Quer saber como criar nomes criativos para empresas, fique ligado neste artigo!
Naming é o processo de dar nome à uma marca, produto ou projeto. E não só relacionado à empresas, também pode ser considerado o processo de dar nome à um filho, por exemplo. O naming é muito importante, pois o nome é um dos pilares da marca, afinal é o que as pessoas vão ler e pronunciar toda vez que entram em contato com a marca.
Como funciona o naming?
“Naming” vem de “nomear” e é feito através de técnicas. Um nome deve ser criado utilizando características importantes da marca, por exemplo: o que a marca representa, o porquê ela existe, qual é seu objetivo e qual é o público-alvo ou persona que ela busca atingir.
Na minha visão, um nome deve ser escolhido principalmente com base nestas características:
– Impacto que ele causa;
– Facilidade de escrever e/ou pronunciar (ou dificuldade, dependendo do posicionamento);
– Como ele soa aplicado em frases corriqueiras (“Eu gosto muito do atendimento da yard.”, / “A yard. é uma ótima agência”);
– Facilidade de memorizar;
– Capacidade de representar a essência da marca;
– Evitar ser clichê (essa é uma parte difícil para quem não trabalha com publicidade, e até para quem trabalha);
– Evitar nomes de empresas que já existem (essa também é muuuuito difícil, pois você pode pensar em diversos nomes criativos, mas quando vai pesquisar, vê que alguns já existem).
Qual é o processo de naming ideal?
Não sei dizer se existe processo ideal, mas existem bons métodos, como o que usamos aqui na yard.
Iniciamos o brainstorming com uma lista (seja no papel ou no computador mesmo) de vários nomes relacionados ao universo da marca e, a partir deles, inserimos novos nomes por associação, formando uma cadeia de nomes. A princípio, sem descartar nenhuma opção. Em seguida você pode criar variações dos nomes que havia listado, depois disso, pode fazer o primeiro filtro, excluindo nomes que já existem.
Por exemplo, se a empresa é uma pizzaria, você pode até mesmo iniciar pelos termos mais clichês que envolvem pizzaria: calabresa, Itália, massa fina, etc.
A partir de cada um desses termos, você vai explorando palavras relacionadas e por aí vai.
Depois de chegar a uma lista com diversos nomes (que você julga ser suficientes), já pode iniciar a primeira filtragem. O ideal é você chegar em uma lista reduzida para discutir com sua equipe, colegas, familiares, etc.
Depois que todo mundo opinar, faça pesquisas mais aprofundadas para perceber se o nome pode ser registrado. Para isso, pesquise no Instagram e no Google.
Assim que você verificar quais estão disponíveis, restará tomar a decisão final. Muitas vezes você vai ficar em dúvida, isso é normal, pois a tarefa de escolher o nome entre os selecionados é árdua. Caso você ainda não esteja satisfeito com nenhum deles, consulte sua lista novamente ou crie uma nova lista de nomes.
E lembre-se: depois de escolhido, não tente repensar ou voltar atrás. Confie no nome que você criou.
Quer aprender todos os segredos do processo de naming aqui da agência? Conheça o curso de naming da yard.!
Uma dica ouro
Antes de pensar em criar um nome criativo, é imprescindível ter o diferencial da empresa definido antes. Se não tiver isso, qualquer nome para empresa vai servir. Vou tentar explicar melhor.
O nome de um negócio tem que nascer depois que os diferenciais competitivos do negócio já estão definidos.
Existem diversos exemplos de empresas que já admitiram publicamente que não fizeram um processo de criação de nomes super elaborado. Na verdade, muitas vezes, o nome foi determinado por acaso ou por motivos, no mínimo, curiosos.
Um dos exemplos que mais gosto de citar é o nome da empresa o Boticário. Ele foi dado porque a origem da empresa foi uma farmácia de manipulação em Curitiba. O boticário significa o farmacêutico.
Agora compare com o nome de uma de suas maiores concorrentes, a Natura. Para mim, Natura é um nome muito mais bem resolvido e com um ótimo conceito que está totalmente alinhado com o posicionamento global da empresa. Além de deixar claro um dos ideais do negócio usados até hoje: o valor da natureza.
Consegue perceber a diferença? Mesmo assim, isso não impediu que O Boticário se tornasse uma das maiores empresas do Brasil.
O ponto principal que quero mostrar aqui é de que nada adianta “perder tempo” pensando no nome de uma empresa sem antes pensar realmente no grande diferencial e posicionamento dela. Pois sem isso, qualquer nome criado servirá. E talvez, para algumas empresas, o nome não seja o ponto determinante para o sucesso ou não do negócio.
Mas uma coisa é certa, se o negócio nasce já com uma estratégia de posicionamento clara e bem definida e também consegue explorar isso através de um nome criativo, com certeza isso é um grande diferencial.
E se a gente te contasse que da pra você criar o nome do seu negócio sozinho(a)?
Quer aprender a criar nomes criativos para empresas (naming)? Conheça o curso da agência yard. em que ensinamos todo o nosso método de criação de nomes em uma aula prática. Clique no link abaixo e garanta um cupom de desconto.
Cupom de Desconto: Curso de Naming Agência yard.