marketing digital

O Facebook vai acabar? Como isso vai afetar o marketing digital?

Blog
Por Ecco
20 de novembro de 2020 | 5 minutos

Desde 2018 percebo algumas notícias falando sobre a queda do Facebook, considerando número de usuários ativos e interações. Além disso, em meu círculo pessoal, também percebi uma mudança, vejo amigos e conhecidos migrando suas “atividades” para o Instagram. E, por isso, resolvi escrever este artigo.

Eu mesmo, nunca fui tão ativo em redes sociais e não sou até hoje. Mas apesar disso uso o Instagram quase que diariamente, pelo menos 10 minutos por dia. E o mesmo não acontece com o Facebook, no qual já cheguei a passar horas por dia.

Mas será que o Facebook está mesmo em queda? Será que o Facebook vai acabar? Veja a minha visão a seguir.

Os números do Facebook em queda

Como disse anteriormente, há algum tempo acompanho portais noticiando sobre a curva descendente do Facebook. Estes são alguns exemplos:

Facebook registra tendência de queda no Brasil, diz Datafolha

Afinal, por que os brasileiros estão largando o Facebook? Veja 5 motivos…

Facebook reported a decline of 2 million daily active users in the US and Canada

E por que isso está acontecendo?

Existem várias justificativas como, por exemplo, quando a rede social teve seu filme queimado com escândalos de vazamento de dados, ou o uso da plataforma para disseminar fake news a todo instante.

Os dados da Edison Research 2019 publicados pelo site Marketing Land mostram o início da curva negativa do número de usuários do Facebook

Outro ponto interessante é o fato de o Facebook ter se tornado um antro de pessoas raivosas, dispostas para brigar por absolutamente tudo, principalmente por política.

Isso chega até a ser meio triste, pois seguiu um caminho diferente do que foi pensado lá no início de tudo, quando a rede social foi criada com o objetivo de conectar pessoas.

A partir daí, o Facebook abriu espaço para o Instagram e o WhatsApp (este último, principalmente aqui no Brasil), que se tornaram as duas redes sociais mais usadas no país

O futuro do Facebook, que já parecia comprometido há algum tempo, segue sendo obscuro de certa forma.

Mas como é que isso afeta o marketing digital? Aliás, isso afeta o marketing digital de alguma forma?

O impacto da queda do Facebook dentro do marketing digital

Se você não sabe, a plataforma Facebook Ads é importantíssima para o marketing digital, considerada um dos grandes pilares da publicidade online.

Muitas empresas anunciam na plataforma (muitas vezes de forma errada) e, sem dúvidas, ela tem um potencial enorme para gerar leads e vendas.

Com uma possível queda no uso do Facebook, os anunciantes podem ficar com medo de seguir anunciando em uma rede social que os usuários estão deixando de lado.

Mas, pelo menos por enquanto, não há com o que se preocupar, por 2 motivos:

1 – O primeiro é que, mesmo com o número de usuários caindo, o Facebook ainda segue sendo usado por muita gente, na casa de bilhões;

2 – A segunda 3 também é muito importante, é que as duas redes sociais mais usadas por aqui são o Instagram e o WhatssApp (que não é bem uma rede social, mas é) e ambas são de propriedade do Facebook.

Ou seja, o Facebook Ads utiliza a audiência do Instagram para exibir os anúncios e pode usar a audiência do WhatsApp futuramente também.

Isso significa que, enquanto as pessoas estiverem usando alguma das redes sociais pertencentes ao “grupo Facebook”, o desempenho da plataforma Facebook Ads não estará comprometido.

Como dica final, deixo a minha recomendação: Não encare o Facebook / Instagram apenas como uma rede social em que sua empresa faz posts orgânicos e vai conseguir resultados com isso. Essa estratégia não existe mais. Encare as redes sociais como plataforma para fazer anúncios. Esse é um dos passos mais importantes para ter sucesso no marketing digital.

Se você quer entender melhor sobre anúncios, dá uma olhada em nosso serviço de campanhas para mídia digital (Facebook Ads e Instagram Ads).

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para ser avisado assim que as vendas abrirem para o RD Summit e ganhe um cupom de desconto - Quer garantir o seu ingresso para o... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais