente digital com um álbum repleto de músicas novas. Através de uma plataforma eles permitiram que os espectadores interagissem com o show através de alguns minigames interativos e a transmissão das webcams de quem estava assistindo, trazendo a sensação de realmente estar participando de um show real.

Como criar uma experiência interativa para sua marca?

Você não precisa começar com uma ação tão inovadora como o case acima. Divulgar um produto ou serviço de sua marca de maneira inteligente vai demandar inicialmente da sua imaginação. O brainstorm inicial para a sua buyer persona vai servir para atenuar um caminho a se seguir. “O que meu cliente adoraria experienciar?” ou “Como meu cliente pode ter uma experiência interativa com minha marca?”, são perguntas que você deve responder nessa etapa.

A partir daí você vai alinhar essas ideias com algum tipo de mídia, nos meios digitais as mídias mais usadas e de fácil desenvolvimento são:

  • Ebooks interativos.
  • Aulas ou eventos interativos.
  • Lookbooks.
  • Quizzes virtuais.
  • Relatórios interativos.
  • Conteúdos ricos em geral.
Com a mídia criada, é hora de testar a realizar sua ação

Antes de realmente colocar no ar, é indicado que você teste a sua experiência com seus clientes mais próximos e valide se sua ideia é realmente inteligente e divertida. É contra intuitivo induzir seu cliente a uma experiência chata ou maçante. Caso tudo esteja ok, realize sua experiência interativa e promova uma nova forma de seu público experimentar sua marca. No final é importante sempre coletar o feedback da experiência, isso será rico para suas novas ações.

Ouça mais sobre o tema no yardcast:

Artigos Relacionados

marketing digital

Como o Facebook Ads funciona: ele está te espionando?

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Como o Facebook Ads funciona? Se você chegou neste artigo a partir dessa pergunta, tem uma chance de você ter recebido um anúncio muito específico e quer descobrir se o Facebook Ads pode estar te espionando.   Não é possível afirmar que o Facebook não está espionando ninguém.... Leia Mais
marketing digital

Marketing digital para restaurante: o guia definitivo

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
Criar uma estratégia de marketing digital para restaurante é mais fácil do que você imagina! Basta um pouco de empenho, organização e vontade para coletar dados! Sim! O segredo está em saber como coletar e utilizar dados. Na era digital, não coletar dados dos clientes significa que você... Leia Mais
marketing digital

O que é conteúdo evergreen, tudo que você precisa saber

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
Conteúdo evergreen, também chamado de conteúdo perene, é um tipo de conteúdo produzido para permanecer relevante e útil por tempo indeterminado. Ou pelo menos, por mais tempo do que outros conteúdos. O conteúdo evergreen pode ser um artigo de blog, um vídeo ou até mesmo outro formato. O... Leia Mais