marketing digital

Marketing de Influência substitui o Marketing Digital?

Blog
Por Hellen Scheidt
18 de janeiro de 2021 | 5 minutos

Os resultados gerados pelo Marketing de Influência são de brilhar os olhos: pelo menos 76% dos internautas brasileiros já afirmaram consumir produtos ou serviços após a indicação de influenciadores, segundo estudo do Instituto QualiBest

Mas será que o Marketing de Influência, sozinho, pode ser capaz de cumprir os objetivos da sua empresa? Vamos tentar encontrar a resposta desta pergunta neste artigo.

O que é Marketing de Influência

Antes de entrar na discussão, é preciso entender o termo. O Marketing de Influência, na verdade, é classificado como uma estratégia dentro do Marketing Digital. É aquele no qual uma marca faz permuta ou paga um influenciador digital pela divulgação de um produto ou serviço em suas redes sociais. Na maioria das vezes, é feito pelos stories, mas também há casos de postagem no feed.

Há, inclusive, anúncios que utilizam esses influenciadores fora do nicho das redes sociais e são veiculados na televisão, por exemplo. Também existe a possibilidade de uma campanha integrada, unindo a(s) mesma(s) personalidade(s) em posts nas redes sociais e inserções nos meios tradicionais.

Vantagens e desvantagens do Marketing de Influência
marketing-de-influencia
– Pontos positivos do marketing de influência

Quando escolhidos o perfil e a rede social certa, a divulgação por influenciadores gera visibilidade instantânea e confiança com a marca. Utilizando um perfil que crie conteúdo sobre o seu nicho de mercado ou converse com o mesmo público do seu produto ou serviço, as chances de ter sucesso são altas. Isso porque fica mais palpável para os usuários nas redes a qualidade do produto e a segurança na compra ao ver alguém que eles seguem consumindo.

Outra vantagem é que você não precisa extrapolar orçamentos tentando parcerias com influenciadores com milhões de seguidores. Às vezes, optar por um micro influenciador da região que a sua empresa atende pode render mais resultados do que pagar por posts de contas muito grandes. Pense na sua necessidade imediata e pondere qual opção é mais vantajosa.

Atualmente, existem diversas plataformas online para encontrar o influenciador ideal para a sua empresa. Você pode filtrar pelo tamanho do perfil, nicho de público, tipo de conteúdo e outras métricas.

– Pontos negativos do marketing de influência

A principal desvantagem do Marketing de Influência é que a imagem da marca fica atrelada a uma personalidade das redes sociais, que pode cometer erros e se envolver em polêmicas, exigindo um posicionamento da empresa. São muitos casos recentes de marcas que precisaram fazer retratações públicas devido às ações de algum influenciador que realizava a divulgação de algum produto.

Em muitos casos, algumas marcas precisam fazer notas de esclarecimento afirmando que não compactuam com os atos do influencer e tornando pública a ruptura de contrato.

Outro ponto importante de frisar (que pode não ser considerado negativo, mas também não é totalmente positivo) é que, embora eficientes, os stories duram apenas 24 horas e não são todos os seguidores de um influenciador que os assistem com frequência. Por conta disso, pode ser necessária a inserção diversas vezes, variando os dias da semana e horários para tentar atingir um maior público. 

Nem só de #publipost se constrói a estratégia de marketing da sua empresa!

Vamos imaginar a seguinte situação: um influenciador faz um story divulgando um produto da sua empresa e marca o “@” do perfil. O usuário que acessar o perfil do seu negócio a partir do post pago vai estar satisfeito com o que encontrar?

Por exemplo, ele terá acesso a um e-commerce caso queira adquirir o produto imediatamente? Se não houver, pelo menos existe algum conteúdo complementar no perfil da sua empresa para o usuário que chegou a partir do influenciador?

A presença da sua empresa nas redes sociais (e no Google) deve ser mais do que #publiposts de influenciadores. Certifique-se de corresponder às expectativas do usuário, oferecendo um canal fácil e seguro de compra, relacionamento e conteúdo.

Entendeu a importância da criação de uma estratégia de marketing focada nos objetivos da sua empresa? Para trazer os resultados que você quer e precisa para o seu negócio, não deixe de contar com a assessoria de uma agência de marketing digital.

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para ser avisado assim que as vendas abrirem para o RD Summit e ganhe um cupom de desconto - Quer garantir o seu ingresso para o... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais