design

Como fazer um eBook encantador? Dicas de diagramação

Blog
Por Alisson
6 de Maio de 2020 | 13 minutos

Quer descobrir como fazer um ebook incrível e encantador para gerar leads? Neste artigo você vai ver as dicas práticas do próprio criativo da agência! Bora lá!

É legal entender a origem e a importância

A diagramação é uma arte que vem sendo usada desde muito tempo atrás,  não é certo sua origem, mas alguns acreditam que até os primeiros “livros e papiros” já teriam uma certa diagramação. Este conjunto de técnicas foi se aprimorando com o tempo, através dos jornais, revistas e todo tipo de peça visual que se possa imaginar, mesmo com a transformação da diagramação pelos anos, muitos elementos ainda se mantém no mesmo lugar, como títulos, hierarquia etc… e provavelmente muito disso nunca será mudado.

É maluco de pensar que os jornais de hoje são bem parecidos com os do século vinte, estamos falando de muitas décadas onde os leitores se acostumaram com este tipo de layout, e é errado pensar que “inovar” só acontece passando por cima de tudo isso.

A diagramação é um conjunto de técnicas de design com um só propósito, organizar os elementos do seu conteúdo para um tipo de público específico, basicamente qualquer peça gráfica que tenha um material intrínseco que precisa ser agregado ao leitor é indicado ter uma diagramação, como por exemplo jornais, revistas, eBooks, infográficos e muitos outros.

Jornais do século 20, Por LiliGraphie, Shutterstock

Como fazer um eBook encantador? Aprenda um método eficiente de diagramação

Definitivamente um conteúdo topper 😎é o primeiro passo, então planeje bem o tema e todo o resto, e isto com certeza tem que ser feito com carinho e atenção por você ou pela sua equipe. Se estiver com dificuldades em encontrar um tema matador? Você precisa conhecer o SEMRush.

Atenção, não existe milagre na diagramação de um conteúdo ruim que não vai agregar no conhecimento do leitor.

Ok, eu tenho o tema bem definido e um belo texto para um eBook, e agora, como fazer um eBook encantador?

Se familiarizando com área de trabalho

Nesta etapa você deve simplesmente estudar o que você está prestes a fazer, parece óbvio, mas é onde muitas pessoas pecam. Leia com atenção o texto do conteúdo, caso não seja de sua autoria é ainda mais relevante você passar um tempo entendendo todo o contexto do tema, isso vai facilitar muito o caminho pela frente. Nesta etapa onde você domina o conteúdo é onde encaixa minha técnica favorita, qual eu chamo de “scanning”, caso o texto seja truncado ou com poucas marcações para uma bela diagramação, é importante você definir pontos estratégicos para te auxiliar, como por exemplo frases impactantes, tópicos, observações, áreas que precisam ser destacadas e por aí vai, quanto mais você se acostuma na prática do scanning, mais natural ele vai se tornar.

Identidade visual

Dependendo do tema que seu eBook aborda, é bem provável que você encontre concorrência e precise se diferenciar. Em um mercado de grande concorrência um conteúdo bem feito e a identidade visual do seu eBook vai torná-lo único e mais atrativo, então é seu objetivo conhecer os elementos, cores e estilos da identidade visual desse material.

Definir os padrões e criar os estilos

Agora você está com a faca e o queijo na mão para criar seu eBook, MAAAS CALMA AÍ existe um procedimento super importante na diagramação que vem antes, é onde você vai definir e salvar os “presets” do seu futuro projeto, vamos colocar em prática em um rascunho os padrões de títulos com fonte, peso, tamanho, cor e espaçamento, repita o processo para os parágrafos básicos, botões etc, já comece imaginando os elementos e cores que vão compor as páginas e deixe que o resto vá fluindo. É importante você seguir esses padrões para todas as páginas, e tentar sempre que possível repetir alguns layouts que o leitor se familiarizou. Se estiver empacado nessa etapa é interessante parar tudo e dar uma olhadinha em referências de eBooks pela internet para você se inspirar.

Não se preocupe em como salvar estes recursos, faça como achar mais fácil, seja salvando como padrões do software onde trabalha ou até mesmo copiando e colando de uma página rascunho, o importante é você estar sempre no controle.

Como funciona o modus operandi do leitor do seu book?

Já parou pra pensar que um leitor de eBook tem mais pressa em absorver o conteúdo do que um leitor de um livro comum? Por isso, na maioria das vezes é super importante enxugar o material sem torná-lo raso, moderar no número de páginas e obviamente deixar o mais intuitivo e agradável possível. Pode acontecer que o seu material seja mais complexo, por exemplo um “Livro digital sobre fórmulas científicas”, neste caso o seu público precisa de algo mais “completo” e talvez ele realmente não tenha pressa para ler. Se você não conhece o público alvo do seu material eu aconselho desenhar uma persona ou até mesmo lançar uma pesquisa de satisfação no final do seu material pode ajudar.

Só agora você está pronto para criar

Com os procedimentos anteriores frescos ainda na cabeça a diagramação naturalmente se tornará mais fácil, alinhe os elementos, página por página, mentalize os layouts já criados e veja o que melhor se encaixa na atual posição do texto, e agora seus dotes serão testados.

Padrões e estilos
Espaçamento
Alinhamentos
Hierarquia
Cores

Não conhece ou não domina 100% algumas dessas técnicas? Vou te indicar um bom livro para quem está começando ou até mesmo para diagramadores experientes, onde explica todos esses tópicos e muitos outros sobre o mundo da diagramação e como fazer um eBook encantador, o livro se chama “Edição e Design” por Jan V. White. Se quiser umas referências de templates, nossa parceira a Resultados Digitais fornece alguns gratuitos que podem ajudar você, acesse os templates por aqui.

Quer aprender mais e ainda ver um exemplo de ebook?

As principais ferramentas de marketing digital e como elas irão aumentar as suas vendas. Um eBook GRÁTIS para você conhecer as ferramentas mais eficientes de marketing digital que podem ajudar o seu negócio a vender mais.

Ouça também nosso podcast sobre diagramação de ebooks

Artigos Relacionados

design

15 fontes grátis para Photoshop – Atualizadas 2020

Autor Alisson | 7 minutos
Criamos uma lista com 15 fontes grátis para Photoshop e/ou qualquer outro editor. Aumente sua coleção com as melhores fontes grátis para photoshop de 2020 até agora. Só não esqueça se a caso a fonte não permitir o acesso comercial contate o autor, para você não esquentar a cabeça... Leia Mais
bookyard

Insight #bookyard. – O que um ônibus espacial tem a ver com a bunda de um cavalo?

Autor Paulo | 4 minutos
A bookyard. é uma reunião semanal que realizamos na agência. Nela, cada membro da equipe é responsável por ler um livro e trazer um capítulo toda semana, que é apresentado e debatido entre todos. A história que mais nos chamou atenção está no livro "Marketing na Era do Nexo" de Walter... Leia Mais
branding

Como ser criativo na publicidade e na vida

Autor Lucas Ribas | 6 minutos
Assim como na criação de marcas, logotipos e até mesmo na criação de campanhas publicitárias, a criatividade é algo inerente e muito importante. Porém, ao contrário do que muita gente pensa e acredita, a criatividade pode ser desenvolvida, ela não é um dom. E mesmo quem não trabalha em... Leia Mais