design

Como fazer um eBook encantador? Dicas de diagramação

Blog
Por Alisson
6 de maio de 2020 | 13 minutos

Vai fazer diagramação de eBooks? Quer descobrir como fazer um eBook incrível e encantador para gerar leads? Neste artigo você vai ver as dicas práticas do próprio criativo da agência para diagramar eBooks espetaculares! Bora lá!

É legal entender a origem e a importância da diagramação

A diagramação é uma arte que vem sendo usada desde muito tempo atrás. Sua origem é incerta, mas alguns acreditam que até os primeiros livros e papiros já teriam uma certa diagramação. Este conjunto de técnicas foi se aprimorando com o tempo através dos jornais, revistas e todo tipo de peça visual que se possa imaginar. No entanto, mesmo com a transformação da diagramação pelos anos, muitos elementos ainda se mantêm no mesmo lugar, como títulos e hierarquia, e provavelmente muito disso nunca será mudado.

É maluco pensar que os jornais de hoje são bem parecidos com os do século vinte. Porque estamos falando de muitas décadas em que os leitores se acostumaram com esse tipo de layout e é errado pensar que “inovar” só acontece passando por cima de tudo isso.

Portanto, a diagramação é um conjunto de técnicas de design com um só propósito: organizar os elementos do seu conteúdo para um tipo de público específico. Basicamente, qualquer peça gráfica que tenha um material intrínseco que precisa ser agregado ao leitor é indicado ter uma diagramação, como jornais, revistas, eBooks, infográficos e muitos outros.

diagramação-jornal

Jornais do século 20. Por LiliGraphie, Shutterstock

Diagramação de eBook: Como fazer um eBook encantador? Aprenda um método eficiente de diagramação

Definitivamente, dispor de um conteúdo topper 😎 é o primeiro passo. Então planeje bem o tema e todo o resto e isso, com certeza, tem que ser feito com carinho e atenção por você ou pela sua equipe. Se estiver com dificuldades para encontrar um tema matador, você precisa conhecer o SEMRush.

SEMRush – O que é? Vale a pena?

Mas, atenção. Por mais que você faça um design encantador, não existe milagre na diagramação de um conteúdo ruim que não vai agregar no conhecimento do leitor.

Ok, eu tenho o tema bem definido e um belo texto para um eBook. E agora, como criar um eBook encantador?

1- Escolha um software que domine

Nesta trajetória de como diagramar um eBook encantador você precisará de um software para diagramação. Os mais usuais e conhecidos são o Adobe InDesign e o Canva. Programas bem distintos, porém, capazes de gerar resultados excelentes.  

O InDesign é uma ferramenta profissional, pertence à Adobe e é desenvolvido para diagramar conteúdos. Portanto, oferece ferramentas específicas para a tarefa e exige conhecimento prático do usuário. 

Já o Canva seria a segunda opção para iniciantes que não têm o pacote Adobe. O software on-line deixa que você trabalhe com o eBook de qualquer computador, além de ser prático. O Canva não tem funções específicas para certas ações como o InDesign, mas permite um trabalho satisfatório e pode sair com um resultado superior, afinal, estamos falando de criatividade. 

Lembrando que essas dicas podem e devem ser seguidas através de qualquer ferramenta e método de criação.

2- Se familiarizando com a área de trabalho

Em seguida, nesta etapa você deve simplesmente estudar o que está prestes a fazer. Parece óbvio, mas é onde muitas pessoas pecam. Por isso, leia com atenção o texto do conteúdo. Caso não seja de sua autoria, é ainda mais relevante você passar um tempo entendendo todo o contexto do tema, porque isso vai facilitar muito o caminho pela frente.

Nesta etapa em que você domina o conteúdo é onde encaixa minha técnica favorita, qual eu chamo de “scanning“. Portanto, caso o texto seja truncado ou com poucas marcações para uma bela diagramação, é importante você definir pontos estratégicos para te auxiliar. Por exemplo, frases impactantes, tópicos, observações, áreas que precisam ser destacadas e por aí vai. Quanto mais você se acostuma na prática do scanning, mais natural ele vai se tornar.

diagramar-ebook

3- Definindo a identidade visual

Dependendo do tema que seu eBook aborda, é bem provável que você encontre concorrência e precise se diferenciar. Em um mercado de grande concorrência, um conteúdo bem feito e uma identidade visual assertiva, vão tornar seu eBook único e mais atrativo. Portanto, é seu objetivo conhecer os elementos, cores e estilos da identidade visual desse material.

