ferramentas

Mapa de calor, melhore o desempenho do seu site com uma ferramenta poderosa de análise

Blog
Por Alisson
16 de fevereiro de 2021 | 4 minutos

O heatmap ou mapa de calor para sites é uma ferramenta pouco falada, mas muito útil. Essa ferramenta de análise vai exibir provas gráficas para você entender de forma fácil a maneira que o seu público interage com seu site. Você consegue identificar onde os usuários passam mais tempo, qual elemento chama mais atenção ou até mesmo o botão que é mais clicado ou talvez onde tentam clicar. Os mapas de calor vão responder dezenas de perguntas e auxiliar você a ter um site preciso.

O que é o mapa de calor para sites?

Primeiramente, o mapa de calor é uma poderosa ferramenta de análise que indica pontos para melhorar o desempenho do seu site. Desse modo, ele funciona igual um mapa de calor real, com o espectro de cores frias e quentes que indicam a movimentação, rolagem ou cliques do seu tráfego.

Como contratar e instalar um mapa de calor para sites?

É possível contratar versões gratuitas, demonstrações ou planos pagos mais avançados de mapas de calor para sites. Atualmente as melhores opções do mercado são o Hotjar, o Mouseflow, o Smartlook e o Crazy Egg. Outra opção é você contratar uma agência especialista no assunto, geralmente aquelas que analisam e otimizam os motores de busca para o seu site (SEO).

SEO: Por que seu site precisa dele?

Já a instalação pode precisar de alguém que tenha um leve conhecimento da programação do seu site, porque geralmente precisa ser instalado um código de monitoramento diretamente no site ou através do Google Tag Manager. Com o mapa de calor instalado e rodando por alguns dias, você já pode monitorar o resultado através do painel da ferramenta contratada.

 

Mapa de calor para sites Hotjar

Mapa de calor, Hotjar.

Exemplo de mapa de calor para sites

É realmente intuitivo entender o mapa de calor, já que com o quente e o frio das cores é possível entender o padrão do seu tráfego.

  • Quanto mais escuro o azul, é menor ou nenhuma concentração de movimentos e cliques naquela região;
  • Regiões verdes e amarelas são lugares de maior contato em seu site;
  • As regiões mais vermelhas, são regiões de muito contato, onde provavelmente a maioria dos usuários reagiu.
Tipos de análise do mapa de calor para sites

Existem três tipos de análises que quase todas as ferramentas medem e cada uma consegue responder perguntas diferentes sobre a interface e a usabilidade do seu site.

Mapa de movimento (Move map) – É o que vai medir onde o seu usuário movimenta o cursor, com isso, é possível saber as regiões que mais chamam a atenção dele ou aquelas que não chamam.

Mapa de rolagem (Scroll map) – Essa análise consegue identificar verticalmente até onde seu usuário rola a página ou onde permanece por mais tempo.

Mapa de clique (Click map) – Analisa onde o usuário mais clica ou tenta clicar.

Hotjar, mapa de rolagem.

Hotjar, mapa de rolagem.

Por que eu deveria usar um mapa de calor em meu site?

É possível analisar vários aspectos sobre a funcionalidade e o layout do seu site, listei alguns dos possíveis testes que você pode fazer com o mapa de calor para sites:

  • Identificar pontos de distração indesejáveis;
  • Identificar regiões chamativas onde pode ser explorado com pontos de conversão (CTA’s);
  • Reconhecer falhas no layout, como lugares que não são clicáveis;
  • Posicionar anúncios e informações importantes;
  • A navegação do site é barrada e não flui;
  • Como é o comportamento desse público nessa página específica.

E responder perguntas como:

  • Meu site realmente precisa ser tão extenso?
  • O formulário de registro, compra ou contato está funcionado como deveria?
  • Qual informação o usuário mais passa tempo lendo?

Indicadores indispensáveis para ter sucesso em sua loja online

E quando eu deveria usar o mapa de calor para sites?

É indicado o investimento nessa ferramenta de análise quando seu site não está entregando o resultado esperado. Mas, uma verdade é que todos os sites podem ser melhorados e posso te afirmar que provavelmente você terá respostas surpreendentes com os resultados de um mapa de calor. Pois entender o padrão do seu público vai te ajudar em vários aspectos comerciais.

Outra grande oportunidade de usar um mapa de calor para sites são aquelas situações em que é planejado um novo layout para o site. Ou seja, ao invés de tentar “chutar” uma nova interface, use dos insights gerados pelo antigo e tente corrigir no novo.

No entanto, não é indicada a análise em sites recém lançados e com pouco tráfego, já que um mapa de calor, apesar de ser intuitivo, demanda tempo e um bom tráfego para ter uma análise regular. Portanto, nesse momento nós indicamos que gaste sua energia em tentar popular o seu site e só depois se preocupe em refinar o fluxo de usabilidade.

Como fidelizar e encantar seus clientes no e-commerce

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
desenvolvimento de sites

Otimização de sites: Como o SEO pode te ajudar a conseguir resultados

Autor Matheus 6 minutos
Você já deve ter ouvido falar sobre otimização de sites e a sua importância para melhorar o tráfego orgânico em seu site. De fato, essa estratégia pode ter grande impacto no seu negócio, desde melhorar a autoridade do seu site ou negócio perante ao Google ou outra ferramenta de busca,... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais