Sua estratégia de email marketing não está envolvendo a base de leitores? Trazemos algumas dicas essenciais para melhorar a taxa de cliques em uma das melhores e mais baratas estratégias de marketing digital, o email marketing.
Mais de 90% das pessoas na internet tem um email, isso é papo de bilhões de pessoas.
Se você não costuma usar o email como correio eletrônico, pelo menos já precisou fazer um para cadastrar-se em alguma rede social ou software, então ter um email é quase essencial para navegar na “interwebs”.
Ah, antes de continuar este artigo, se você ainda tem dúvidas, leia: o email marketing funciona mesmo?
Então vamos lá para as principais dicas para melhorar as taxas de seus emails marketing:
Seu público está bem segmentado?
Independentemente do objetivo do seu email marketing, é muito importante você ter uma base de leads qualificada para essa estratégia, é meio óbvio que uma base de usuários que curte “itens de surf” não irá gostar de receber emails sobre “roupas de banho”.
Se você está tendo este tipo de problema, com uma base desqualificada, saiba que ela está totalmente atrelada a baixa taxa de aberturas e cliques. Talvez esteja na hora de repensar os meios usados para povoar sua base de leads, gere leads qualificados.
Antes, vamos entender nossos leitores
Uma pesquisa do The Telegraph lá no Reino Unido, diz que a atenção média dos seres humanos é 8 segundos, imagine isso na internet? O comportamento de um leitor, geralmente, é de não abrir a caixa de entrada para olhar todos os emails provenientes de assinaturas, promoções ou aqueles que não consideram tão importantes.
Mesmo que abram algum desses, não vão ficar tempo suficiente navegando no conteúdo do email caso ele não cative o leitor.
A partir de agora vamos considerar que um usuário abriu seu email, então por que ele não está clicando?
Faça com calma
Não relaxe, fazer um email para sua estratégia geralmente vai demandar um tempinho precioso.
Às vezes queremos terminar ele o quanto antes e ai está um grande erro, a quantidade de emails com um “blocão” de texto mal diagramado é grande, ter um layout limpo e bonito é um diferencial. Indicamos textos menores e mais objetivos (lembre-se que os leitores tem pressa), um layout bem feito e bem diagramado, com títulos, destaques, imagens e parágrafos bem definidos. Um design profissional deixa tudo melhor.
Usabilidade
Padrões
Agilize o processo de criação tendo padrões de layouts.
Você não precisa inovar a cada novo email, ter um padrão visual vai fazer com que o usuário memorize sua marca e o posicionamento dos itens, por exemplo, o título no começo e o botão verde em um determinado local.
Por consequência você não vai precisar criar um design novo, sempre, e poderá concentrar no conteúdo criado, e aí está o próximo item.
E a dica final é: O conteúdo precisa ser bom, acima de tudo!
Quer mais dicas? Ouça nosso yardcast sobre email marketing.