Definir identidade visual

3.1- Defina fontes e padrões tipográficos

Dentro do processo de planejamento e rascunho do eBook, as fontes e padrões tipográficos precisam ser definidos para que você comece a visualizar a diagramação do eBook e entenda quais sensações os usuários terão a partir da leitura. 

Nesta fase cabe a você preestabelecer o tamanho da fonte (incluindo capa, subtítulo e corpo do texto), peso, com ou sem serifa, além de analisar se a fonte é apropriada para conversar com o público ou tema do eBook. 

A mesma seleção vale para organização de títulos, subtítulos e parágrafos. Eles devem se manter padronizados do começo ao fim do conteúdo. Isso acaba provocando o que chamamos de fácil memorização do texto, o usuário se acostuma com aquele estilo de organização e tem uma leitura agradável.

Para não errar na escolha das fontes e tipografia, algumas dicas de como diagramar um eBook: 

– Evite fontes cursivas com muitos detalhes em parágrafos; 

– Aposte em fontes sem serifa para fácil leitura;

– Para trabalhar com duas ou mais fontes, elas precisam ‘conversar’;

– Use frases ou palavras em negrito, itálico ou sublinhado para dar ênfase; 

– Deixe as fontes mais decorativas para títulos e destaques.

Faça muitos testes e busque por referências. Mesmo que você trabalhe o bastante no planejamento, na hora da diagramação do eBook o conjunto pode ser contrário à mensagem que deseja passar.

4- Estabelecendo os padrões e estilos

Agora você está com a faca e o queijo na mão para começar a diagramação de eBook. MAAAS CALMA AÍ, existe um procedimento super importante na diagramação que vem antes. É o momento em que você vai definir e salvar os “presets” do seu futuro projeto. Para isso, vamos colocar em um rascunho os padrões de títulos, com fonte, peso, tamanho, cor e espaçamento. Em seguida, repita o processo para os parágrafos básicos, botões, etc.

Já comece imaginando os elementos e cores que vão compor as páginas e deixe que o resto vá fluindo. É importante você seguir esses padrões para todas as páginas e tentar, sempre que possível, repetir alguns layouts que o leitor já se familiarizou. Se estiver empacado nessa etapa, é interessante parar tudo e dar uma olhadinha em referências de eBooks pela internet para você se inspirar.

Salve esses recursos do jeito que achar mais fácil, seja salvando como padrões do software em que trabalha ou até mesmo copiando e colando em uma página rascunho. Afinal, o importante é você estar sempre no controle.

5- Conhecendo como funciona o modus operandi do leitor do seu eBook

Já parou para pensar que um leitor de eBook tem mais pressa em absorver o conteúdo do que um leitor de um livro impresso? Por isso, na maioria das vezes é super importante enxugar o material sem torná-lo raso, moderar no número de páginas e, obviamente, deixar o mais intuitivo e agradável possível.

Pode acontecer que o seu material seja mais complexo, por exemplo um “Livro digital sobre fórmulas científicas”, nesse caso o seu público precisa de algo mais “completo” e talvez ele realmente não tenha pressa para ler. Se você não conhece o público-alvo do seu material eu aconselho desenhar uma persona ou até mesmo lançar uma pesquisa de satisfação no final do seu material.

6- Só agora você está pronto para criar

Com os procedimentos anteriores ainda frescos na cabeça, a diagramação do eBook naturalmente se tornará mais fácil. Alinhe os elementos, página por página, mentalize os layouts já criados e veja o que melhor se encaixa na atual posição do texto. Agora seus dotes serão testados.

Lembre-se dos estilos definidos anteriormente e mantenha um padrão durante todos o material com:

Espaçamento
Alinhamentos
Hierarquia
Cores

Espaçamento

O eBook sem espaçamento se torna cansativo e desinteressante, então cabe a você inseri-lo com cuidado para criar uma identificação hierárquica de informações. No texto, o espaçamento precisa estar presente em linhas, parágrafos e títulos, assim como o desenvolvimento de margens corretas. É a partir desses padrões que o leitor vai conseguir chegar concentrado ao fim do conteúdo.  

Alinhamentos

Junto ao espaçamento, os alinhamentos devem ser mantidos por toda a diagramação do eBook, obedecendo a padrões que se repetem ao longo do material. Portanto, não importa se o objetivo é ter um produto virtual, ter margens e alinhamentos definidos pode evitar que ocorram erros se no futuro o eBook for impresso. 

Outra questão de como diagramar um eBook é que a quebra do alinhamento num ponto específico do texto pode desconcentrar o leitor e causar confusão. Desse modo, deixe para usar a estratégia só quando esse for o real interesse. Só não pense que estamos falando para deixar sua criatividade de fora nos alinhamentos. 

