marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Blog
Por Ecco
24 de junho de 2020 | 4 minutos

4 P’s do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing.

Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de leitura para qualquer um que queira estudar marketing, sem dúvidas esse é o livro indispensável.

Neste artigo vou falar brevemente sobre cada um desses P’s e também explicar onde você pode estar errando, pois na minha visão, muitas empresas dão atenção demais apenas a 1 desses “P’s” e acham que ele é a solução para tudo. Mas não é assim que o mix de marketing funciona.

Entre os 4 Ps do marketing, alguns acabam sendo negligenciados.

PRODUTO

Este é o ponto de partida para uma empresa. Qual produto você vai distribuir / produzir ou qual serviço você vai prestar? É aqui onde você define que tipo de dor do consumidor você pretende resolver (e se não há uma dor, seu produto não tem finalidade nenhuma), além de definir os principais atributos, como nome, embalagem e toda a lapidação extra necessária.

PREÇO

Quanto seu produto / serviço vai custar? Bom, isso vai depender de uma série de fatores, como por exemplo o valor que agrega ao cliente, posicionamento de mercado e estudo da concorrência.

Aliás, o custo de produção não deve ser o fator determinante para definir o preço de um produto. Lembre disso: A precificação está diretamente ligada ao posicionamento que sua empresa busca estabelecer no mercado. Por isso, preço é marketing.

PRAÇA

Significa o mesmo que distribuição, ou ponto de venda. Como seu produto estará disponibilizado? Por onde vai ser vendido? Aqui também entra a análise da concorrência, que é muito importante.

Um exemplo bem prático da importância da praça: Restaurantes por kg que ficam próximos a edifícios comerciais. Tenho certeza que você conhece vários restaurantes “nota 6”, que ficam em regiões onde há um fluxo muito grande de pessoas que trabalham ali por perto e eles estão sempre lotados. Isso acontece por causa da praça, não é por conta da qualidade do produto (que é nota 6), pelo preço (que está na média da concorrência) ou porque eles fazem uma propaganda incrível.

PROMOÇÃO

Por fim, chegamos no glamour da publicidade. Onde o produto ou serviço vai ser anunciado? Por quais meios? É sobre isso que se trata a promoção.

E, na minha opinião, é aqui que muitas empresas estão errando, pois elas creditam todas as esperanças de aumentar as vendas na propaganda. E isso dificilmente vai acontecer.

Além disso, todo mundo gosta de “dar palpite” quando se trata de publicidade. Talvez porque seja legal, divertido, cheio de “fórmulas mágicas” na internet e por aí vai. Mas reflita um pouco sobre isso. Será que, ao invés de você focar tanto na publicidade, não deveria olhar um pouco mais para os outros P’s? Principalmente porque a publicidade é reflexo deles?

Não deposite todas as suas fichas apenas na promoção. Pare de acreditar que ela irá fazer milagre. Ela deve ser bem feita e deve ser criativa sim, porém, não é isso que vai fazer com que as pessoas gostem de verdade do seu produto ou do seu serviço.

POR ONDE COMEÇAR?

Se você sente que está cometendo esse erro, a nossa dica é que você, antes de tudo, defina qual é o principal “P” do seu negócio. Claro que um depende do outro e, qualquer mudança em um deles, significa que uma revisão geral deverá ser feita. Mas defina o seu P principal e trabalhe para melhorá-lo. É aí que você começa a perceber que não existe o negócio perfeito, com aquele velho chavão de “A melhor qualidade, o melhor preço e o melhor atendimento”. Isso é utopia. Aceite os pontos fracos do seu negócio para saber quais são os pontos fortes e, assim, destaque-os na sua publicidade. Estude o conceito dos 4 P’s, pois isso pode promover uma transformação incrível na sua empresa.

E se quiser aprender mais sobre esse assunto, ouça nosso podcast.

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
marketing

Diferença entre bordão, jargão e chavão

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
Você quer saber a diferença entre bordão, jargão e chavão? É muito comum o uso equivocado desses termos. Algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos, mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e, se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode... Leia Mais
google ads

Como funciona o Google

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
O Google funciona como um grande catálogo dos sites na internet. Mas antes de entendermos melhor sobre seu funcionamento é legal passarmos sobre alguns pontos de curiosidade sobre a empresa. A Google é uma gigante que nasceu em 1998 na Universidade de Stanford. Criada por Larry Page e Sergey... Leia Mais