vendas

Gatilho da escassez. Leia este artigo antes que saia do ar.

Blog
Por Matheus
24 de junho de 2022 | 4 minutos

O gatilho da escassez é um dos gatilhos mentais mais conhecidos e usados do mundo. Mesmo sabendo disso, e sabendo que o título deste artigo é uma brincadeira, você clicou nele. Afinal, e se ele realmente sair do ar?

É sobre isso que falaremos um pouco mais neste artigo, como o gatilho da escassez e funciona e como o nosso medo de perder alguma oportunidade impacta nos processos de tomada de decisão.

Mas antes, o que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais nada mais são do que gatilhos que acabam estimulando inconscientemente nosso comportamento. Dentro do marketing, os gatilhos mentais são utilizados como uma estratégia para conduzir as pessoas a realizarem uma ação, que geralmente é a realização de uma compra.

Se quiser saber mais sobre o assunto, falamos mais sobre gatilhos mentais neste artigo:

Gatilhos mentais: O que é um fator decisivo para compra?

 

Como funciona o gatilho da escassez?

O gatilho da escassez é um dos gatilhos mentais que atua diretamente no nosso medo de deixar uma oportunidade escapar pelas nossas mãos. Se soubermos que algo é abundante e sempre estará disponível, perdemos a urgência em ter aquilo.

Por outro lado, quando um recurso é considerado escasso, nosso cérebro tende a considerar que esse bem é mais valioso do que os demais. Como é o caso de itens preciosos, como o ouro e o diamante. Do ponto de vista de vendas, se uma marca diz que seu produto possui unidades limitadas, ou então que sairá de linha em breve, ela provavelmente está tentando atrelar valor ao seu produto.

Essa é exatamente a essência do gatilho da escassez. É óbvio que tudo tem um fim, produtos, campanhas de marketing e promoções, mas a impressão que queremos deixar é a de que essa oportunidade incrível e imperdível não ficará aqui por muito mais tempo.

Um gatilho da escassez bem estruturado deve fazer o consumidor pensar que aquela é a sua última chance de garantir aquela oferta. É uma decisão de agora ou nunca, não uma decisão de “depois quem sabe”.

Só amanhã… só amanhã mesmo!

Lembre-se, hoje em dia TODO MUNDO usa o gatilho da escassez e o mais interessante: a maioria das pessoas parece saber como funciona. Dito isso, como se destacar do restante da multidão? Tome muito cuidado para não acabar banalizando o gatilho da escassez.

Você precisa definir uma escassez real, pois se o seu consumidor perceber que a sua oferta imperdível, na verdade nunca acaba, o efeito da valorização do seu produto pode ter o efeito inverso.

Agora que você já sabe sobre como funciona o  gatilho da escassez, é hora de colocar em prática e começar a aplicá-lo, seguindo todas as dicas e tomando os devidos cuidados.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o gatilho da escassez ou quer saber como potencializar seus resultados utilizando os gatilhos mentais, conte com a yard. Essa pode ser a chance da sua empresa de mudar de patamar. Não deixe essa oportunidade passar pelas suas mãos. (percebeu o gatilho aqui? ;))

Artigos Relacionados

vendas

Gatilhos mentais para vendas

Autor Graziele Martins | 5 minutos
O que são e como usar os gatilhos mentais para vendas. 1- O que são os gatilhos mentais para vendas? É simples compreender o que são os gatilhos mentais: precisamos primeiro ter consciência da quantidade de informações e decisões que nosso cérebro processa diariamente. Kahneman propõe... Leia Mais
eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2022? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit... Leia Mais
vendas

Jornada de compra e curva de valor do oceano azul: como usar as duas ferramentas

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
A jornada de compra é o mapeamento dos passos que um cliente percorre, desde o momento em que ele tem uma necessidade até a realização de uma compra. A jornada deve mapear o que o cliente pensa, sente e faz quando está com um problema que pode ser solucionado através de uma compra. Já a... Leia Mais