Hierarquia

Respeitar a hierarquia na construção do eBook significa ter um produto organizado e atrativo visualmente. Quanto mais soltos os textos e imagens estiverem, mais difícil será compreender o que é realmente fundamental no conteúdo. Dessa forma, é possível construir hierarquia deixando títulos em mais evidência que outros textos, assim como imagens. 

Afinal, a hierarquia tende a orientar o leitor para aquilo que é mais importante no eBook.  

Cores

Quando o objetivo é saber como diagramar um eBook encantador, as cores têm um papel tão importante quanto todos os elementos já citados.

O material sempre vai ser baseado nas cores da identidade visual da marca, empresa ou produto tratado no eBook. Não é o momento de inovar, mas você pode ser criativo e trazer misturas que conversem.  

Textos com cores personalizadas também são apostas para modernizar e chamar a atenção do usuário. Arrisque e faça experiências, porém, no corpo do texto o fundo branco ainda é a melhor escolha para leitura.

O impacto da área de respiro 

A diagramação do eBook tende a ser dinâmica e limpa, porque tratamos de um conteúdo virtual que as pessoas buscam para obter informações mais compactas do que encontram num livro físico e extenso. A área de respiro é eficiente nesse contexto para dar alívio visual aos leitores.

Os espaços em branco no eBook garantem mais atenção no texto escrito, deixando ele fácil de entender. Também dão a possibilidade do usuário fazer uma pausa e digerir o conteúdo antes de continuar.

Para pôr a regra em prática, as áreas de respiro podem ser usadas, por exemplo, com inserção de várias imagens entre textos e páginas com layouts diferentes ao longo do eBook. 

Entretanto, como em outras táticas, cabe a você entender durante o trabalho qual o momento correto de usar os espaços em branco.

Use hyperlinks em palavras e botões

Um eBook pode ser feito para vender um produto, dar visibilidade para um negócio, entre outros objetivos. O fundamental é cativar o seu público para gerar audiência, que pode ser medida com o envolvimento do leitor, através de cliques em hyperlinks e botões de call-to-action (CTA).  

Os hyperlinks devem ser utilizados em palavras-chaves do texto para o usuário clicar e ser direcionado a outro ponto do site, se envolver em um segundo conteúdo de seu interesse e, cada vez mais, elevar as chances de conversão. 

Assim, links externos também favorecem os resultados do eBook nos buscadores, trazendo referências de domínios diferentes ao seu material. 

Já os botões vão permitir que você verifique qual o nível de interesse do leitor. Por exemplo, o CTA pode direcionar para uma Landing Page, um download, inscrição em newsletter, tráfego ou compartilhamento social. A escolha do botão depende do objetivo do eBook e do estágio do funil de vendas que o visitante está. 

Por isso, o segredo é fazer CTAs chamativos.

Como copiar sem copiar? Saiba trabalhar com referências e criatividade

Por outro lado, se você não conhece ou não domina 100% algumas dessas técnicas, vou te indicar um bom livro para quem está começando ou até mesmo para diagramadores experientes. Em síntese, o material explica todos esses tópicos e muitos outros sobre o mundo da diagramação de eBook encantador. O livro se chama “Edição e Design” e foi escrito por Jan V. White.

Além disso, se quiser umas referências de templates, nossa parceira, a Resultados Digitais, fornece alguns gratuitos que podem ajudar você, acesse os templates por aqui.

 

Ouça também nosso podcast sobre diagramação de eBooks

Artigos Relacionados

design

Como criar Landing Pages

Autor Diluan Matos | 5 minutos
Quer saber como criar Landing Pages? Aqui você encontra o que precisa para saber como criar! O que é uma Landing Page? Uma Landing Page ou uma LP, para os mais íntimos, é em sua tradução literal uma página de aterrisagem para os usuários, ou seja, o primeiro local onde os usuários vão... Leia Mais
design

Design de Conversão

Autor Diluan Matos | 10 minutos
Quer saber o que é, como utilizar o design de conversão ou como aplicá-lo em seu negócio e/ou projetos? Então você está no lugar que deveria estar! Logo aqui embaixo já tem tudo o que você pode estar procurando sobre Design de Conversão. O que é Design de Conversão? O Design de... Leia Mais
design

Como melhorar anúncios com Google Web Designer

Autor Diluan Matos | 8 minutos
Quer saber como melhorar seus anúncios com o Google Web Designer e ainda por cima melhorar seus resultados? Então este artigo vai te ajudar! O que é Google Web Designer? O Google Web Designer é uma ferramenta GRATUITA entregue pela própria Google para melhorar os anúncios de display... Leia Mais