O email marketing é uma das ferramentas mais poderosas de vendas e interação com os clientes quando o assunto é comércio varejista.
Através dele é possível se comunicar com sua base, gerando retornos consideráveis a um custo relativamente baixo em comparação com os principais canais.
Quer saber mais sobre essa ferramenta poderosíssima? Continue lendo e confira nosso guia completo de como usar o email marketing no seu e-commerce.
O email marketing ainda vale a pena?
Antes de explicar os motivos, eu já vou dar um spoiler: SIM! O email marketing vale muito a pena.
Temos o costume de pensar que o email é uma ferramenta que ficou para trás, ao lado de tantas mídias e redes sociais.
Mas, a verdade é justamente o oposto disso. O email se tornou uma ferramenta de comunicação de “coisas importantes” e é isso o que torna o email marketing tão poderoso.
Você pode criar um anúncio personalizado para uma pessoa, para mostrar para ela o que ela quer ver sem ela ter que procurar e com um custo muito baixo. Afinal, essa pessoa já faz parte da sua base de leads.
Estima-se que atualmente existam mais de 4 milhões de usuários de emails no mundo, mais do que qualquer outra plataforma!
Como fazer email marketing?
Antes de tudo, você precisa de uma plataforma que fará os disparos por você.
Existem várias ferramentas que são capazes de fazer automações de marketing, gerir a base de leads, criar fluxos de emails, realizar os disparos e acompanhar os resultados do seu email marketing.
Aqui na yard. nós usamos e recomendamos o RD Station, ele é uma ferramenta completa de marketing digital, capaz de centralizar todas as ações de inbound marketing, criar e publicar landing pages e é claro, o email marketing.
Quer saber mais sobre o RD Station? Nós preparamos um artigo que fala tudo sobre o RD Station.
Como conseguir leads?
Para fazer os disparos das suas campanhas de email, é preciso ter leads para disparar, correto?
Se você tem um e-commerce, é possível importar nas plataformas de marketing digital a lista de clientes cadastrados no seu site.
Outra estratégia bastante comum é usar e abusar de pop-ups e formulários de inscrição em newsletter, sempre oferecendo cupons e oportunidades de desconto para conseguir cadastros.
Lembrando que a base do comércio varejista são as promoções e cupons, é preciso usar e abusar disso na hora de alimentar seus leads com suas campanhas de email marketing.
Leia mais: Porque a sua loja online não vende: 8 motivos
Controle suas métricas
Não existe uma fórmula secreta, melhor dia ou horário para o envio das suas campanhas de email marketing.
Por isso, é importante controlar as taxas de aberturas, cliques e, se possível, as conversões dentro da sua loja.
Uma dica de ouro é configurar o Google Analytics em seu e-commerce, uma vez feito isso, é possível identificar quais páginas do site estão sendo mais acessadas, determinar metas como adições ao carrinho e compras finalizadas.
Tendo esse histórico para analisar fica mais fácil visualizar o cenário e tomar decisões mais assertivas para o seu email marketing!
A yard. é uma agência especializada no planejamento e execução de ações de marketing para e-commerces. Solicite um orçamento agora e alavanque as vendas do seu e-commerce.